Endomarketing: o que é esse conceito e 3 exemplos para implementação

Catarina Guerra e Pedro Samuel

O que é o endomarketing?

             Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Marketing. Esse conceito é a arte de conectar pessoas e é fundamental dentro de uma empresa. Partindo desse princípio, observamos que isso pode ser aplicado não apenas no ambiente externo, mas também é indispensável no ambiente interno da empresa.

É aí que surge o endomarketing, o qual se resume em estratégias de marketing direcionadas para o público interno.

O endomarketing ou marketing interno é fundamental para que haja um bom relacionamento entre os membros de diversas partes da empresa. Este deve ser feito de maneira estratégica para trazer resultados positivos no dia a dia dos funcionários.

             O cotidiano de uma empresa que tem o endomarketing bem estruturado costuma ser diferente de uma empresa que não se preocupa com isso. É uma forma de humanizar os processos existentes, através de ferramentas de comunicação interna.

Aplicar esse conceito é fazer com que haja um sentido real para que as pessoas sintam desejo de pertencer a empresa e assim, entregar resultados melhores na sua área de atuação.

É uma maneira de mudar a forma como diferentes pessoas de uma equipe se comunicam, a fim de tornar esse contato mais eficiente.

E também, utilizar o pensamento estratégico para tomar decisões no âmbito interno da empresa, que beneficiam os funcionários.

 

O Endomarketing é indicado para a minha empresa?

              Se você está buscando melhores resultados, acredita que sua equipe poderia estar sendo mais produtiva e/ou proativa, o endomarketing pode te ajudar! Um dos principais indicadores para mostrar que a empresa deve implementar o endomarketing é o turnover. Esse coeficiente pode indicar a retenção dos membros, ou seja, a entrada e saída de pessoas em um determinado período.Essa rotatividade tem muitos fatores e causas, porém manter um número constante de funcionários pode ser benéfico. Gerando um custo menor de contratações e processos seletivos, ao mesmo tempo cria-se uma gestão de conhecimento mais forte dentro da empresa.

             O endomarketing é de extrema importância para revitalizar o clima organizacional da empresa. Pois traz um tratamento mais individualizado aos funcionários, reconhecimento e pode fazer com que o desgaste seja menor.

Assim, evitar o turnover e aumentar a qualidade dos processos da empresa, são fundamentais e alcançados com um endomarketing  bem consolidado.

 

Quem elabora o endomarketing?

              Os setores de Recursos Humanos e Marketing são os principais responsáveis em elaborar e aplicar esse plano de ação. Antes de implementá-lo, é importante que o RH faça um levantamento sobre as características profissionais e comportamentais dos colaboradores para que o processo seja efetivo.

As estratégias que podem ser aplicadas consistem em treinar e motivar os funcionários, o que reflete positivamente em todos os setores da empresa.

             Funcionários motivados e que sabem a importância do seu papel na empresa tendem a entregar resultados de maior qualidade, tendo um bom desempenho das suas funções.

Todos esses fatores refletem diretamente na qualidade e produção interna o que, consequentemente, leva ao aumento do faturamento. 

 

Quais resultados o endomarketing pode trazer para a sua empresa

                 Para colher bons resultados, não basta apenas implantar o endomarketing, ele precisa ser aplicado de maneira correta. Por isso disponibilizamos alguns exemplos de aplicações no final desse texto.Após um bom endomarketing, os funcionários passam a estar mais motivados para alcançar os objetivos e metas da empresa.Quando a empresa possui colaboradores que estão satisfeitos, felizes e motivados, a tendência é que ela melhore o seu posicionamento no mercado, satisfaça as necessidades dos clientes e aumente a sua lucratividade.

Essas ações ajudam a melhorar a cultura organizacional, reduzir o turnover e otimizar os resultados da empresa. Sendo assim o uso da estratégia nesse momento é essencial. Pensando onde cada uma das decisões vai afetar o engajamento e pertencimento dos membros da organização. O endomarketing pode ajudar a encontrar os principais problemas que as equipes enfrentam no seu dia a dia. Tentar estratégias novas para aplicá-lo ajuda a entender melhor o perfil de trabalho dos seus funcionários e ao mesmo tempo suas necessidades.

