O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO BASEADO NA GESTÃO DA QUALIDADE

Lucca Branda

Inicialmente ao falar sobre qualidade, muito se relacionava apenas aos conceitos técnicos de uma produção. Posteriormente, esse conceito passou a ser peça-chave para a visão de Satisfação dos Clientes. Visto que, todos, tendem a ser mais prudentes e rigorosos na hora de adquirir algum serviço ou produto. 

Dessa forma, um aumento significativo na qualidade significa uma maior atração de consumidores e também maior excelência do negócio facilitando as vendas e aumento na lucratividade.

Em virtude disso, uma Gestão da qualidade tornou-se indispensável para as empresas diante do cenário competitivo atual. Sua importância se dá pelo fato de o produto ou serviço, ser fiscalizado em suas diversas funções, forma de fabricação, distribuição e comercialização. 

Assim, a gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção, processos e serviços de determinada instituição. Tem o objetivo de dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, de forma a garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas.

Dessa forma, um aumento significativo na qualidade significa uma maior atração de consumidores e também maior excelência do negócio facilitando as vendas e aumento na lucratividade.

Ademais, quando se trata sobre qualidade, muito se fala na necessidade em adequações a especificações e certificações por normas de padronização para os determinados serviços ou produtos. Isso torna mais complexo e difícil de se aplicar em uma determinada empresa ou indústria. 

O que acaba por desanimar muitos gestores que se interessam sobre a gestão da qualidade em seus negócios. Sendo assim, é importante destacar que a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação, embora esta seja a forma mais comum de adotá-la. 

Ainda que não haja essa certificação (que gera credibilidade para a empresa), a implantação de uma gestão desse tipo sempre envolve o uso de algumas ferramentas da qualidade, ou princípios dessa forma de gerência que podem e devem ser observados por qualquer organização que mire o sucesso.

 

Rolar para o topo