TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: COMO UTILIZAR

Bruno Pires

 A construção é uma das maiores indústrias do planeta, que cresce a cada dia mais, e devido isso gera inúmeros empregos contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento da sociedade. Visto isso, as empresas precisam se preparar adequadamente para melhorar, entre outras coisas, a gestão de seus projetos. Já estamos numa fase onde os projetos tornam-se cada vez mais complexos. Como um gestor pode dar conta de uma demanda crescente sem diminuir a qualidade do serviço prestado e, ainda, respeitando o tempo de entrega?

 

     Além disso, atualmente, a preservação do meio ambiente torna-se cada vez mais importante, uma vez que, o planeta encontra-se repleto de entulhos e poluição por toda parte. Tal fator é importante uma vez que gera transtornos a saúde da população. Como a população pode continuar fazendo obras pelo planeta sem causar estragos ao mesmo?

Para que serve a tecnologia na Construção Civil?

    A tecnologia, além de ser utilizada para lazer, vem sendo muito utilizada na área de construção civil, tanto no projeto e no seu desenvolvimento, quanto nos materiais que darão forma a construção. 

   Há cerca de 20 anos pesquisadores desenvolvem novas tecnologias utilizáveis para construção civil. Tal feito aumenta a produtividade dos projetos e aperfeiçoa a execução de diversas etapas da construção. Além disso, a tecnologia pode criar materiais resistentes, leves, econômicos e sustentáveis.

” Há cerca de 20 anos pesquisadores desenvolvem novas tecnologias utilizáveis para construção civil. Tal feito aumenta a produtividade dos projetos e aperfeiçoa a execução de diversas etapas da construção.”

Tecnologia no planejamento da obra:

  Quando se pensa em economizar tempo para finalizar uma construção à tecnologia não pode ficar de fora. Sendo parte importante para desse processo temos:

  • Smartphones, computadores e tablets: Tais meios são úteis para organização de informações referentes à obra, como, cálculos a serem feitos.
  • Modelagem 3D: Pode ser utilizada para visualização do projeto de maneira mais fácil, alteração ou atualização do projeto em tempo real, além de mostrar o resultado final.
  • Drones: Os drones ainda são pouco utilizados na construção civil, mas tem utilidades que agregaram o processo das obras. Eles são utilizados como ferramenta de inspeção da obra de uma forma mais ágil e que podem ser feitas com maior frequência.
  • Estações Robóticas: A estação robótica é um dos instrumentos mais utilizados nas preliminares das obras. Seus benefícios incluem medidas mais precisas, logo, menor índice de erro.

    Tecnologia nos materiais:

      O uso de materiais feitos com base na tecnologia gera menor número de rejeitos, sendo assim, o mundo torna-se um lugar menos poluído com futuro mais promissor.  Úteis para intensificar tal sustentabilidade tem-se:

    • Impressão 3D: A impressora 3D produz diversos materiais personalizados de forma rápida e econômica.
    • Concreto Inteligente: O concreto inteligente é um material capaz de curar suas próprias rachaduras, desta maneira a obra torna-se mais segura de edificações e pavimentos.
    • Alumínio Transparente (ALON): O ALON é uma tecnologia de construção que vem sendo utilizado por militares na fabricação de janelas blindadas e lentes ópticas.
    • Tintas Solares: Pesquisador de diversas nacionalidades vem desenvolvendo tintas capazes de absorver luz solar e converter em energia. Com tal produto outros modos de fornecimento de energia seriam deixados para trás.

      Inovação Necessária:

         A tecnologia traz uma nova perspectiva para todo setor produtivo, deixando de ser vista como um instrumento competitivo para se tornar uma necessidade. Sendo assim, visto os benefícios proporcionados pela tecnologia nota-se a necessidade da implementação dela na construção.  Sem ela torna-se mais trabalhoso planejar e construir uma obra.

       

     

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo