UTILIZAÇÃO DE PLACAS FOTOVOLTAICAS EM RESIDÊNCIAS

Luma Carvalho

Atualmente, a sustentabilidade e a preservação ambiental são frequentemente debatidas e se faz presente nas diversas áreas das engenharias. O processo de produção energética é o campo da Engenharia Elétrica que pode gerar a maior quantidade de poluentes. Para evitar a contaminação do meio ambiente, foram pensadas e desenvolvidas ideias para transformar o processo para gerar energia mais sustentável.

Em 1839, o físico Alexandre Edmond, por meio de uma pesquisa sobre circuitos elétricos, pôde observar pela primeira vez o efeito fotovoltaico. Ao passar dos anos e do avanço tecnológico se tornou possível fazer todo o processo energético de uma maneira menos grave para o meio ambiente: a utilização de raios solares para produção energética. Hoje em dia, é viável até usufruir esse serviço no conforto de sua casa através da utilização de placas fotovoltaicas.

As Placas Fotovoltaicas são painéis formados por células fotovoltaicas que absorvem a luz solar e através de um processo conhecido com Efeito Fotovoltaico.

O que é e como funciona uma Placa Fotovoltaica? 

As placas fotovoltaicas são painéis formados por células fotovoltaicas que absorvem a luz solar e através de um processo conhecido com Efeito Fotovoltaico. Nesse processo, toda a luz solar absorvida pelas placas durante o dia, são transformadas em energia solar. A energia solar passa por um processo onde é convertida em energia elétrica e então é usada para alimentar todos os aparelhos na casa.

Durante o dia, a energia obtida através das placas fotovoltaicas será suficiente para alimentar toda a casa e ainda produzirá em excesso. Esse excedente será armazenado para o período noturno onde não há a produção de energia.

Isso somente é possível por causa da Agência Nacional de Energia Elétrica, pois em sua Resolução Normativa, mais especificamente o de Nº 482, é assegurado a quem quiser gerar sua própria energia, terá o direito de conectado sua geração de energia em sua rede elétrica. Essa resolução é essencial para não necessitar de outra fonte energética que não seja a que você produz em sua casa.

É importante ressaltar que para obtenção de energia solar, o dia não precisa estar obrigatoriamente ensolarado. Em dias nublados é possível continuar produzindo energia solar, as placas fotovoltaicas continuam absorvendo os raios luminosos  porém sua intensidade será drasticamente reduzida. Além do mais, não é preocupante a não geração de energia durante a noite, pois temos a vantagens de ser um país em que o sol está presente e forte em praticamente o dia inteiro.  

Quais são as vantagens de instalar Placas Fotovoltaicas em minha casa?

Essa tecnologia, apesar de ser classificada como “alto custo” mostra-se bem mais econômica que fazer uso da energia convencional. O Governo dá benefícios para quem gera sua própria energia, como isenção do PIS ( Programas de Integração Social), o CONFIS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e ICMS ( Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) sobre a energia gerada. E seu bolso agradece pela economia de até 95% na conta de luz somente pelo fato de não pagar para uma distribuidora.

Mesmo com sendo um alto investimento inicial, as placas voltaicas podem surpreender quando o assunto é economia a longo prazo e ainda são de grande ajuda à natureza, tendo em vista que sua energia é limpa e sua fonte é renovável.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo