AÇÕES PARA ALAVANCAR A EMPRESA PÓS COVID-19

Giovanni Mantovani

Comércio fechado por conta da pandemia de covid 19

Ações para alavancar sua empresa pós-covid-19

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos empresários viram seus negócios desmoronarem em meio a uma nova realidade para todo o mundo. Além da crise humanitária causada pelo covid-19, o mundo viu a economia se despedaçar. Sistemas inteiros de produção ruírem e megaempresas mudarem abruptamente seus modelos de negócio em uma tentativa desesperada de se adaptar à nova realidade.

Em meio a isso, algumas empresas surgiram, outras se destacaram, mas a maioria foi impactada de forma negativa durante a pandemia de covid-19,gerando uma mudança no mercado de maneira nunca vista na história. Entretanto, com o avanço da vacinação e a volta gradativa ao “normal”, as empresas terão uma oportunidade única de crescimento ao se alavancar a partir do rombo criado na cadeia produtiva global.

A partir desse cenário, surge a reflexão: Qual a importância de se tomarem medidas efetivas para alavancar sua empresa no cenário pós pandemia de covid-19?

A priori, destaca-se que a vasta maioria das empresas mudou de forma brusca os modelos de negócio durante a pandemia, porém, é pouco provável que estes se mantenham em um cenário de volta ao normal. Por isso, tomar atitudes precisas e antecipadas, podem fazer a sua empresa se tornar destaque.

Mais adiante, cita-se que o covid-19 criou buracos gigantescos, tanto na demanda, quanto na oferta na maioria dos mercados. Com isso, em um cenário de volta ao normal pós covid-19, haverá uma oferta escassa para a maioria dos produtos e serviços. Uma vez que os mercados tiveram suas capacidades produtivas extremamente reduzidas, o que resultará em uma demanda reprimida para a maioria dos setores. Por isso, antecipar-se para a situação, é abraçar a oportunidade gigante de aumentar o faturamento da sua empresa e alavancá-la pós pandemia de covid-19.

Mercado com falta de estoque nos EUA na pandemia de covid-19

Por onde começar?

Em primeiro lugar, para se destacar, é preciso estar ciente de tudo que está acontecendo nos setores relacionados a sua empresa. Por isso, o primeiro passo é realizar um estudo aprofundado dos clientes (mercado), concorrentes e fornecedores da sua empresa, de modo a detectar brechas, oportunidades e vantagens de sua empresa em relação ao mercado.

Estudando o mercado

No estudo de mercado, é importante definir um público-alvo e extrair o máximo de informações possíveis sobre ele. Informações como idade, sexo, localização, poder de compra e gostos são indispensáveis para que as ações publicitárias e redes sociais sejam voltadas diretamente para eles, de modo a aumentar a efetividade, e, consequentemente as vendas da empresa.

Além disso, em alguns setores, ao especificar seu público-alvo de maneira assertiva, e dirigir suas estratégias comerciais diretamente aos mais prováveis consumidores, os produtos e propagandas atingiram as pessoas de maneira muito mais impactante, aumentando bruscamente a taxa de conversão de leads para clientes.

Analisando os concorrentes

O estudo de concorrentes é de suma importância pois é a partir dele que se mapeia todo o mercado em que a empresa está inserida. Assim, é possível identificar os pontos de vantagem e desvantagem em relação aos concorrentes, bem como os diferenciais da empresa, que são os principais fatores a serem explorados em estratégias comerciais, a fim de se mostrar diferente e superior aos concorrentes.

 Posteriormente, é importante que se leve em conta todos os fatores em que haja uma desvantagem da sua empresa em relação aos concorrentes, e trabalhar a fim de melhorá-los ou minimizar seus impactos dentro do produto, de modo a tornar seu produto mais atrativo do que o resto do mercado.

