O poder de uma gestão de qualidade: Como os processos impactam uma empresa

A gestão de processos refere-se à prática de identificar, modelar, analisar e otimizar os processos de uma organização para alcançar eficiência operacional e atingir seus objetivos estratégicos. Uma gestão eficiente resulta em diversos resultados positivos, sendo o principal deles, a otimização do tempo.

O que são processos?

Em um contexto empresarial, os “processos” se referem às atividades e procedimentos realizados para alcançar objetivos específicos dentro de uma organização. Em setores industriais, são considerados “processos” toda a linha de produção e qualquer outra atividade dentro da fábrica que influencie o produto final. Sendo assim, podem se referir às operações de produção, fabricação ou transformação de produtos.

É importante ressaltar que qualquer atividade, desde a menos relevante até a mais complexa, desempenha um papel importante na realização da gestão de forma efetiva.

As 4 etapas da gestão de processos

  1.  Identificar e definir os processos chave da organização: isso envolve mapear todas as atividades e interações dentro de cada processo, deixando claro quem é o responsável por cada etapa. Caso esses processos ainda não estejam bem definidos, uma maneira eficiente para realizar tal tarefa é anotar quais são os pontos cruciais para que a empresa funcione, e então como você os mantém funcionando.
  2. Fazer a modelagem de processos: é feita a representação gráfica dos fluxos de trabalho e as relações entre diferentes atividades. As ferramentas como diagramas de fluxo (fluxogramas) comumente ajudam a visualizar os processos.

    Fluxograma para modelagem gestão de processos, com um boneco confuso sobre para onde ir
    Fluxograma modelagem gestão de processos
  3. Análise de processos: envolve a avaliação detalhada dos processos existentes para identificar áreas de melhoria. Isso pode incluir a identificação de gargalos, redundâncias e ineficiências. Uma das maneiras de identificar esses gargalos é o uso de ferramentas como o diagrama de ishikawa.

    Diagrama de Ishikawa
    Diagrama de Ishikawa
  4. Otimização: utilizando como base a identificação dos problemas, os processos podem ser otimizados para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade. Isso pode envolver a simplificação de atividades, a automação de tarefas repetitivas e a implementação de melhores práticas.

Conclusão

A gestão de processos é essencial para o sucesso da sua empresa, já que estão presentes em todos ramos e tipos de negócio. Por isso, cada empresa deve conhecer e ter bem definido seus processos e indicadores, buscando de forma recorrente a otimização dos mesmos. A partir disso, a aplicação eficaz da gestão de processos pode trazer benefícios significativos, incluindo maior eficiência, melhor qualidade, redução de custos e maior capacidade de adaptação às mudanças no mercado. 

Mulher observando um gráfico
Mulher observando um gráfico

Por fim, lembre-se também que no processo de mapeamento de processos para o seu negócio, é importante contar com uma empresa que atue de forma a maximizar os resultados esperados. A EJEM possui essa capacitação, contando com uma equipe especializada em Mapeamento de Processos, que inclui uma análise de todos os processos produtivos da empresa  através da criação de fluxogramas que mostram organizadamente e de forma mais visual todas as etapas. Assim, conseguimos identificar, analisar e entender todas as etapas que os compõem, possibilitando a identificação de falhas, retrabalhos, desperdício de tempo, e qualquer outro problema que esteja inserido dentro do processo. Dessa forma você pode adotar a melhor estratégia e alcançar o sucesso empresarial.

 

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