Energia Solar: O que é, vantagens e desvantagens

Felipe Alberine Simões

Placas fotovoltaicas usadas para transformar a energia solar em energia elétrica

Todos os dias, milhares e milhares de tipos de contaminantes entram em contato com o meio ambiente, e boa parcela disso está ligada ao uso de combustíveis fósseis como fontes para gerar energia. Com isso, a busca por novas fontes de energia que sejam limpas, ou seja, que não agridam o meio ambiente e que sejam renováveis, está cada vez mais presente na nossa sociedade.

Nesse contexto, a energia solar vem tomando grandes proporções quando se trata do assunto energia limpa. No entanto, ela possui vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de projetar e instalar em sua edificação.

 

O que é Energia Solar?

Para entender as vantagens e desvantagens da energia solar, primeiro é preciso saber do que ela se trata. A energia solar se baseia na transformação dos raios ultravioletas do sol em energia elétrica através de placas fotovoltaicas, que são instaladas nos telhados das residências e indústrias.

A energia luminosa captada pelas placas é transformada em energia elétrica e pode ser armazenada em baterias, diminuindo o consumo de energia do usuário. Além disso, a energia solar é uma das únicas que são 100% limpas, não produzindo nenhum tipo de poluição, seja ela no solo, água, ar, poluição visual e até poluição sonora.

Energia solar usada para recarregar o carro

Desvantagens da Energia Solar

O uso de placas fotovoltaicas para a geração de energia, mesmo sendo uma opção muito boa, possui algumas desvantagens em relação a outros métodos de geração de energia. Como por exemplo:

Alto custo

Um grande problema do uso de painéis fotovoltaicos é que no Brasil, o governo ainda não incentiva esse método. Portanto, os materiais desse tipo de instalação acabam tendo um preço elevado, fazendo com que o projeto tenha um custo inicial muito caro. Portanto, é preciso realizar um estudo minucioso para ver em quanto tempo esse alto investimento inicial terá retorno, propiciando vantagem para aquele que o implementou.

Não gera energia à noite

Como o nome já diz, a energia solar depende dos raios do sol, portanto, à noite e em dias muito nublados, essa fonte de energia acaba não sendo muito eficaz. Porém, se durante o dia as placas fotovoltaicas produzirem mais energia do que se consome no local, essa energia pode ser armazenada em baterias. No entanto, se o sistema estiver conectado na rede essa energia é transformada em créditos que podem ser usados nesses momentos que não tem sol.

Falta de investimentos no Brasil

Como já foi dito, a energia solar ainda tem um preço muito alto para ser instalada. Isso ocorre devido à falta de incentivo fiscal do governo, que faz com que esse método acabe parecendo pouco interessante quando analisado a curto prazo. Entretanto, com o passar dos anos, isso vem mudando e cada vez fica mais barato instalar essa tecnologia nas edificações.

Necessita de bastante espaço

Para as placas fotovoltaicas conseguirem produzir energia o suficiente para manter uma edificação, é preciso uma área muito grande. Se for um edifício, a parte do telhado tem que ser grande o suficiente para suportar as placas.

Existem também lugares em que as placas são colocadas em suportes no chão, porém mesmo assim, ainda é necessária uma área de terreno livre bem grande. Portanto, nem todas as áreas conseguem produzir energia para se manter de forma autônoma, sempre precisando completar com a energia da concessionária.

Placas fotovoltaicas usadas para transformar a energia solar em energia elétrica

Vantagens da Energia Solar

Apesar de ter algumas desvantagens, fontes de energia renováveis possuem diversas vantagens e a energia solar não é diferente. Portanto, confira algumas vantagens de instalar placas fotovoltaicas. 

Energia limpa e renovável

Com certeza, uma das principais vantagens da energia solar, é que ela é uma fonte de energia limpa. Deste modo, durante a produção de energia não é emitido nenhum tipo de contaminante para o meio ambiente. Sendo assim, isso contribui para a diminuição do efeito estufa, que é gerado por outras fontes de energia a base de combustíveis fósseis.

Outra vantagem importante, é que além de não poluir o meio ambiente, a energia solar é totalmente renovável, precisando apenas dos raios ultravioletas do sol para a produção de energia. Portanto, enquanto tiver sol, terá energia.

Pouco impacto para a região instalada

A energia solar se diferencia muito de outras fontes renováveis de energia . As hidrelétricas, por exemplo, necessitam de um desmatamento enorme de uma área, deslocando pessoas e animais de uma determinada região para a construção de uma barragem. Enquanto a energia solar, é facilmente instalada em cima das construções sem gerar qualquer tipo de modificação no local. Além disso, o sistema de placas fotovoltaicas é totalmente silencioso, podendo ser instalado em residências sem problemas algum.

Economia na conta de luz

Além da energia solar não prejudicar o meio ambiente, ela ainda ajuda a economizar muito na conta de luz. Uma instalação bem-feita de placas solares pode reduzir de 50% a 95% da conta de luz. Isso é um ponto a ser levado em consideração na hora de projetar, pois mesmo o investimento sendo alto no começo, ao longo do tempo o investimento é devolvido por causa dessa diminuição da conta de luz.

Não necessita de rede elétrica

As instalações de placas fotovoltaicas podem ser feitas em locais remotos, onde a rede elétrica não chega. Uma energia muito mais barata que as provenientes de geradores a combustão e pode ser armazenada em baterias para momentos em que não há luz do sol. Além disso, são muito mais fáceis de serem transportadas e instaladas.

Vida útil e pouca manutenção

A energia solar, além de contar com instalações relativamente simples, tem uma vida útil bem grande. As placas fotovoltaicas podem funcionar por mais de 25 anos. Com manutenção simples e periódica, esse método de obter energia vai funcionar anos sem dar trabalho e prejuízo.

Valorização do imóvel

Outro ponto importante a ser considerado é que, como a energia solar é um investimento a longo prazo, imóveis com essa tecnologia instalada possuem uma boa valorização na hora da venda. Além de, atualmente, terem uma maior procura entre os compradores. Portanto, uma edificação com energia solar, além de ser mais fácil de vender, ainda possui um valor maior no mercado.

Sol o ano inteiro

Um ponto positivo é que o Brasil, por sua localização geográfica, tem uma intensidade luminosa muito grande. Portanto, o sol começa a iluminar as placas bem cedo e termina bem tarde, diferente dos países mais afastados dos trópicos onde o tempo de sol é bem reduzido, assim dificultando a geração de energia solar. 

 

Conclusão

Do ponto de vista econômico, a energia solar é um investimento a longo prazo. É preciso ter um investimento inicial alto e ir, ao longo de alguns anos (em média 5 anos), recuperando o valor investido, para depois contar com valores baixíssimos de contas de energia. Olhando para o ponto de vista ambiental, a energia solar é extremamente benéfica.

 Além de ser uma fonte renovável de energia, a transformação de raios ultravioletas em energia não libera nenhum poluente para o meio ambiente. Além disso, as placas fotovoltaicas são facilmente acomodadas em cima das edificações, sem gerar nenhum impacto na área, além de serem silenciosas.

Portanto, é extremamente importante que cada vez mais pessoas adotem e implementem a energia solar nas indústrias e residências. Com isso, contribuímos com o meio ambiente e, quanto maior for o interesse da população neste tipo de tecnologia, maior será a tendência de os preços caírem. Deste modo deixando essa tecnologia cada vez mais acessível para todos.

No entanto, é de suma importância contratar uma empresa e fazer todos os projetos corretamente para obter os resultados desejados e satisfatórios.

Banner newsletter

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!