Conecte-se com seu Público-Alvo: Use os Arquétipos de Marca

No mundo saturado de marcas de hoje, destacar-se no meio da multidão é um desafio constante. É aí que entra o poder dos arquétipos de marca, ferramentas valiosas para construir uma identidade única e memorável para sua empresa criar uma maior conexão com o público.

O que é um Arquétipo de Marca?

Em termos simples, um arquétipo de marca é um conjunto de características e valores que definem a personalidade da sua empresa. Eventualmente, são 12 modelos universais que definem a essência de uma empresa, seus valores, motivações, desejos e como ela se conecta com o seu público.

Ao definir seus Arquétipos de Marca, está abrindo o caminho para aqueles consumidores que se conectam com seus valores e aspirações. Sendo assim, você: Cria uma identidade forte e memorável, se diferencia da concorrência, conecta-se com o público em um nível emocional e comunica sua mensagem de forma clara e eficaz.

Os Principais Arquétipos

  1. O Inocente: inspira pureza, simplicidade e positividade em relação a si mesmo e ao mundo. (Ex: Dove)
  2. O Sábio: fonte de sabedoria, acredita que compartilhar conhecimento é uma forma de entender o mundo e chegar até grandes lugares. (Ex: Google)
  3. O Herói: corajoso, esforçado e está sempre em busca de desafios. (Ex: Nike)
  4. O Fora da Lei: inconformado, questionador e autêntico, trazendo grandes inovações. (Ex: Apple)
  5. O Explorador: transformador, aventureiro e inspirador para descobrir o mundo. (Ex: Starbucks)
  6. O Mago: criativo, passa a sensação de liberdade e muitas vezes pode ser interpretado como louco. (Ex: Red Bull)
  7. O Cara Comum: tem como caracteristica principal a rotina, ele tenta se misturar ao seu dia a dia. (Ex: Havaianas)
  8. O Amante: traz uma sensação de ousadia e busca a intimidade com o telespectador. (Ex: Victoria’s Secret)
  9. O Bobo: divertido, irreverente e acessíveis. (Ex: Old Spice)
  10. O Cuidador: protetor, acolhedor e dedicado ao bem-estar do próximo. (Ex: Johnson & Johnson)
  11. O Criador: inovador, artista e em busca de quebrar barreiras. (Ex: Lego)
  12. O Governante: líder, responsável e que busca ordem e segurança. (Ex: BMW)
Pessoa pulando umapoça de água com um tenis da nike
Nike: Arquétipo Herói

Como escolher o Arquétipo ideal para sua Marca

Enquanto escolhe o arquétipo que mais se conecta com sua empresa, é fundamental considerar:

Valores e missão da marca: qual a mensagem que você deseja transmitir ao seu consumidor? Ou seja, porque sua empresa existe? O que você almeja com ela? Como ela se portará diante a sociedade?

Público-alvo: qual tipo de pessoa você deseja alcançar? Em outras palavras, é o tipo de perfil das pessoas que costumam comprar seu produto ou consumir seu conteúdo.

Concorrência: como se diferenciar dos seus principais concorrentes? Aqui, você deve olhar tanto para o que seus concorrentes fazem e da certo, mas também o que combina mais com seu público alvo.

Para de fato aplicar o Arquétipo em sua marca, você deve pensar desde as cores usadas em seu logo, até a forma como se comunica. Por isso: defina a personalidade da sua marca, crie uma identidade visual consistente com logotipos, cores e imagens coerentes, desenvolva uma comunicação autêntica com mensagens e histórias que dispertem emoção e ofereça uma experiência de marca memorável em todos os pontos de contato com o cliente.

Computador, celular e câmera da Apple
Apple: Arquétipo Fora da Lei

Benefícios

Conexão emocional com o público: cria uma identidade forte e memorável, conexão em um nível mais profundo e transmite valores e aspirações da marca de forma clara e eficaz.

Diferenciação da concorrência: posiciona a marca de forma única no mercado, permite que a marca se destaque dos seus concorrentes e cria uma proposta de valor mais atraente para o público.

Clareza na comunicação: define a personalidade da marca e como ela se comunica, orienta a criação de mensagens e conteúdos mais consistentes e facilita o reconhecimento da marca pelo público.

Fortalecimento da marca: aumenta a fidelidade do cliente, cria uma comunidade em torno da marca e torna a marca mais resistente a crises e desafios.

Eficiência em marketing e vendas: permite a criação de campanhas mais direcionadas e eficazes, facilita a segmentação do público-alvo e aumenta o retorno sobre investimento (ROI) em marketing.

Conclusão

Bem como dito anteriormente, os arquétipos de marca são ferramentas valiosas para construir uma marca forte, memorável e conectada com o público. Ao escolher o arquétipo ideal e utilizá-lo de forma estratégica, você poderá se destacar da concorrência, construir uma comunidade em torno da sua marca e então impulsionar seu crescimento organicamente.

Carro da Red Bull andando pela lama
Red Bull: Arquétipo Mago

Portanto, é importante confiar em uma empresa com profissionais experientes em arquétipos de marca pode facilitar o processo de crescimento da sua marca. A equipe especializada da EJEM realiza um serviço de planejamento de marketing completo e te auxiliará na escolha do arquétipo ideal e na criação de uma estratégia de marketing consistente, além disso, te auxiliar na mensuração dos resultados da empresa.

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