Mais Motivados

                       A motivação está diretamente relacionada à maneira como o membro interage com as diversas partes da empresa. O endomarketing proporciona um relacionamento mais concreto e real com cada uma das pessoas.

Trazendo reconhecimentos, feedbacks e união, o time consegue alcançar resultados cada vez mais agregadores para a empresa. Pois é gerado um ambiente onde os colaboradores estão mais felizes e satisfeitos com a sua condição de trabalho.

 

Comprometidos e Leais

                     Quanto mais os colaboradores estão dispostos a interagirem entre si, a sua produtividade de maneira de interagir se torna diferente. Comprometimento também é gerado quando as pessoas se sentem queridas e pertencentes ao seu ambiente de trabalho. sentimento de união assim é gerado, onde as pessoas se sentem leais umas com as outras e podem ajudar se com diversos processos. A profundidade das relações entre cada um dos funcionários proporciona uma produtividade mais real.

 

Clima Organizacional Saudável

                    Quanto mais claro os processos dentro da organização, é mais fácil de todos os colaboradores entenderem e valorizarem o processo que as partes em que não tem contato possam ocorrer. Valorizar os diferentes pontos da empresa é primordial para o funcionamento do Endomarketing.  Assim é possível criar um ambiente em que a saúde mental dos funcionários não é desgastada pelas diferenças que cada um deles tem. Sempre tendo um clima onde todos possam desfrutar e aprender com as diferenças de cada um.

 

Aumento da Produtividade 

                   A produtividade dos membros pode ser consequência dos tópicos acima. Isso porque, um clima organizacional saudável pode impactar positivamente na motivação da equipe. A motivação leva ao comprometimento e lealdade e por fim, há o aumento da produtividade com a entrega de bons resultados.

O incentivo ao desenvolvimento profissional através de cursos e capacitações também reflete em uma maior produtividade pois tem-se membros mais preparados.

 

7 passos para um endomarketing de sucesso

  1. Atenda às expectativas da equipe

Uma vez que o endomarketing é voltado para o interior da empresa, é importante satisfazê-los. Mas lembre-se, apenas prometa o que se pode cumprir.

Se as ideias de marketing interno vão envolver bonificações, por exemplo, deixe nítido o que será sorteado. A transparência e confiança são primordiais aqui.

 2. Conheça o seu público-alvo

 Como você já sabe, o público-alvo são os funcionários da organização. Antes de mais nada é preciso entender a fundo quem são. É nesse momento que o time do RH deve coletar todas as informações necessárias para conhecer esse público. Quanto mais informações levantadas a respeito dos colaboradores, mais interessante e completa será a análise.

 3. Avalie a cultura organizacional

                   A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de valores, crenças, objetivos e regras de conduta adotadas por essa organização. É de extrema importância que o endomarketing respeite essa cultura e que os colaboradores sejam envolvidos nela.

Ao analisar a cultura organizacional da empresa é necessário buscar entender como os funcionários se relacionam, se há colaboração entre equipes, conflitos etc. Após a análise é preciso identificar onde há possibilidade de melhoria e assim tornar o ambiente interno o mais agradável possível. Além da parte de relacionamento, o endomarketing serve para manter os profissionais integrados a esses princípios e para que se identifiquem com os propósitos da empresa.

Despertar esse senso de pertencimento é primordial para que o público interno coloque tudo isso em prática de maneira orgânica.

 4 . Saiba o que os colaboradores esperam da empresa

                 Aqui é bem simples, tudo que você precisa fazer é perguntar, pesquisar e conversar com membros. Eles falarão o que os mantêm motivados e engajados ao negócio. A partir disso, será muito mais fácil acertar nas ações para um endomarketing de sucesso, pois será elaborado exclusivamente para o seu time.

 5. Trace objetivos

                 Descobrindo as características do público-alvo e a situação da cultura organizacional é importante saber com clareza qual é o objetivo do seu plano de endomarketing. Agora que você já identificou os pontos a serem melhorados, é preciso pensar em objetivos que atendam essa necessidade.

É interessante que os objetivos sejam definidos juntamente com as metas para que se saiba de que forma esses objetivos serão mensurados.

