Recrutamento: 6 Passos para Contratar a Pessoa Ideal

Luiz Angelo Meloncini

recrutamento

Nos dias de hoje, o recrutamento de um bom profissional tem se tornado cada vez mais uma dificuldade para as empresas. Durante esse processo surgem muitas dúvidas a respeito desse tema, tornando-se uma dor de cabeça para os departamentos de Recursos Humanos e Gestão de pessoas.

Independente do setor ou tamanho da empresa, o processo seletivo precisa ocorrer de forma eficaz, pois são os colaboradores  que conduzem a empresa, logo é necessário que seja realizado o recrutamento dos mais capacitados possíveis. Porém como selecionar o candidato ideal para sua empresa? O que é necessário? Como desenvolver esse processo?

1º Passo: Divulgar a vaga detalhadamente

Chamado de Job description, durante a primeira etapa é importante detalhar a vaga ao candidato, pois descrever um cargo é uma forma de especificar as atribuições da vaga. Por isso, deixar claro essas exigências é fundamental para que você consiga criar um processo de recrutamento organizado e que atenda aos seus objetivos.

2º Passo: Utilizar plataformas on-line para contratação

Seguindo os modelos atuais, é recomendado fazer a divulgação de vagas por sistemas de contratação on-line, onde é possível simplificar o tempo, filtrando os currículos e tornando mais rápido o contato com os possíveis candidatos.

3º Passo: Selecionar e analisar os currículos

 Após definir a vaga que está aberta e o perfil desejado, analisar os currículos de forma completa, desclassificando os candidatos que não estão nivelados com a vaga e classificar os mais destacados para o recrutamento, pontuar possíveis perguntas à serem esclarecidas durante a entrevista.

4ºPasso: Primeiro contato com os candidatos

 O primeiro contato com o candidatos deve ser feito de forma dinâmica, muitas empresas optam por apresentar um Case em que são formados grupos para discutir o tema e resolve-lo.

É vantajoso realizar dinâmica de grupos pois é possível avaliar como o candidato trabalha em equipe e qual o seu comportamento sob pressão. Outro detalhe para ficar atento é com candidatos desrespeitosos e que não seguem os valores da empresa.

5ºPasso: Entrevista individual

Durante essa etapa é essencial deixar o candidato confortável, pois a entrevista pode significar ser algo de muita pressão para certos candidatos, por isso é aconselhável estabelecer um ambiente calmo e acolhedor, assim é possível coletar respostas mais claras e simplificadas, o que garante de fato inteirar-se sobre o candidato, analisando o histórico da pessoa.

6ºPasso: Contratação

Parte mais decisiva de todo o processo de recrutamento, a última etapa é responsável por ter a maior discussão para a escolha do próximo contratado, por isso é interessante reunir e ordenar todos as informações coletadas desde o primeiro contato e então definir qual o profissional contratar.

Deve-se comunicar a todos o resultado e aos que não foram contratados é cordial realizar feedbacks positivos e construtivos durante o processo seletivo, comentando aspectos que foram pontos fortes e os a desenvolver.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!