Planejamento estratégico e seus benefícios

Planejamento Estratégico e Seus Benefícios

Guilherme Buzzo

Vantagens de um planejamento estratégico

Introdução: 

          A gestão da estratégia é um dos principais desafios enfrentados por empresas de diversos segmentos. É por conta disso que realizar um planejamento estratégico bem feito costuma ser vital para alcançar o sucesso.

          Antes de tudo, é fundamental entender que o planejamento estratégico é, primordialmente, uma abordagem visando às informações que tem a função de direcionar a organização, é uma estratégia que tem como objetivo, primeiro transportar a empresa de seu estado presente até o lugar em que ela gostaria de estar num cenário  futuro, ou seja, em longo prazo. Para se chegar ao planejamento deve-se passar pelo Tático, onde as metas do anterior são destrinchadas e divididas em metas em médio prazo e pelo Operacional que é onde se faz a análise do Tático e se decide que tarefas devem ser feitas para atingir as metas de médio prazo e subsequentemente as metas do Planejamento Estratégico.

 

Missão, visão e valores.

          Na primeira etapa do planejamento estratégico, é definido pela em equipe em conformidade com o(s) cliente(s), a missão (a razão da existência da empresa, qual papel ela exerce internamente e externamente), a visão (definição de onde a empresa quer chegar, alinhados aos seus objetivos e metas) e os valores (conjunto de características de da organização). Esses pontos são essenciais para a identificação da marca da empresa e os funcionários devem se identificar 

          Na segunda etapa utilizamos algumas ferramentas voltadas para o entendimento das organizações, traçamos indicadores que nos mostram qual cenário o negócio pode vir a vivenciar, tanto com aspectos positivos quanto negativos.

 

Análise SWOT:

           A análise SWOT é uma técnica que veio da escola de Design e é simples e informal. Uma abordagem de planejamento estratégico utilizado para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos. A análise SWOT é uma ferramenta que utilizamos para realizar análise de cenários (ou ambientes), como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa; sendo bem simples, também pode vir a ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um produto,  à decisão de algum cargo de liderança. 

 

 Análise PESTEL:

          A análise PESTEL é uma estrutura ou ferramenta usada para analisar e monitorar os fatores macro ambientais que podem ter um impacto profundo, tanto positivo quanto negativo, no desempenho da sua Cadeia de Suprimentos. Essa ferramenta é especialmente útil ao iniciar um novo negócio ou entrar no mercado externo. Cada letra da sigla significa um ambiente estudado, sendo eles, fatores Políticos (instabilidade política, falta de liderança, etc.), Econômicos (tributação, aumento da taxa de juros, etc.), Sociais (aumento da população de idoso, maior migração para o interior dos pais, etc.), Tecnológicos (novas tecnologias, novos modelos de negócios, etc.), Ecológicos (grande período de estiagem, perde da cobertura vegetal, etc.) e Legais (novas leis anticorrupção, novas leis relacionadas ao comércio exterior, etc.).

          Utilizamos uma plataforma que tem parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie chamada LAFIS que disponibiliza diversas informações sobre os setores do mercado ( têxtil, alimentício, etc.) para angariar o máximo de informações possíveis sobre cada tópico e expressado da maneira mais simples e sucinta possível.

 

Matriz BSC:

          O Balanced Scorecard é uma ferramenta também conhecida como Indicadores Balanceados de Desempenho e tem como principal objetivo não só alinhar o planejamento estratégico como também a visão e a missão da empresa.

          De forma geral, seu primeiro modelo contempla quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento organizacional. Nesta ferramenta estipulamos algumas visões estratégicas que são as respostas de certas perguntas que deverão ser respondidas em conjuntos e seguidas pela empresa, primeiro, qual forma que devemos ser vistos pelos clientes para que alcancemos nossa visão; para ter sucesso financeiro, como devemos parecer aos olhos dos investidores; em quais processos devemos nos sobressair para satisfazer nossos clientes? E por fim Para alcançar a visão da empresa, como sustentar a habilidade de mudar e progredir. Essas respostas formam um ciclo, pois cada parte pode ser relacionada com outra e acabam dependendo uma da outra nesse processo.



Ferramenta OKR:

          OKR  significa Objectives, Keys, Result, ou seja, objetiva os meios para conseguir os resultados pré-estabelecido pela EJEM e pela empresa contratante. Essa ferramenta funciona como indicadores de desempenho de uma empresa. Primeiro é estipulado um objetivo macro, e os pontos chaves mais micro que se realizados contribuem para atingir o objetivo mais macro. Desse jeito é mais simples de enxergar o que precisa ser feito e onde devem ser focadas as forças de trabalho para que o objetivo principal seja alcançado. Utilizar OKR’s é essencial para quem deseja atingir uma meta de uma forma mais natural e dinâmica. Qualquer empresa grande hoje em dia define suas metas no início do ano e ao utilizar esta ferramenta para que suas forças não sejam desperdiçadas em atividades que não ajudarão a bater suas metas anuais.

 

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