Quais indicadores serão usados para aferir se as ações planejadas foram bem-sucedidas? Isso deve ser pensado!

 6. Execute

                Sabendo qual é o maior objetivo dessa estratégia e como alcançar os objetivos traçados, é hora de colocar tudo em prática! Estipule qual será a melhor forma de passar essa mensagem para os funcionários, quais canais serão utilizados e como será feita a distribuição da ação. Não esqueça de estar bem alinhado com o seu time. A comunicação interna será a principal aliada para selecionar o que melhor se aplica ao seu negócio.

 7. Meça os resultados

              Como qualquer estratégia, os resultados obtidos com o endomarketing também devem ser medidos. É dessa forma que a empresa saberá se as estratégias estão sendo benéficas. Por isso os indicadores de desempenho na rotina da empresa são bem importantes.

Quais suas principais aplicações?

3 exemplos de aplicações do endomarketing

                 Visto que o endomarketing nas empresas tem por objetivo aumentar a satisfação e engajamento dos colaboradores fazendo com que eles se sintam parte dessa rede. Podemos ter diversos planos de ação para tal, como:

  1. Treinamentos e capacitações

Treinar os funcionários para executar as atividades para as quais foram contratados é uma boa estratégia para integrá-los à empresa.Além disso, é importante transmitir a cultura da empresa, quais são os seus valores, objetivos internos e externos e todas as informações que os façam se sentir parte do time.

Mas também é possível disponibilizar aos funcionários maneiras de aprender que podem ser de outros escopos de trabalho. Sempre deixando claro a oportunidade de desenvolvimento intersetorial e que permite que a igualdade de escopos seja distribuída de maneira democrática.

 2. Programa de Reconhecimento

Alinhado com isso, outra ação seria a elaboração de programas de reconhecimento, isso pode envolver bonificações e benefícios aos membros. Reconhecer o trabalho de alguém é essencial para que a pessoa saiba que é importante e está trazendo resultados para a empresa. É uma maneira de mostrar que todas as ações da pessoa podem ser benéficas não somente a ela, mas a todos os membros ao redor. Incentive os colaboradores a vestirem a camisa e assim trabalharem mais satisfeitos! Reconhecimento vindo através do Endomarketing

 3. Sistemas de Premiação

Para isso, pode-se premiar os empregados que se destacam periodicamente com, por exemplo, uma viagem patrocinada pela empresa ou algum mimo. Mas não é necessário gastar muito para reconhecer alguém, outra ideia é dar um dia de folga para a pessoa ou até mesmo colocar uma foto dela em algum tipo de mural para que todos possam ver. O endomarketing também visa estimular uma melhor relação entre os membros da empresa estabelecendo um bom clima organizacional. Com isso, o que pode ser feito é o incentivo ao diálogo e a troca de experiências através de eventos corporativos ou até mesmo momentos de descontração para promover a integração.

Outros exemplos

  • Valorização do desempenho individual e coletivo;
  • Melhorias nos processos de comunicação interna;
  • Feedbacks à equipe;
  • Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Redes Sociais humanizadas;

 

Bibliografia

//www.gupy.io/blog/endomarketing

//www.sebraepr.com.br/os-3-pilares-para-o-sucesso-do-endomarketing/

//sistemasoma.com.br/blog/dicas-diversas/o-que-e-endomarketing

//amuracomunicacao.com/endomarketing/

//ufabcjr.com.br/endomarketing-conheca-esse-conceito-ou-saiba-mais/?gclid=CjwKCAjwrPCGBhALEiwAUl9X002r6gOhkxgnAPpEoNWRq6hB6kVgeLpCVWJ_P1m7J3Ej1r1iPmwDThoCD5MQAvD_BwE

//geniusmarketing.com.br/solu%C3%A7oes/endomarketing/

//www.gupy.io/blog/turnover

Banner newsletter
Estratégia de Marketing visual física: Outdoors em avenida movimentada

8 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

CONHEÇA 5 BENEFÍCIOS DE UM PLANO DE MARKETING PARA O SEU NEGÓCIO

engenharia sustentável

MARKETING DIGITAL: 5 VANTAGENS EM TRAZER ESSA TÉCNICA PARA SUA EMPRESA

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 99260-4172

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!