Vantagens do Desenvolvimento de Produto para seu Negócio

Pedro Samuel Santos dos Santos

Desenvolvimento de Produto sendo feito na prática

Patente, originalidade, inovação, transformação são palavras que em geral acompanham uma empresa que quer crescer. Buscar algo que a diferencie da empresa concorrente é a meta de todo empreendedor. Um produto único é sinônimo de quem quer fazer a diferença no mercado.

As inovações não surgem instantaneamente, pois o processo é complexo e demorado. O desenvolvimento de produto é um trabalho em equipe e quando todos trabalham em união pode-se ter sucesso. Mas como começar a desenvolver esse processo?

Dando Vida às Ideias:

Um dos pontos mais importantes das novas ideias são as intenções que elas trazer por trás. Pessoas que querem fazer suas empresas deslancharem tem de ter mentes abertas a novos horizontes e ideias todos os dias. E é assim que o desenvolvimento de produto começa a tomar forma.

Produtos únicos têm força e originalidade pois a ideias foram trabalhadas com calma. Mas muitas não conseguem se desenvolver, pois ainda lhes faltam suas pedras de apoio.

O que difere uma ideia boa de uma mediana é a paixão. Pessoas apaixonadas são capazes de encontrar soluções para a perfeição. Afinal, para que um produto seja bom, o seu desenvolvimento deve ser extenso. Muitos testes devem ser feitos até que a solução seja encontrada.

Sua forma de ver o mundo deve estar implementada no desenvolvimento de produto. A originalidade do design, ergonomia e usabilidade são fortes indícios que a sua ideia tem futuro. Entretanto só isso não é suficiente.

Por que a sua ideia é melhor do que as outras?

Essa é uma pergunta que vão te fazer! Então é necessário definir o que será feito; por que será feito; como será feito e qual será seu custo com isso.

Com isso surge de fato a objetividade do seu produto. Perguntas simples que serão a base do que você busca desenvolver.

Moldar ideias em produtos não é difícil. Mas criar um produto que o mercado ainda não exista, é onde o verdadeiro desafio começa. Tendo isso em mente, o desenvolvimento de produto pode começar.

Desde a concepção da ideia até a entrega, o foco é entender a viabilidade do produto na sociedade. Todos os processos do desenvolvimento dele devem buscar o porquê de o produto estar sendo desenvolvido.

Assim, vamos tratar nosso processo de produção em 3 pilares:

1.Modelagem:

Toda empresa que busca inovar, tem a tendência te ter um futuro promissor. Ser diferente em um mercado consolidado é o mesmo que amedrontar a concorrência. Se destacar em meio a mesmice do cotidiano ajuda a empresa a crescer.

Gerar uma nova frente de competitividade é uma forma de aumentar a sua demanda. Ter um produto exclusivo é ser como água no deserto.

Simbolizar força de vontade, inovação, desenvolvimento, inspiração e transformação com produtos únicos gera competitividade. Essa por sua vez é o que move o mercado. As empresas de grande porte sempre inventam produtos novos todos os dias. E o que impede a sua de ser parte desse ramo?

Assim um dos passos para que o desenvolvimento de produto ocorra é a modelagem. Transformando as ideias em algo que possa ser visualizado de forma simples para todos.

O principal intuito dessa etapa é transformar a ideia em algo 3D ou 2D. É um processo de criatividade então ser livre é o principal intuito. É o ponto onde todos os sonhos para o produto podem ou não ser utilizados para fazer parte da realidade.

Com essa parte do desenvolvimento de produto concluída é possível analisar aspectos físicos do produto como tamanho, ergonomia, design, corres e conceitos nele postos. A participação das pessoas é algo fundamental durante essa discussão. Ideias diferentes podem agregar no produto pontos novos todas as vezes

Assim pode-se encontrar falhas previas no produto antes de que a prototipagem comesse. Montar o produto antes mesmo que ele seja produzido é um dos segredos da vitória.

2.Estudo de Mercado:

No desenvolvimento de produto, toda ideia nova tem a sua forma de oposição. Seja uma proposta similar, quanto algo que soluciona de uma forma diferente o problema.

O mercado em que o produto vai ser inserido deve ser estudado. Os seus principais concorrentes e produtos similares devem ser encontrados. A missão do produto é ser diferente do que o mercado já oferece para que a empresa possa crescer.

planejamento estratégico (1) é uma forma de diferenciar a empresa em meio a concorrência. Guiando-a para um objetivo maior. Fazendo com que seja possível encontrar as melhores formas de se alcançar o desenvolvimento de produto mais completo.

Uma das perguntas a serem feitas nesse passo é: “Como meu produto afeta o mercado?

Com base nela é possível adotar um plano de ação para o lançamento do produto no mercado. É um passo estratégico para analisar a concorrência e o impacto social que o produto causará.

Estudo de mercado no processo de Desenvolvimento de Produto

Processos como a criação de patente podem ser iniciados nesse pilar. Garantir que a sua ideia é única e que ninguém poderá copiá-la, garante a autenticidade do produto em meio a concorrência. 

É importante lembrar que para um produto venda é necessário que o público-alvo dele seja claro e necessite desse produto. Assim o estudo de mercado deve analisar as probabilidades de compra.

Assim é possível entender a viabilidade pratica da aplicação do produto juntamente com a sua forma de implementação. Como que ocorra a sua patente e a competitividade que ele vai encontrar no mercado. 

3.Estudo do processo de produção:

Um dos pilares do desenvolvimento de produto é a forma que ele vai de fato ser produzido. Ou seja, é necessário fazer o estudo dos processos vigentes do produto para que ele possa ser produzido e vendido, juntamente com os seus

Assim se forma um processo de extensa pesquisa em funções dos elementos que o produto necessita para ser fabricado. É necessário fazer estudos como qual maquinário será utilizado para a produção e quais as pessoas que irão realizar o processo.

Entra em questão o processo de pesquisa de materiais (2). Onde serão estudados como os componentes do produto se comportarão, a sua função dentro do total, a sua resistência e quais materiais serão utilizados.

É nessa etapa onde os gastos fixos são definidos. Esses vão de o maquinário ao custo da meteria prima que será utilizada para a composição do produto. Com isso podem se definir os principais custos de produção.

Um dos processos complementares a isso é a implementação de um plano de manutenção (3). Onde se torna possível prever possíveis falhas no maquinário para que a empresa não tenha gastos repentinos no futuro.

Lembrar-se de quem faz os processos do produto é fundamental. Pois pode haver uma perda de rendimento caso os funcionários da empresa não se sintam bem produzindo o produto. Assim sempre se levando em consideração o trabalho do funcionário, o desenvolvimento de produto também necessita estudar a forma mais correta de produção de projetos.  

Conclusão:

O desenvolvimento de produto é um diferencial que qualquer empresa que busca crescer tem de passar para lograr êxito no mercado. É possível inovar e desenvolver uma gama de clientes nova com um produto único.

Mas o mais importante é que os processos para isso são complexos e demandam pessoas. Tanto para com quem vende quanto para quem consume o serviço. É importante levar em consideração a opinião de muitas pessoas para que as ideias boas se tornem produtos excelentes.

Toda ideia pode assim ser trabalhada com o desenvolvimento de produto. Assim esse pode ajudar a empresa a criar competitividade e novidades dentro do mercado em que vai ser inserido. Além de concretizar sonhos em produtos reais e úteis.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!