3 VANTAGENS DE REALIZAR UM PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

3 VANTAGENS DE REALIZAR UM PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Caio Maia Garcia

registro de água e tubulações

Quem nunca se deparou com infiltrações causadas por erro nas tubulações hidráulicas? Quem nunca teve dificuldade na manutenção dos encanamentos de água ou da caixa d’água? Quem nunca se deparou com uma conta de água com valor acima do normal? Além destes problemas, há inúmeros outros que podem ser evitados com a realização de um bom projeto de instalações hidráulicas.

Muitas pessoas acreditam que as tubulações hidráulicas são fáceis de se instalar apenas com ajuda de seu encanador. E realmente pode ser fácil, porém deve-se ter em mãos um projeto.

Um projeto de instalações hidráulica tem como finalidade fazer a distribuição da água que chega da rua até os seus aparelhos de utilização, passando pelos reservatórios, e depois retornando para a rua após seu uso. Tudo isto respeitando todas as normas e com um estudo para ser distribuída com sua pressão e vazão adequadas.

“Muitas pessoas acreditam que as tubulações hidráulicas são fáceis de se instalar apenas com ajuda de seu encanador. E realmente pode ser fácil, porém deve-se ter em mãos um projeto.”

Com um bom projeto e o emprego de materiais de qualidade podem ser destacadas três grandes vantagens:

Economia:

Todos os projetistas conhecem e vêm se aprofundando muito no sistema BIM, que prevê integração entre todas as partes de um projeto. Mesmo assim, há inúmeros casos de perfuração de viga, desalinhamento de tubulação, rompimento de eletrodutos e tubulações por pressão, entre outros.

O projeto de instalações hidráulicas é capaz de prever onde realmente podem ser instaladas as tubulações sem possíveis imprevistos e reparos. Isso garante que, durante a obra, já se observe uma economia, a partir da minimização dos desperdícios.

Além disso, existem muitos erros relacionados ao dimensionamento do encanamento que acarretam em vazamentos. Dessa forma, a conta de água torna-se uma surpresa desagradável. Com um projeto bem feito e os encanamentos bem dimensionados, esse problema é evitado (e o bolso agradece mais uma vez).

Facilidade em futuros reparos:

A maioria das pessoas já fizeram algum tipo de reforma em sua casa, porém não tinham ideia se, por exemplo, ao quebrar uma parede poderia ter algum encanamento. Além de que toda edificação tem uma vida útil e em determinado período necessitará de reparos.

Com um projeto de instalações hidráulicas em mãos todos estes reparos seriam muito mais fáceis e sem dores de cabeça.

Evitar possíveis patologias:

De acordo com o SINDUSCON-SP, 75% das patologias da construção são provenientes de problemas relacionados com as instalações prediais de água e esgoto. Um projeto seguido das normas e com um estudo aprofundado em cima, consegue evitar estes futuros problemas.

O conhecimento e experiência de quem elabora a estrutura hidráulica de uma residência é muito benéfica, mas não se deve descartar o estudo e as atualizações técnicas de um projetista.

Para concluir, é interessante ressaltar que o valor investido em planejamento e projetos é muito mais vantajoso do que correr o risco de ter todos estes problemas durante e depois da obra. Como na vida, nas obras o planejamento é o caminho para se obter sucesso.

São estes os grandes motivos para se realizar um projeto de instalações hidráulicas. Caso queira saber mais sobre o mesmo ou outras soluções que a Empresa Júnior Engenharia Mackenzie oferece, entre em contato conosco!

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo