7 Dicas Para Melhorar o Engajamento das Publicações da Sua Empresa

Bruna Frare & Felipe Ardito

como melhorar o engajamento da sua empresa

Para aumentar o alcance dos serviços e produtos da sua empresa, é essencial ter mídias sociais bem estruturadas. É crucial atacar o marketing digital. Uma conta no Instagram com muitos seguidores aumenta a credibilidade e a rede de impacto do seu negócio. Um LinkedIn com múltiplas interações pode alavancar as suas vendas. Mas como melhorar o engajamento das publicações da sua empresa?

Como as Redes Funcionam

A primeira análise a ser feita para entender o que a Redes Sociais valorizam em um post é a de como elas funcionam.

As Redes Sociais nada mais são do que empresas. Como qualquer outra empresa, elas buscam lucro para crescer e dominar uma fatia maior do mercado. Mas o que será que elas vendem?

Elas vendem o tempo do usuário. Mas não o tempo de qualquer usuário. Elas vendem o tempo do usuário que tem maiores probabilidades de se interessar e, futuramente, consumir o produto de uma empresa anunciante.

De forma objetiva, as Redes Sociais são plataformas que vendem assertividade de publicidades: garantias de que os comerciais não chegarão para qualquer pessoa, mas para aquela que tem mais chances de comprar.

Para melhorar o engajamento então, a jogada está em criar postagens que atendam às suas necessidades e que, concomitantemente, permitam a plataforma gerar mais lucro.

Como eu vou gerar lucro para a rede social sem pagar?

E é aí que o negócio fica legal.

As empresas das Redes Sociais ganham dinheiro por mostrarem, às pessoas corretas, anúncios de outros negócios. Ao criar postagens que entretêm o usuário, você faz com que o tempo de permanência dele na rede seja maior. Ora, se o usuário permanece mais tempo na rede, mais tempo de anúncio pode ser vendido e, consequentemente, mais dinheiro as Redes recebem.

Como o engajamento funciona

Dentro das redes sociais, com a intenção de manter o usuário mais tempo conectado, as empresas criam algoritmos. Esses algoritmos são os responsáveis por decidir o que aparece na sua timeline. As escolhas das postagens ocorrem da seguinte forma: quanto mais interação em um post, maior a probabilidade de ser promovido para outros usuários. O que vemos então, é um ciclo de aumento de divulgação. Já que, interações geram promoções e promoções geram mais interações.

Agora que já entendemos o que é o engajamento e como ele funciona, veja estratégias práticas para melhorar o seu!

  • Seja Constante nas publicações

O engajamento nas redes sociais depende do quão ativo é o seu perfil. Os algoritmos das redes beneficiam os esse tipo de conta. Um perfil ativo que é constantemente abastecido tende a aparecer mais na linha do tempo dos usuários.

Caímos, então, no ciclo do engajamento. Um perfil ativo tem maiores chances de ser promovido, promoções geram interações que geram mais promoções. Melhorar o engajamento, portanto, está diretamente relacionado com a atividade do perfil.

É crucial então, manter uma regularidade nos posts, sempre alimentando as páginas. Dessa forma, o visitante pode se acostumar com as publicações frequentes, se fidelizando ao perfil.

Incluir na rotina do usuário o interesse por futuros conteúdos, melhora a credibilidade e o relacionamento da empresa com leads. Logo, as chances de, futuramente, este lead se converter em cliente, são maiores.

  • Conheça seu público alvo

Para atingir o público alvo desejado, é preciso primeiro conhecê-lo. Analisando o perfil das pessoas que consomem o seu produto, é possível montar estratégias precisas que atinjam o diretamente. Este é o cliente modelo da empresa. 

Definir um público alvo é, então, uma das principais etapas no planejamento de qualquer negócio. Manter seu foco em segmentos que oferecem mais oportunidades para o empreendimento, ajuda na elaboração das suas estratégias de marketing. Dessa forma, o enfoque fica apenas em prováveis consumidores do produto que está sendo oferecido, poupando tempo, esforço e dinheiro. 

Expor seu conteúdo para pessoas que têm uma maior tendência de se interessar por ele é o passo inicial para melhorar o engajamento na página da sua empresa.

Conheça 5 benefícios de um Plano de Marketing para o seu negócio.

  • Faça um marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a maior estratégia na atualidade para a escolha e formato de assuntos a serem publicados. Essa tática fácil, consiste em gerar material que agrega valor para o seu visitante e distribuí-lo de forma gratuita. A ideia é simples: mostrar para o lead como resolver problemas. 

Com isso, geramos a seguinte percepção: “se estão me ajudando nesse nível de graça, imagine se eu pagar. Outro ponto a ser trabalhado no marketing de conteúdo é a explicação e desenvolvimento sobre uma dificuldade. Assim, o lead toma conhecimento de que  tem um problema e procura, na sua empresa, a solução.

Mesmo que a frequência de postagens seja um tópico relevante, a qualidade do conteúdo pode piorar ou melhorar o engajamento. O conteúdo deve sempre condizer com a empresa e com o que o visitante procura.

As redes sociais são ambientes rápidos e fluidos. Isto afeta diretamente a atenção do internauta no seu conteúdo. O que está sendo observado precisa ser relevante e de qualidade suficiente para que sua atenção seja presa. Assim, podendo resultar na fidelização de um seguidor ou, até mesmo, em uma futura conversão. De que adianta o algoritmo constantemente disponibilizar seu conteúdo ao internauta, se não o mantiver interessado para se agarrar nele?

O conteúdo visual também está incluso quando falamos de qualidade. Ele tem grande força no engajamento das redes sociais e costuma ser muito bem aceito pelo público na primeira impressão. A somatória de uma postagem visualmente atrativa, rica em conteúdo e com constância é fórmula perfeita para melhorar o engajamento.

  • Poste em várias redes sociais, mas faça a integração do conteúdo

Quando falamos de melhorar o engajamento, sabemos que dispor de apenas uma plataforma não é o suficiente. Seu público alvo está espalhado por toda parte, então quanto mais redes sociais utilizadas, melhor. 

Combinar ferramentas e postar um conteúdo integrado entre elas garante crescimento conjunto entre plataformas. Isto é, um público mais acostumado com uma linguagem do Instagram te conhecerá por meio dele. Entretanto, são raras as exceções que utilizam apenas uma plataforma. Despertando interesse suficiente para o usuário te procurar em outra rede, seu crescimento aumenta de forma conjunta.

  • Incentive a Interação do público

A interação do público, além de essencial na criação de laços com o visitante, também tem grande peso no algoritmo. 

No geral, o algoritmo de todas as redes sociais leva em conta a interação do público nas suas postagens. No Instagram curtidas são importantes. Mas comentários representam um interesse a mais. Enviar o post por direct maior ainda. E salvar o post, a máxima demonstração de significância do conteúdo. Afinal, o post está sendo tão importante para mim que eu quero poder ver ele outras vezes. Quanto maior o número de interações, maiores as chances de melhorar o engajamento.

Quanto mais positiva e rica for a interação do público, mais o algoritmo entenderá que o conteúdo é relevante. Que mais pessoas deverão ver ele. Novamente vemos o ciclo do engajamento.

Portanto, desenvolva cada publicação de forma a estimular a interação. Faça conteúdos que incentivam não só curtidas, mas o envio para um amigo e um salvar.

  • Invista em bons Call-To-Action

Em português, a “Chamada para Ação” representa uma das estratégias mais simples, mas uma das mais funcionais. Propor uma conversão para o visitante se alia ao princípio do mínimo esforço. Tomar uma decisão para o usuário e mostrar de forma a parecer que foi uma decisão pessoal é incrivelmente útil.

Com uma frase no imperativo, a Call-to-Action estimula o público a interagir com a sua publicação ou tomar determinadas atitudes. Adicionar a frase “Conte para nós o que você achou desse nosso serviço” incentiva o visitante a comentar. Utilizar “Clique aqui e saiba mais sobre” em um botão pode elevar a taxa de cliques dele. A Call-To Action vai cativar o visitante a interagir e promover a conversão.

  • Monitore e Mensure seus Resultados

Após aplicar todas as estratégias possíveis para melhorar o engajamento, é essencial manter o acompanhamento constante dos resultados das ações. O marketing digital leva em conta variações, e requer adaptações constantes para atingir resultados cada vez melhores.

Manter controle sobre os indicadores das mídias é trabalhar com assertividade. Escolher mais vezes aquilo que funciona e deixar de lado o que não converte.

 É isso…

Essas são as estratégias práticas que serão as responsáveis por melhorar o engajamento das publicações da sua empresa. É importante sempre fazer uso de todas elas. Esperamos ver a seu negócio alavancar nas redes soci

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