COMO PROJETAR E IDEALIZAR MÁQUINAS GERA IMPACTO

COMO PROJETAR E IDEALIZAR MÁQUINAS GERA IMPACTO

Maria Isabel van Deursen

turbina de avião como exemplo de máquina

Há aproximadamente 200 anos ocorria a primeira fase da Revolução Industrial. Foi nela que o homem saiu do campo para ocupar as fábricas. Foi a partir dela que o avanço tecnológico começou e atingiu a velocidade que possui nos dias de hoje.

Desde então, as pessoas se voltaram à aceleração do trabalho e da produção, assim como à diminuição de gastos e mão de obra, através das máquinas. Hoje é difícil imaginar a vida sem um automóvel, sem aviões cruzando o céu, sem até mesmo o liquidificador. Mas, durante a história, mentes como as de Thomas Edison e Nikola Tesla sofreram para enfrentarem os paradigmas da época e se consolidarem inventores.

Há anos atrás, não havia a facilidade que temos hoje de acessar a tecnologia. Não era possível uma comunicação em massa para a troca de informações.

Hoje, as ideias recebem a oportunidade de saírem do papel de maneira muito mais simples. Existem muitas áreas da inovação, como a da tecnologia da informação, a de desenvolvimento sustentável e a mecânica.

Essa última gera impacto direto e contínuo na população e vem surpreendendo cada vez mais. Ela traz desde soluções simples como o micro-ondas, usado diariamente, até soluções mais complexas como turbinas de avião. Não só isso, ela envolve todas as áreas, criando recursos em qualquer patamar. Um exemplo são os braços e pernas robóticos, que estão em evolução desde os tempos mais antigos para ajudar o homem.

Apenas com o citado acima, já é possível obter uma visão sobre o que esse setor pode alcançar através do desenvolvimento de máquinas.

” Existem muitas áreas da inovação, como a da tecnologia da informação, a de desenvolvimento sustentável e a mecânica. Essa última gera impacto direto e contínuo na população e vem surpreendendo cada vez mais”

Agora, se máquinas são o dia-a-dia e o futuro do ser humano, se torna essencial que o homem acompanhe o mundo em mudança. É preciso estar sempre atualizado e conseguir entender quais são as dores que se pode sanar. A partir disso, colocar a ideia no papel e se convencer de que aquilo pode gerar impacto é fundamental.

No Brasil, entre as pessoas que possuem ideias brilhantes, apenas 37% chegam a gerar produtos a partir delas. O percurso pode ser interrompido por dois motivos: a falta de empatia com o mercado e a dificuldade de transformar as ideias em projetos.

A primeira situação ocorre principalmente pela falta ou dificuldade de estudo. É preciso analisar se o equipamento idealizado atingiria positivamente a equipe ou o entorno, dependendo da solução que traria.

Já a segunda situação, é dada pela falta de conhecimento da área. É esclarecido que ideias consolidadas em projetos possuem maior chance de atingir o mercado. Isso se torna possível com os devidos cálculos e escolhas corretas do material que a máquina proposta teria como composição.

Levando isso em conta, não se pode excluir a ideia de que a evolução está em alta velocidade e é preciso agir para não a perder de vista. Oportunidades são criadas a todo momento pela constante sede de aumento de produção e inovação.

Caso queria saber mais sobre projetos de máquinas ou outras soluções que a Empresa Júnior Engenharia Mackenzie oferece, entre em contato conosco!

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo