4 Motivos para Ter Parcerias Com Empresas Juniores

Pedro Shigueru Soares Hirakata

Empresário júnior fechando parceria com empresa júnior.

Atualmente todas as empresas sejam elas de porte pequeno ou multinacionais têm uma necessidade em comum: parcerias bem-sucedidas.

O Brasil é um dos países que por ano mais registram novas empresas privadas, porém grande parte delas vão à falência nos seus primeiros 5 anos. Um dos motivos que levam essas empresas a não se manterem é a falta de planejamento e organização para expandir seu negócio.

A expansão de uma empresa é muito importante para manter os seus clientes interessados em continuar adquirindo os seus serviços. A constante introdução de novidades e/ou o desenvolvimento de nossos processos são exemplos que podem ser alcançados através de parcerias.

Um fator importante antes de se criar uma parceria é procurar empresas que compartilhem dos mesmos valores que a sua. Quando o modo de funcionamento das empresas é muito diferente pode gerar algum tipo de desgaste. Até mesmo pode ser que os seus clientes não gostem da outra empresa e optem por não continuarem adquirindo os seus serviços.

Além disso, há diferentes tipos de parceria, que podem variar entre si, podendo ter de pequeno a grande envolvimento entre as duas empresas. As formas mais procuradas podem ser resumidas em 2 tipos:

  • Parceria de produto ou serviço

Esse tipo é quando as empresas se ajudam, mas uma não necessariamente precisa da outra para a conclusão de seu produto ou projeto.

Um exemplo seria uma empresa que faz desenhos técnicos de um produto e outra empresa que faz produtos de silicone sob encomenda. As duas empresas não precisam sempre trabalhar juntas, mas uma consegue indicar a outra para os clientes.

  • Parceria de marca

E esse tipo é quando as empresas trabalham juntas para concluir um mesmo projeto, se complementando.

Um exemplo seria a fabricação de uma peça que uma parte é de um material e a outra de outro. Caso a empresa só trabalhe com um dos materiais seriam necessárias 2 empresas para completar a peça. Assim, caso as empresas sejam parceiras há uma maior facilidade para completar o trabalho.

Jovem de empresa júnior realizando parceria com empresa sênior.

Por que é vantajoso fazer parcerias?

Muitas empresas acabam ficando com receio de fazer parcerias, algumas vezes por receberem propostas que não oferecem tantas vantagens diretas ou imediatas, por isso deve-se traçar um planejamento estratégico que é vital para alcançar o sucesso.

Porém dificilmente uma única empresa ofereça todos os serviços necessários para a realização total de um projeto. A fim de reter os clientes e deixá-los satisfeitos, o oferecimento de uma junção de serviços ou indicações de seus parceiros é um diferencial. E além de facilitar para o cliente, muitas vezes a parceria pode ajudar a baratear serviços.

Assim podemos citar algumas vantagens de ser fazer uma parceria como:

  • Maior poder de alcance

Com a parceria ambas as empresas ganham novos clientes e o alcance das suas divulgações consequentemente também aumenta.

  • Oferta de preços mais acessíveis

Uma vez constituída uma parceria e há o aumento de clientes é possível oferecer promoções e preços mais atrativos. Essa ação acaba atraindo novos clientes possibilitando novas oportunidades para expandir os negócios. 

  • Aumento da produtividade

Muitos fatores que poderiam fazer o projeto demorar mais do que o necessário pode ser facilitado. Trabalhos que são feitos por ambas as empresas podem ser centralizados em apenas uma economizando tempo. Ou funções que não se tinha antes podem ser facilmente feitas pela outra empresa sem necessidade de parada do fluxo.

O que é uma Empresa Júnior?

As empresas juniores são associações sem fins lucrativos formadas por universitários que tem como finalidade simular vivências empresariais. Todo o lucro gerado é voltado para melhorias da empresa e para capacitação dos seus membros.

Dentro dos projetos desenvolvidos é possível encontrar apenas aqueles que têm conexão com o curso ou cursos que seus membros são vinculados. E geralmente a sua estrutura é muito semelhante ao de qualquer outra empresa, dividida em: Projetos, Financeiro, Recursos Humanos e Comercial.

As empresas juniores também contam com a ajuda de tutores, que normalmente são docentes da instituição. A presença desses tutores é um grande diferencial pela possibilidade de contato com mestre e doutores dentro das áreas estudadas que possuem muitos conhecimentos que podem compartilhar.

 

Mas afinal, quais são os motivos para se ter uma parceria com uma Empresa Júnior?

  1. Rede de contatos ou Networking

As empresas juniores são compostas por estudantes universitários que trabalham em projetos voltados para a área de seus cursos. Assim, as empresas que têm parcerias também estão criando conexões com esses alunos que em alguns anos estarão inseridos no mercado.

E qual é o benefício? Por causa da parceria há possibilidade de a empresa oferecer vagas para esses alunos por saberem que são profissionais preparados e competentes. Há também a possibilidade desses alunos entrarem em outras empresas, e por já terem feito parcerias decidam utilizar os serviços da empresa que era parceira da sua Empresa Júnior.

  1. Preços mais acessíveis e maleáveis

As empresas juniores oferecem serviços em média até 75% mais baixos que empresas sêniores com qualidade altíssima. E em alguns casos podem trocar serviços por capacitações.

Ter uma parceria com uma empresa assim é uma possibilidade de se tornar mais competitivo no mercado. Esse é um dos motivos que as empresas juniores são muito procuradas por microempreendedores, por exemplo.

Somando a esse fator, também dá a possibilidade de os clientes direcionarem mais verba para outros locais do projeto. Como exemplos podemos citar a compra de materiais com maior qualidade, ou até a contratação de maior mão de obra diminuindo o tempo do projeto.

  1. Garantia de inovações e soluções inteligentes

Uma das características de uma empresa júnior é a constante procura por novidades no mercado e soluções rápidas e inteligentes. Assim é sempre possível encontrar novas ideias e alternativas para os problemas apresentados pelos clientes.

Também é comum que as empresas juniores mantenham contato próximo com pessoas de outras empresas juniores e desta forma possam compartilhar novas descobertas que possam acrescentar aos projetos.

  1. Associação estudantil voluntária

Diferentemente das empresas sêniores, as empresas juniores são compostas por pessoas que ainda estão inseridas em faculdades, trabalham voluntariamente e são registradas como empresas sem fins lucrativos. Desta forma ao contratar um serviço de uma empresa júnior os membros envolvidos no projeto estão trabalhando com a finalidade de se auto aperfeiçoar.

Em conclusão, além de ter preços até 75% mais baixos, as parcerias ajudam diretamente os membros das empresas juniores que entrarão em contato mais próximo a empresas seniores, com isso os membros terão mais experiência para influenciar o futuro do Brasil positivamente.

Banner newsletter

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 99260-4172

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!