A Simulação Mecânica no desenvolvimento de produtos

Rafaela Magalhães Arantes Costa

Teste de deslocamento de uma garra em uma simulação mecânica

  Com o grande avanço que a tecnologia vem apresentando, ouvimos falar muito sobre o uso de softwares na produção. Para a área de desenvolvimento de produtos, não seria diferente. Esses mecanismos são de grande ajuda, principalmente quando se trata de uma Simulação Mecânica. Podendo apresentar resultados como maior precisão, menor gasto de produção e sendo ainda um diferencial para o mercado.

 

   O que é uma simulação mecânica?

  Como o próprio nome já diz, é uma experimentação realizada virtualmente que se assemelha ao que é feito na prática. As simulações são realizadas em diferentes tipos de softwares e podem oferecer diversos testes para a sua peça.

  Elas também podem fornecer uma vasta base de dados sobre o seu produto e o material utilizado para o mesmo. Assim como algumas dicas para otimizar e diminuir o desperdício de material para a fabricação da peça.

  Sendo assim, para uma análise mais precisa dos dados, é preciso que haja um estudo por trás. Ou seja, são necessários profissionais treinados da área para a realização e análise dos testes.

  Assim valendo a capacitação dos funcionários de sua empresa para a implementação deste serviço. Ou então, a terceirização do mesmo com empresas especializadas para melhores resultados. A exemplo, temos a Empresa Júnior Engenharia Mackenzie, a qual apresenta Simulação Mecânica como uma de suas soluções.

 

   O que a simulação mecânica oferece?

  A simulação mecânica pode prover diferentes tipos de testes e resultados, como:

  • Teste de compressão e tração – quão resistente é sua peça para determinada situação;
  • Teste de tensão – quão próxima a peça está de se deformar dada a condição informada;
  • Teste de deformação – possíveis danos causados em sua peça devido a certa situação;
  • Fator de segurança – quão perto ou distante sua peça está de se quebrar, dadas as circunstâncias;
  • Teste de resistência do material – quão bem o material escolhido se sai para o trabalho desejado.

  Os dados resultantes das simulações mecânicas apresentam informações cruciais sobre o produto e o seu material. E além disso, também é possível apresentá-los de maneira bem mais visual, por meio de um sistema de cores. Assim tornando de fácil compreensão o que deve ser mudado para otimizar sua peça de maneira mais consciente. Além de indicar quais as áreas que precisam de maior cuidado, sendo preciso um diferente formato ou material para elas.

  Além disso, por possuir um vasto banco de dados com diferentes materiais, a simulação mecânica possibilita ainda mais testes. Favorecendo a comparação do desempenho de todos aqueles materiais em que tenha interesse. Assim, ela lhe mostrará quais são os pontos fracos e o que mais se destaca em cada material. Ajudando a perceber qual deles melhor se adequa ao seu produto.

  Os softwares de simulação mecânica também conseguem indicar onde há um excesso de material em sua peça. Ou seja, eles mostram áreas do produto em que se pode retirar o material, sem perder a qualidade do produto.

  Todas essas informações promovem, de maneira mais ágil, uma melhor performance de seu produto. Trazendo um resultado ainda melhor para seus clientes. Assim como uma grande otimização para sua produção e redução de seus gastos.

   Quais vantagens ela traz para sua produção?

  • Agilidade no desenvolvimento: com a praticidade garantida pela simulação mecânica, inúmeros testes físicos não são mais necessários para sua produção. O problema dos diversos ensaios e protótipos é solucionado por algumas análises do modelo 3D no computador;
  • Economia na produção: a simulação mecânica garante uma diminuição dos custos da produção. Já que não se faz necessária a produção de diferentes protótipos físicos para os testes. Apenas um modelo 3D da peça é utilizado para diferentes tipos de análises e de materiais. Assim, economizando na criação de amostras destrutivas e na realização de diferentes testes para as mesmas;
  • Impacto ambiental mais positivo: menor produção de resíduos durante a criação de seu produto. Com o uso da simulação mecânica, a produção de peças de descarte vindas de testes físicos é inexistente. Assim, evitando o desperdício de material para os protótipos, tal como o seu descarte após os ensaios;
  • Maior precisão: diferentes testes para saber a eficiência de seu produto não se fazem mais necessários. Com a alta precisão dos softwares de simulação mecânica, é possível garantir a segurança de seu produto com menos testes. Menos gastos para teste, sem perder a qualidade do produto;
  • Otimização da peça: outra vantagem da simulação mecânica é a diminuição de gastos com o material. Isso ocorre graças aos softwares que podem indicar onde há excesso de material, assim, ajudando a otimizar sua peça. Trazendo um investimento ainda melhor para sua produção.

 

   Sabendo disso, vale a pena o investimento?

  Considerando que os testes são de grande importância para o desenvolvimento de um produto, é preciso tomar cuidado ao realizá-los.  Portanto, os meios que apresentam maior precisão em seus resultados sempre acabam se destacando. E quanto mais benefícios eles apresentarem, mais vantajosos se tornarão para o seu negócio.

  Este é o caso da simulação mecânica. Além de oferecer inúmeros benefícios, também traz diversas vantagens para o seu produto e para sua produção. Podendo abranger desde a otimização de sua peça ou a produção da mesma, até uma melhor imagem para sua empresa.

  Então, se procura maior excelência em sua produção ou seu produto, a simulação mecânica é uma ótima opção para você. Ela trará aquilo que você procura e muito mais.

 

   O que preciso para realizar a simulação mecânica?

  Primeiramente, é preciso saber qual das opções mais se adequa ao seu perfil: implementar à empresa ou terceirizar. Para cada caso será preciso um orçamento e um planejamento diferente.

  • Implementar à empresa

  Esta situação exige um gasto a curto prazo muito maior, já que são necessários diferentes investimentos.

  Primeiramente, você precisará criar ou reproduzir o seu produto digitalmente, realizando sua modelagem em 3D. E assim como a simulação, este serviço pode ser implementado ou terceirizado, sendo inclusive oferecido pela Empresa Júnior Engenharia Mackenzie.

  Após ter a peça digital, é preciso investir em algum software de sua preferência. Assim como capacitar sua equipe para que possam realizar este trabalho corretamente. Ambos requerem um grande investimento, já que devem ser realizados cautelosamente e apresentam um gasto financeiro significativo.

  Este método é mais indicado para aqueles que desejam trabalhar nesta área, recebendo os pedidos para terceirização. Ou então, para grandes empresas que preferirem realizar a maior parte do processo de desenvolvimento de produtos.

  • Terceirizar o serviço

  Já nesta situação, existe um menor gasto, pois não há nenhum grande investimento a ser feito.

  Assim como no caso anterior, é preciso realizar uma modelagem 3D da peça que deseja simular. Então, caso desejado, é possível terceirizar toda esta parte do desenvolvimento. Solicitando a outras empresas especializadas que lhe auxiliem tanto na modelagem, quanto na realização dos testes em sua peça.

  Em ambos os casos, é preciso ter ao menos uma ideia de como deseja seu produto. Qual será a funcionalidade dele, como deseja influenciar no mercado, de quais materiais ele seria composto. Mas não é preciso se acanhar caso ainda faltem algumas destas informações. Existem diversas empresas que, assim como a EJEM, estão dispostas a te ajudar e tornar seu sonho realidade.

  É preciso apenas o começo de uma ideia e sua força de vontade para poder desenvolver seu produto. Então, acreditar que é possível, é o principal combustível para transformar uma ideia em realidade. Todo o resto podemos arranjar conforme o tempo.

Banner newsletter

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 99260-4172

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!