Plano de Negócios
Vila das Pratas





Setor
Produção

Serviço
Plano de Negócios

Equipe
Bruno Pires, Maurício Baroni, Leonardo Vilela e Felipe Ardito
Avaliação do Cliente:
Durante o primeiro bate papo com a cliente proprietária da Vila das pratas, conversou-se sobre as dores da Marina em relação ao seu empreendimento, suas expectativas ao futuro e a atual realidade quanto a loja . Após a primeira reunião, a equipe decidiu apresentar um plano de negócios completo para a Vila das Pratas, pois a cliente não tinha um planejamento de futuro e entendimento sobre o mercado, além do desejo de mudar de uma loja virtual para uma loja física.
Tendo em vista o projeto e a complexidade do mesmo a equipe realizou um cronograma para facilitar a execução do Plano de negócios, marcando encontros na semana para fazerem brainstorming e concluírem as etapas. Em primeira instância foi feito um levantamento de dados da empresa e junto com a cliente a criação da missão, visão e valores. Sequencialmente seguiu-se para o estudo de todo o mercado, analisando por ferramentas as ameaças e oportunidades em todos os quesitos (político, econômico, social, tecnológico, etc) em que a Vila das Pratas e o mundo de semi jóias se encontram. Entendendo, portanto o ambiente, era necessário saber a persona que a loja queria atingir, para assim estruturar um plano de marketing assertivo para o público, além de desenvolver pesquisas sobre custos benefícios de todos os seus fornecedores e investigar pontos positivos e negativos dos seus concorrentes. Concluído o seu público alvo e atividades para o marketing necessárias, foi feito o operacional do empreendimento, no qual levanta-se todas as metas a curto prazo que fazem sentido para a cliente, somado a estratégias e estudos sobre capacidade produtiva, demanda e prazos.
O projeto teve seu fim com a execução do plano financeiro e a conclusão do capital e tempo necessário para a abertura de uma loja física. Levantou-se todos os custos fixos e operacionais, previsões de demandas para assim efetuar cenários positivos, realistas e negativos, além do payback e capital de giro da Vila das pratas.
Como resultado do plano de negócios foi entregue para a cliente Marina, além de muitas reuniões de alinhamento, um manual completo explicativo, contendo todas as etapas do plano com ferramentas e conclusões para cada processo, assim composto por um sumário executivo, planejamento estratégico, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.
Ademais, foi apresentado um power point para introduzir a empreendedora nesse ramo, facilitando o entendimento do manual e por fim uma planilha automatizada para controle de todos os gastos, estoques e demandas previstas para a Vila das Pratas.
Quem somos
Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.