10 DICAS DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO QUE PODEM TE AJUDAR A SOBREVIVER A CRISE

10 dicas de um planejamento financeiro para a crise

Pedro Proença

 

A importância de um plano financeiro em tempos de crise

O nosso país convive com ecos de uma crise financeira há algum tempo. Porém, com a crise mundial criada pelo Covid-19 essa problemática somente piorou. Com isso, o conhecimento de conceitos sobre a importância de um plano financeiro em tempos de crise e como colocá-los em prática simplesmente se agravou.

Através de uma capacitação financeira em tempos de crise, é possível melhorar a administração de sua empresa e ter uma maior noção sobre suas despesas, fazendo com que, consequentemente, seja possível projetar e se planejar para o futuro, te dando um maior controle e facilitando o equilíbrio de suas contas em seu próprio negócio.

Além do mais, devido a uma visão mais analítica econômica ao longo prazo, um plano financeiro desenvolve uma noção mais aguçada em relação à quando é o melhor momento para investir ou segurar o seu dinheiro, para desse modo fazer com que o capital renda e evite gastos desnecessários.

Por causa desses atributos, a educação financeira não só é útil em períodos de crise, mas também se mostra muito importante em períodos de calmaria. Por isso, nós próximos parágrafos iremos explicar passo a passo de tudo o que você precisa saber para gerir melhor a sua vida e a sua empresa.

 Imagem contém calculadora, papeis de finanças e caneta

Por que implementar um plano financeiro em tempos de crise ?

            A economia funciona de maneira inusitada, em ciclos, ou seja, ela alterna em fases de expansão e de contração, demonstrando assim a versatilidade que um cenário financeiro pode apresentar. Diante de tanta inconstância, é preciso maximizar a utilização das oportunidades, sem elevar o nível de exposição da empresa aos fatores de riscos. Nesse momento é necessário que os gestores coloquem em prática um plano financeiro bem organizado e estruturado.

Por exemplo: não adianta contratar vinte novos funcionários, se a empresa não suporta ainda esse crescimento e nem dispõe de recursos para acomodar essas dezenas de recém-contratados.

Em tempos de crise financeira, o desenvolvimento sem os devidos cuidados pode causar o efeito contrário: com menos renda, qualquer investimento indevido pode causar um grande prejuízo na o bolso da empresa.

Como fazer um plano financeiro em tempos de crise ?

O cenário de crise atual demanda de empresários um alto nível de controle sobre suas finanças, por isso é de suma importância que todos se reúnam com um único foco: o cuidado com as finanças e o uso estratégico de recursos. Tornando-se possível sobreviver a essa fase de dificuldades com medidas e procedimentos que vão ajudar a atenuar os efeitos.

Isso pode ser feito conforme as etapas abaixo.

 

  • Análise do cenário

Por ser um problema externo que pode afetar a estrutura e a organização empresarial já formada, é de grande importância que uma analise a fundo da situação seja feita, usando a pergunta: Como a situação atual pode afetar as despesas ao curto, médio e longo prazo ?

Use as repostas da pergunta para criar projeções e avalie as alternativas de planos de ação que podem ser tomadas na empresa, para assim criar planos e se preparar para as adversidades do futuro.

 

  • Avalie os recursos da empresa

Primeiramente, calcule quais são os custos (fixos e variáveis) da organização e faça tabelas, para saber exatamente o quanto é necessário para mantê-la funcional e poder assim ter uma visão clara do funcionamento do seu negócio.

Por mais que o crescimento seja menor, nesse período, é importante ter um norteamento sobre quais valores os funcionários devem atingir para garantir que o mês termine “nivelado” financeiramente, ao menos.

 

  • Corte de gastos

Por meio dessas tabelas, faça monitoramentos e descubra quais gastos são superficiais e veja quais procedimentos não estão rendendo ultimamente, ou seja, trazendo prejuízo.

Apenas resolvendo esses tipos de problemáticas, na grande parte das vezes, já é o suficiente para aumentar a lucratividade do negócio e garantir o nivelamento das finanças.

  • Estude novas maneiras de aumentar o faturamento

Se o faturamento cai drasticamente, em tempos de crise financeira, oriente-se por meios que ajudem a melhorar os índices e permitam aumentar o faturamento da sua empresa. Alguns exemplos:

  • promoção de produtos/serviços parados há mais tempo no estoque;
  • serviços diferenciados que a concorrência não pratique (como entregas mais rápidas);
  • oferecendo mais vantagens para o consumidor em formas de pagamento;
  • estratégias acessíveis de divulgação, como o marketing digital.

Lembre-se de alinhar essas ideias de acordo com os objetivos e os recursos pré-existentes na empresa, para que desse modo nenhum tipo de margem seja ultrapassado.

 

  • Reavalie os procedimentos internos

 

Para melhorar e otimizar o fluxo dos procedimentos que ocorrem dentro do estabelecimento seria de grande importância um mapeamento de toda a sua empresa, podendo, desse modo, avaliar cada setor e se possível integrá-los, criando assim uma:

  • reduzir o tempo de trabalho;
  • diminuir a folha de pagamento;
  • promover mais qualidade ao processo como um todo.
  • Renegocie suas dívidas

 

Sua gestão financeira em tempos de crise também pode contemplar um trabalho estratégico para dar “fôlego” ao fluxo de caixa da empresa. Para isso, avalie a possibilidade de renegociar os prazos e valores das dívidas corporativas.

Assim, você consegue arcar com os custos e retém parte da renda internamente, para eventuais emergências, enquanto organiza-se dentro desse contexto de crise financeira.

 

  • Seja transparente com os seus funcionários

 

Na crise, mais do que nunca, a gestão deve saber transmitir a realidade para os colaboradores. Afinal de contas, todos estão no mesmo barco.

Dessa maneira, vale a pena explorar:

  • os benefícios em reter os gastos;
  • algumas medidas práticas para que a empresa não termine o mês no vermelho;
  • quais são as principais armadilhas financeirasque podem acometê-los no dia a dia.
Imagem contém um gestor financeiro conversando com seu funcionário
Imagem contém um gestor financeiro conversando com seu funcionário
  • Não confie em apenas uma estratégia

 

Ao confiar em um só plano de ação, eventuais mudanças no cenário econômico da crise financeira podem colocar tudo a perder.

Por isso, construa um planejamento estratégico para antever as situações adversas e, assim, o tempo de resposta de sua equipe vai ser menor, mais assertivo e com menos impactos negativos.

  • Atenção total ao fluxo de caixa

Toda gestão financeira também confere cuidados múltiplos ao fluxo de caixa da empresa — as saídas e recebimentos.

É importante ter uma previsão completa disso para que não ocorra um desequilíbrio nas finanças enquanto a crise não se resolve por completo.

Por fim

Esperamos que, com essas dicas, fique mais simples tirar um bom planejamento financeiro do papel para manter a sua empresa cada vez mais fortalecida durante os tempos difíceis. Sabemos que estamos enfrentando um período delicado e acreditamos que existem formas do seu negócio passar por ele sem prejudicar ou abrir mão da segurança das pessoas.

Garantindo camadas de proteção à empresa, mesmo diante de uma crise financeira. Para tanto, o foco deve consistir em prevenir-se contra a baixa nas vendas, e na manutenção do negócio para que ele permaneça próspero quando os tempos incertos terminarem e conseguirem aproveitar uma possível nova onda de desenvolvimento.

Reforçamos nosso compromisso com os clientes e deixamos nosso time à disposição para ajudar você nesse momento.

MARKETING DIGITAL: 5 VANTAGENS EM TRAZER ESSA TECNICA PARA A SUA EMPRESA

COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO COM POUCO DINHEIRO?

RECRUTAMENTO: 6 PASSOS PARA CONTRATAR A PESSOA IDEAL

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.