Empresa Júnior: A Importância para Universitários​

Bruno Gomes e Davi Lino​

A Empresa Júnior fornece experiências únicas para os estudantes interessados.

Empresas Juniores tem feito parte da vida de universitários brasileiros a mais de 30 anos. Elas são extremamente benéficas para o desenvolvimento de estudantes e pequenas empresas, porém, nem todos as conhecem. Esse texto tem como objetivo apresentar um pouco sobre o assunto e tirar algumas dúvidas comuns.

Mas o que é o MEJ?

O Movimento Empresa Júnior surgiu no final da década de 60, na França, apenas chegando ao Brasil nos anos 80. O principal objetivo do MEJ é formar empreendedores, a partir da vivência empresarial, para estes poderem transformar o país.

No Brasil, o MEJ é representado pela Brasil Júnior, atualmente composto por mais de 900 empresas juniores no país inteiro. O objetivo da Brasil Júnior é fazer com que exista, nos universitários:

  • O aprendizado a partir dos projetos feitos;
  • A formação de equipes de alto desempenho;
  • Promoção de características de liderança;
  • A criação e fortalecimento do espírito empreendedor de todos;

Atualmente o Brasil é o país com o maior número de Empresas Juniores atuantes no mercado, e esse número vem crescendo. O movimento vem conseguindo conquistas importantes, como a aproximação com empresas multinacionais, porém ainda tem muito para melhorar.

 

E o que é uma Empresa Júnior?

A Empresa Júnior (EJ) é uma instituição formada apenas por universitários, que visa simular uma vivência empresarial. Os membros de uma EJ realizam projetos de qualidade a um preço abaixo do comum no mercado, deixando-o mais acessível. A Empresa Júnior sempre está vinculada a uma universidade, porém toda sua gestão é feita pelos alunos. Todo o lucro é transformado em capacitações para os membros e melhorias para a própria empresa.

Uma Empresa Júnior não pode realizar qualquer projeto que deseje, para poder vender um serviço, este deve ser:

  • Vinculado aos conteúdos do curso que a Empresa Júnior for vinculada;
  • Fruto de competências ou qualificações decorrentes do conteúdo programático do(s) curso(s) de graduação a que ela for vinculada;
  • Sejam atribuições da categoria de profissionais, determinados por lei regulamentadora das categorias profissionais, à qual os alunos de graduação do(s) curso(s) de graduação a que ela for vinculada fizerem parte.

Empresas Juniores funcionam de maneira similar a qualquer outra empresa. Geralmente se dividem em áreas como: Financeiro, Projetos, RH e Comercial, entre outros. Por ser formada por alunos, existe uma proximidade muito maior entre membros e a possibilidade de crescimento individual muito rápido.

Ejs são extremamente benéficas para o mercado, pois, além de incentivar práticas empreendedoras, são mais acessíveis a pequenas empresas. Isso possibilita a difusão de tecnologias e serviços de qualidade, que tornarão microempreendedores mais competitivos no mercado.

Além de serem benéficas ao mercado, as Empresas Juniores também ajudam outros públicos, como outras empresas e a própria universidade.

Como mencionado anteriormente, os preços de EJs são acessíveis a empresas menores, porém ONGs e empresas grandes também podem se beneficiar disso. Além de conseguir bons projetos por preços baixos, estas entidades podem trocar serviços por capacitações. Por último, se empresas manterem um bom contato com EJs, podem acabar contratando as pessoas que se destacaram.

Empresas Juniores também são bastante benéficas para as universidades com quem estão vinculadas. Como os serviços têm que estar relacionados ao conteúdo, sua qualidade reflete diretamente o ensino recebido em aulas. Além disso, uma Empresa Júnior de alta qualidade atrai novos alunos, parceiros e clientes.

 Por que eu deveria trabalhar em uma Empresa Júnior?

Empresas Juniores são perfeitas para pôr em prática tudo que foi aprendido em sala de aula. 

Nelas, o que foi visto em teoria pode ser aplicado em casos reais com clientes de verdade. Isso cria uma familiaridade do estudante com o material e ferramentas que este vai precisar usar na sua vida empresarial.

Essa experiência é fundamental, pois é comum ouvir de estudantes que cases e exercícios passados em aulas não são suficientes. O contato com clientes reais permite ao estudante desenvolver competências interpessoais e entender melhor sua área de atuação. Esse contato também ajuda no networking do estudante, que passa a conhecer novas empresas e seus membros.

Sobre networking, a proximidade entre Empresas Juniores permite aos membros conhecerem muitas pessoas que atuam em sua área. Uma atividade muito comum e incentivada em EJs é o benchmarking, conhecido comumente com benchs. O bench é uma conversa com outras EJs com o foco na melhoria dos projetos oferecidos e desenvolvimento de novos. Com isso, o estudante é exposto a novas pessoas que podem vir a ser importantes na busca por empregos e estágios.

Diferentemente de estágios, a Empresa Júnior permite ao estudante trabalhar diretamente na área que estão interessados. Assim, conseguem tomar a liderança em projetos importantes, tendo mais liberdade do que teriam em empresas seniores. Muitas Empresas Juniores também permitem a fácil transição entre áreas de atuação. Isso permite que estudantes testem para ver onde se adaptam melhor e gostam mais. É comum ver pessoas que descobriram paixões por áreas que não esperavam, pois puderam arriscar e descobrir coisas novas.

Por serem compostas apenas por estudantes e terem um turnover alto, Empresas Juniores permitem um rápido crescimento na empresa. Um estudante pode entrar e em um período curto de tempo alcançar uma posição de alto nível de responsabilidade. Isso faz com que o membro consiga experiências que normalmente só seriam possíveis depois de muito tempo em uma empresa sênior. Além disso, existe o desenvolvimento das características de liderança, pois o estudante precisa se desenvolver para que possa ocupar esses cargos.

Muitas empresas seniores dão muito valor a indivíduos que já participaram de uma Empresa Júnior. Devido às razões mencionadas anteriormente, esses indivíduos já apresentam qualidades que são bastante procuradas por essas empresas. Por isso, a participação em uma EJ pode garantir um grande diferencial no currículo dos estudantes.

Mas o tempo dedicado a uma Empresa Júnior não vai atrapalhar meus estudos?

É verdade que há a necessidade de dedicar bastante tempo para o trabalho na Empresa Júnior, porém isso pode ser benéfico para o estudante. Ao trabalhar em uma EJ, o aluno aprende a organizar o seu tempo melhor. Isso significa que a partir das habilidades desenvolvidas na Empresa Júnior, o estudante passa a gerenciar melhor seu tempo. É comum ouvir de membros que suas notas melhoraram depois que entraram na EJ.

Mas acabei de entrar na universidade e ainda não tenho nenhum conhecimento técnico, ainda posso entrar em uma Empresa Júnior?

Um dos principais objetivos das EJs é ser uma experiência educacional aos seus membros, então, mesmo se o aluno tiver acabado de entrar na faculdade, ainda pode fazer parte da Empresa Júnior.

Essa é exatamente uma das principais vantagens de uma Empresa Júnior. Por ensinar na prática, as empresas ajudam seus membros a se descobrirem e evoluírem independente de onde começaram.

Minha universidade não tem uma Empresa Júnior, como faço para começar uma?

Para começar uma Empresa Júnior é necessário se juntar com um grupo de pessoas que estejam interessadas e dispostas. Isso deve ser levado com seriedade, pois essa é uma oportunidade única que vocês terão. Montar uma Empresa Júnior é similar a montar uma empresa formal, então é importante que tudo seja planejado com antecedência.

Depois é preciso conversar com a administração da universidade. Todas as universidades tem um departamento que é responsável por tratar desse assunto, e conversar com eles é fundamental. Conhecendo a política local e os requisitos para a formação da EJ, o grupo poderá se preparar adequadamente.

Por último, é necessário montar um plano de negócios. Esse documento irá definir a organização, objetivos e serviços da Empresa Júnior. Esse documento também irá testar a viabilidade do negócio, as estratégias de marketing e venda que serão adotadas.

Após tudo isso ser feito é hora de começar. Bem vindo à família!

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!