Pesquisando fornecedores

A análise dos fornecedores é uma das principais armas na volta gradativa da economia, pois, como citado acima, as capacidades produtivas das empresas foram reduzidas significativamente durante a pandemia de covid-19. De tal forma, obter os melhores fornecedores, que tenham os melhores preços e que tenha capacidade para te atender dentro do prazo caso sua demanda aumente, é indispensável visando o crescimento da empresa, afinal, não adianta nada atrair novos clientes se sua empresa não tiver condições de atendê-los, principalmente se o motivo for atraso dos seus fornecedores.

Organização financeira

Ademais, para uma vantagem ainda mais expressiva sobre os concorrentes, é necessário que a empresa esteja organizada financeiramente, a fim de que o preço esteja condizente com os custos da empresa e que não haja surpresas no balanço do final do mês. Para tal, ter uma tabela atualizada e automática com todo o fluxo de caixa da empresa é indispensável.

Equipe motivada

Não é mistério para ninguém que o distanciamento social e o estresse causados pela pandemia de covid-19 mexeram muito com o emocional de todos, inclusive, dos funcionários das empresas. Por isso, maximizar a motivação da sua equipe e fazer com que todos deem 100% de si é fundamental para que a empresa maximize seu crescimento.  

Primeiramente, o sentimento de pertencimento deve sempre estar presente, e para que os membros se sintam acolhidos, é necessária muita transparência, a fim de que eles realmente se interessem pelas metas, e não tratem elas apenas como parte do seu escopo, por isso, sempre mantenha uma comunicação direta e clara com seus funcionários, indicando a situação da empresa e o andamento das metas.

Em segundo lugar, todo funcionário gosta de ser reconhecido, por isso, preze por metas tangíveis e, valorize um trabalho bem-feito. Elogios e bonificações vindos dos superiores são muito importantes para a confiança e autoestima dos funcionários, principalmente em um cenário tão sensível como um pós pandemia de covid-19.

Mais adiante, mostre para seus funcionários que eles têm potencial de crescimento da empresa. Um estudo recente da Achievers indicou que 43% dos funcionários consideram sair da empresa em busca de avanço de carreira, por isso, a possibilidade de crescimento, seja com bonificação em metas, participação em lucros ou avanço progressivo com cargos mais altos dentro da empresa.

Publicidade

Quando sua empresa estiver organizada, motivada, com fornecedores de confiança e produtos de qualidade, o único fator que falta são os clientes, e, como citado acima, o mercado vai ter uma demanda reprimida gigante, por isso, uma campanha publicitária de qualidade fará com que as vendas da sua empresa alavanquem. Para tal, uma boa empresa de publicidade com conhecimento no setor da sua empresa fará com que os clientes cheguem até você.

Além disso, as redes sociais são uma carta na manga muito boa para que seu produto seja visto, tendo em vista que a grande maioria dos consumidores passam muito tempo do seu dia visitando a internet, principalmente a partir da pandemia de covid-19. Entretanto, existem algumas estratégias que fazem seu perfil se destacar e aparecer mais vezes para as pessoas.

Para começar, suas publicações não podem ser persistentes e mostrando apenas o produto, deve-se fazer postagens que sejam úteis e agradáveis para o cliente, intercaladas com as que divulgam seus produtos, de modo a ganhar mais interações e aumentar o leque de pessoas que acessaram sua página.

De tal modo, mais pessoas vão visualizar seu produto e como diz o ditado, “o que é visto é lembrado”. Assim, fazendo com que os usuários conheçam sua marca fará com que sua empresa se torne uma opção ao precisar de um produto específico que você ofereça. Por isso, o investimento em publicações promovidas que cheguem a mais usuários é extremamente viável caso seu público-alvo esteja presente nas redes sociais.

Esteja preparado

Por fim, estas são apenas algumas ações necessárias para que seu negócio se alavanque em um cenário pós-covid-19, entretanto, o fator mais importante para a sua empresa é estar preparado para mudanças e adequações. Desde o começo da pandemia, estivemos sujeitos a repentinas mudanças, seja na economia, nas restrições ou nos modelos de negócios, por isso, esteja sempre pronto e consciente de que mudanças podem continuar a acontecer, e quanto mais rápido você se adaptar a elas mais sua empresa se destaca.

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