Como fazer uma boa gestão financeira pessoal

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

Lucas Liutkevicius

Em meio à todas as crises econômicas e financeiras acontecendo no país nesses últimos anos, há algumas dicas de como ter um bom controle financeiro pessoal e educacional, e não passar aquele sufoco com dividas e juros, seguem elas abaixo:

 

  • Você pode realizar planilhas para ter uma melhor organização financeira:

-Fazer um acompanhamento todo mês de todo o dinheiro que entra, e todas as despesas, sendo elas como fixas e variáveis;

-Criar uma planilha de gastos para se lembrar com mais facilidade aonde o dinheiro está indo, sendo assim, realizar uma redução de custos.

 

  • Mudança de hábito e controle psicológico emocional financeiro:

-Comparar preços. Com esta finalidade, o indivíduo tem como objetivo uma mudança de hábito, e o primeiro passo é pesquisar no máximo de opções possíveis antes de fazer a compra;

-Fazer uma lista dos desejos e não comprar em imediato, esperar dois meses e ver se realmente ele é necessário, na maioria dos casos a pessoa perceberá que aquela compra seria supérflua, pois aquilo não estaria fazendo falta no cotidiano.

 

  • Planejamento financeiro a longo prazo e a curto prazo:

-A partir dele você traça os objetivos que deseja alcançar, quais serão e como serão realizados;

-Estabelecer metas fáceis de serem alcançadas, porém crescentes. Quando estabelecemos metas muito difíceis de serem alcançadas logo de início a curto prazo, isso acaba nos afetando negativamente;

-Fazer previsões para despesas anuais. Muitas das vezes levamos um grande susto na chegada do IPTU, IPVA, matriculas etc., quando temos um controle financeiro pessoal, há uma maior facilidade em dividir os gastos anuais, podendo fazer uma soma deles e dividindo por doze, tendo em si um valor mensal para colocar em sua planilha de controle de gastos.

 

  • Educação financeira:

-Não tenha um estilo de vida “ostentador”. Gastar mais do que ganha é um erro fatal. “Quem esbanja não é rico, é pobre. Viver com sabedoria é ser feliz com o mínimo de bens materiais possíveis”.

 

  • Saber investir em diversos aspectos:

-Investimentos no mercado. Saber aonde investir é essencial, há diversas opções de como e aonde investir, por exemplo: bolsa de valores, empréstimos, imóveis, entre outros.

 

  • Cálculos financeiros:

-Aprender o básico sobre como fazer cálculos financeiros é extremamente importante, saber a relação entre tempo sobre dinheiro é considerável uma prática muito útil para que você não faça compras equivocadas

 

  • Dívidas e dinheiro parado ou mal investido:

-Tome muito cuidado com parcelamentos e PRINCIPALMENTE aos juros, fazer dívidas é uma má opção para a sua gestão financeira, pesquise sempre outras alternativas, ou até mesmo, se aquilo que você quiser for de extrema importância e necessidade, tente ajuntar o máximo que puder em um menor tempo possível, faça uma análise de possíveis gastos que possam ser cortados ou ao menos diminuídos;

-Em vez de deixar o dinheiro parado em uma conta corrente, ou até mesmo emprestado para um amigo, reveja e analise este ato, procure outras fontes aonde você possa deixar seu dinheiro que estava parado, rendendo sem que você tenha que fazer algum esforço.

 

  • Seguindo esses passos, você já terá um grande avanço em suas finanças pessoais, podendo assim, após esse planejamento orçado, fazer investimentos e multiplicar seu dinheiro.

 A empresa Sebrae montou uma cartilha com passo-a-passo de como ter um bom planejamento e controle financeiro pessoal, veja neste link.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo