8 Estratégias de Marketing para pequenas empresas

André Bonini Panico

Estratégia de Marketing visual física: Outdoors em avenida movimentada

Quando se trata da venda de um produto ou serviço, o elemento chave é a comunicação dele, o alcance que o seu nome e o nome de sua empresa podem atingir.

Claro que a qualidade daquilo que você anuncia é importante, e com certeza auxiliará o seu sucesso quanto a comercialização. Mas basta analisarmos as maiores corporações do mercado, de todos os nichos, para percebermos que as estratégias de marketing são o que realmente asseguram alta demanda.

Ao analisarmos o nicho das bebidas por exemplo, a Coca-Cola vende uma mercadoria de péssima qualidade, tanto no quesito saúde quanto no quesito gosto, mas fez com que sua marca, através das estratégias de marketing, se tornasse um status, e assim pessoas se forçassem a gostar do refrigerante. Outra marca deste mesmo nicho é a Red Bull, seus energéticos não agradavam ninguém na época em que foi lançada, e o produto foi um total fracasso, até que traçaram estratégias de marketing para que o consumo de seu produto fosse atrelado à uma imagem jovem e radical.

 

 Poderiam ser citadas inúmeras empresas que têm o sucesso de hoje graças ao seu marketing, como a Magazine Luiza, Havaianas, Apple, Heineken, entre outros, mas não é para isso que redijo este texto. Venho hoje para passar para você, dono de negócio próprio, estratégias de marketing que alavancarão o alcance e engajamento da sua empresa, fazendo com que você venda mais, e consequentemente, fature mais!

Neste texto conversaremos sobre duas vertentes do marketing, o marketing tradicional, que chamaremos de “clássico”, e o marketing moderno, que é conhecido como “digital”.

Marketing Clássico:

  1. Social
  2. Sazonal
  3. Exclusividade
  4. Fidelização

Marketing Digital: (Marketing não físico, que usufrui da internet)

  1. Redes Sociais
  2. Blog
  3. Podcast
  4. Search Engine Optimization (SEO)
om atendimento como estratégias de marketing, marketing boca a boca.

Marketing Clássico

  1. Social:

A missão por trás destas estratégias de marketing é conectar o seu produto/serviço à uma causa “do bem”, fazendo com que os usuários sintam que fazem parte do movimento. A ideia é fazer com que a imagem do produto seja uma extensão de movimentos que suportam causas que afetam um grande número de pessoas, como por exemplo: educação, saúde pública, transporte público, meio ambiente, entre outros tantos tópicos.

O marketing social, se usado de forma muito intensa, pode manchar a imagem da empresa, já que ficaria evidente que só apoiam a causa para o seu sucesso financeiro. A missão não é ser egoísta e ver isso apenas como uma jogada, é se importar com a causa e aproveitar todo o público presente para assim comunicar seu produto.

  1. Sazonal:

A missão por trás desta estratégia de marketing é aproveitar diferentes épocas do ano para fazer diferentes tipos de anúncios. Este tipo de marketing pode ser muito bem combinado com o marketing promocional, algo utilizado por quase todas as lojas.

Em datas festivas que se relacionam com o seu produto/serviço é conveniente apresentar ao público ofertas melhores, por exemplo: no Dia dos Namorados, docerias montam pacotes específicos para casais, e diminuem o preço, porque sabem que nesta data seu nicho é mais valorizado, e portanto podem usufruem de toda essa atenção, e fazem com que o seu produto seja mais atraente quando comparado ao da concorrência.

  1. Exclusividade:

A missão por trás destas estratégias de marketing é fazer com que seu produto pareça exclusivo, agregando valor ao mesmo, e fazer com que pareça limitado, criando um senso de urgência no cliente, fazendo com que ele deixe de se perguntar se quer ou não o produto.

Esta estratégia pode ser usada tanto para produtos raros, portanto exclusivos (lojas de grife), quanto para ofertas exclusivas, algo muito utilizado nas lojas de atacado.

  1. Fidelização:

A missão por trás destas estratégias de marketing é fazer com que o cliente não faça uma única compra, e sim várias. O que garante isso é um bom relacionamento com os clientes, através de um bom atendimento, e um produto/serviço de boa qualidade.

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae (//administradores.com.br/artigos/a-importancia-dos-clientes-insatisfeitos ) afirma que 80% do faturamento de grandes empresas correspondem a 20% dos clientes fiéis.

Estas estratégias de marketing acarretam um outro meio de comunicação, a propaganda boca a boca, onde o cliente satisfeito comenta do seu negócio com outros possíveis clientes, multiplicando assim o número de vendas ou, no mínimo, o interesse sobre seu estabelecimento.

estratégias de marketing.

Marketing Digital

          O Marketing digital hoje é, sem sombra de dúvidas, o conceito mais utilizado pelas grandes empresas de sucesso no mercado.

Como o próprio nome diz, este conceito trata-se da divulgação do seu nome e da sua marca em um ambiente digital, através das redes sociais, blogs, podcasts, e-mail marketing, entre outros.

Como afirmado anteriormente, o segredo para a alta demanda de seu produto/serviço está na comunicação dele, e eu te pergunto, há lugar melhor para a comunicação do que a internet?!

  1. Redes Sociais:

    Para empresas que buscam visibilidade, a presença nas redes sociais é imprescindível, e não só como espectador, mas sim postando com consistência conteúdos relevantes para a sua audiência.

    O diferencial destas plataformas é o volume de acessos, e a variedade de públicos-alvo a serem atingidos. Cada rede social (Instagram, Twitter, Facebook, entre outros) possui um diferente “grau de maturidade”, portanto um diferente tipo de audiência, que você pode direcionar dependendo do produto/serviço que você está vendendo. 

  1. Blog:

     Os blogs são ferramentas muito utilizadas para trazer engajamento às lojas e empresas, sem precisar comunicar o seu produto/serviço especificamente.

     Estes textos, diferente de outros tipos de propaganda, buscam por espectadores, pessoas que acompanhem a loja, não necessariamente compradores. A ideia é escrever sobre temas relevantes ao seu negócio e o nicho que você está inserido, por exemplo: Lojas de roupa escreverem sobre moda, Lanchonete vegana escrever sobre sustentabilidade, Lojas de facas escreverem sobre culinária, entre outros.

     A missão nessa estratégia de marketing é gerar interesse nas pessoas em consumir o seu conteúdo, trazendo engajamento às páginas da empresa, assim ajudando em outros fatores do marketing digital (redes sociais).

Outro ponto relevante deste método é a taxa de conversão de clientes, um leitor que acompanha a jornada da empresa e se identifica com os valores da mesma, tem uma tendência muito grande de se tornar um fiel (Marketing Clássico 4.0) cliente.

  1. Podcast:

     De todas as estratégias de marketing citadas, os Podcasts são os mais recentes, e é uma febre nos dias de hoje. O formato destes conteúdos não é inovador, pois segue fielmente os “bate-papo” das rádios de antigamente, porém feito de forma moderna, áudios gravados e postados em plataformas específicas para isso, atingindo um número muito maior de espectadores.

     A missão é a mesma que a do blog, trazer um maior número de espectadores da sua marca e depois convertê-los em clientes, a maior diferença é o método utilizado para publicar o conteúdo.

     Um ponto relevante dos Podcasts é a possibilidade de trazer “convidados” para debater sobre os temas sugeridos, esta é uma dinâmica adorada pelo público, e também garante que não só os seus espectadores assistam o seu conteúdo, mas os do seu convidado também, trazendo maior visibilidade ao seu negócio.

  1. Search Engine Optimization (SEO):

     Esta é uma estratégia de marketing que usufrui diretamente dos algoritmos de programação por trás das plataformas de comunicação, portanto pede por mais conhecimento técnico.

     A SEO é um sistema de priorização de sites utilizados por diversos buscadores, como por exemplo a Google. O conhecimento das Search Engine Optimization, quando combinado com bons textos de blog, pode trazer grande visibilidade para o site da sua empresa.

     A partir do momento que você redige um bom texto, seguindo as regras desse sistema de priorização, há uma maior tendência do seu site ser uma das primeiras opções a aparecer na busca de algum estranho, portanto o número de acessos em seu site será maior, e possivelmente o número de clientes.

 

 

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