Como um Projeto de Máquinas pode melhorar sua linha de produção

Gustavo Rocha Campos Nery

Muitas engrenagens, simbolizando um projeto de máquinas

Como um Projeto de Máquinas pode melhorar sua linha de produção? O que é um projeto de Máquinas? Quais são as etapas de um Projeto de Máquinas? Essas são perguntas muito importantes, e se você for um engenheiro, uma pessoa que trabalha na indústria, investidor, administrador ou uma pessoa curiosa sobre inovação e tecnologia, deve saber respondê-las. Porém, para quem ainda não sabe, esse texto irá discorrer sobre esse assunto, e irá fazer você ter uma ideia da importância de um Projeto de Máquinas.

Mas antes de falar desse assunto, vamos a pergunta inicial, o que é um Projeto de Máquinas?

Um Projeto de Máquinas, como diz o próprio nome, é um projeto, ou seja, uma ideia de algo a ser realizado, um planejamento de alguma ideia que resultará na criação de algum produto, serviço ou resultado exclusivo de uma máquina, um maquinário. Ou seja, em poucas palavras, um projeto de máquinas é um planejamento, uma ação temporária que tem como objetivo a criação de uma máquina ou maquinário.

Para um projeto de máquinas ser completo, ele precisa ter várias etapas, que irei citar. É necessário primeiramente um estudo de viabilidade, para saber se é viável economicamente e tecnicamente, um estudo prévio dos mecanismos e do funcionamento do maquinário. Depois é necessário um dimensionamento dos componentes, feito através de cálculos. Então, é feita a modelagem 3D da máquina em um software especializado e simulações computacionais, realizado no próprio software, para simular o real funcionamento da máquina, e prever futuros problemas. É feito o estudo de materiais da máquina e a seguir os desenhos técnicos da mesma. Enfim, após a modelagem e os desenhos técnicos estiverem prontos, é feito um manual de montagem e de funcionamento do maquinário, e ele estará pronto para seu primeiro protótipo e para ser produzido em série. Mas como funciona cada etapa detalhadamente?

ESTUDO DE VIABILIDADE

Nesta etapa é realizado um estudo a cerca da ideia do maquinário. O processo inclui analisar o mercado em que a máquina será inserida e verificar a viabilidade econômica do maquinário. Além disso é feito um estudo completo da máquina, e observado se há alguma inviabilidade técnica para ser produzida, ou seja, se há algum empecilho tecnológico que impedirá a máquina de funcionar. Analisado tudo isso, é estudado os mecanismos e componentes da máquina.

DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES

Essa parte é a mais técnica. É feito cálculos para dimensionar os componentes do maquinário. A partir de cálculos, é escolhido os componentes da máquina, e seus tamanhos e dimensões, e analisado eles no mercado. É escolhido então os componentes exatamente que serão usados, como os mancais, engrenagens, correias, etc com seus devidos tamanhos.

MODELAGEM 3D

Feito o estudo de viabilidade e dimensionamento dos componentes, agora vem a parte de modelagem 3D da máquina. É feito a modelagem dela em algum software de CAD, de modelagem 3D. Ela é produzida exatamente como seria na realidade, só que no computador. Assim, é possível visualizar melhor como seria o maquinário, e seu funcionamento. É realizado simulações computacionais no software também, a fim de observar o funcionamento real da máquina, e prever e corrigir alguns problemas que poderão existir.

 

ESTUDO DE MATERIAIS

No estudo de materiais, é feito um estudo a cerca dos materiais que serão usados para a produção do maquinário. O estudo garantirá um material mais otimizado para a máquina, abaixando seu custo.

DESENHO TÉCNICO

Estando pronta a modelagem, é feito o desenho técnico do maquinário, em um plano 2D. O desenho é feito todo detalhado, com todas as cotas e em escala, para posteriormente a máquina ser padronizada e fabricada, a partir desses desenhos técnicos.

MANUAL DE MONTAGEM E DE FUNCIONAMENTO

Enfim, é feito um manual, explicando como se monta a máquina e seu funcionamento, para melhor entendimento do maquinário. Finalizada todas essas etapas, o maquinário estará pronto para ser produzido em série, e ser colocado em uma indústria ou fábrica.

Agora entendendo o que é um projeto de máquinas e como ele funciona, vem a segunda pergunta: Como um Projeto de Máquinas pode melhorar minha vida? Como um projeto de Máquinas pode melhorar minha linha de produção?

Uma máquina personalizada, ou um projeto de máquinas, para pessoas que já tem uma fábrica ou estão entrando no ramo de indústrias é muito importante. Como a máquina é personalizada, ela vai atender as demandas especificas da indústria, melhorando muito a produtividade. Existem muitas vantagens, e irei citá-las.

As vantagens de ter uma máquina personalizada em sua linha de produção são: Aumento de produtividade, diminuição do tempo de produção, mecanização de trabalhos manuais, padronização dos produtos, diminuição de custos, controle da produção, redução de gastos de manutenção e a qualidade e desenvolvimento da empresa. Mas como cada vantagem agrega a sua empresa?

DIMINUIÇÃO DO TEMPO DE PRODUÇÃO

Como uma máquina realiza os processos mais rápidos e com uma maior assertividade, ela diminui muito o tempo de produção em relação a um trabalho manual. A máquina está com os processos bem mais definidos, e realiza com determinada perfeição, garantindo a qualidade do produto.

MECANIZAÇÃO DE TRABALHOS MANUAIS

A Máquina substitui o trabalho de um ser humano, ou de milhões de seres humanos, então tendo uma máquina personalizada, seu custo com salário será muito menor.

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Tendo a diminuição do tempo de produção, e produzindo mais, a indústria aumenta sua produtividade e obtém mais lucro. Junto com a mecanização de trabalhos manuais, a DIMINUIÇÃO DE CUSTOS aumenta muito, e o desenvolvimento da sua indústria ocorrerá de forma exponencial.

PADRONIZAÇÃO DOS PRODUTOS

Quando o trabalho é manual, os produtos não saem perfeitamente, pode haver erros ou eles não serem totalmente padronizados. Já tendo um projeto de máquina e uma máquina, os produtos saem mais bem padronizados e melhores concluídos.

CONTROLE DA PRODUÇÃO

A produção será mais bem controlada, já que a probabilidade de uma máquina cometer um erro é muito menor do que a de um ser humano. Assim, o planejamento de produção é melhorado, não tendo imprevistos na indústria.

QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA

Juntando todas as vantagens citadas, a qualidade do produto será mais bem garantida, e da empresa consequentemente. Obtendo máquinas personalizadas, a empresa irá crescer muito, conseguindo assim prever melhor seu futuro, e ser mais assertiva, se desenvolvendo cada vez mais. Além disso, a aquisição de máquinas personalizadas irá impulsionar sua empresa, pois elas são um diferencial para seu negócio e uma vantagem no mercado.

As vantagens de fazer um projeto de máquinas e aplicar na sua empresa/indústria são claras, e existem muito lugares onde é possível realizá-las.  A Empresa Júnior Engenharia Mackenzie ( /) , dentre seus diversos serviços, oferece Projeto de Máquinas, projetando máquinas personalizadas para sua empresa.

O projeto de máquinas, como vimos no texto, gera diversas vantagens para sua empresa, e pode melhorar muito sua linha de produção. Mesmo com o investimento inicial sendo necessário, o dinheiro retornará rápido com o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos de sua empresa.

Banner newsletter

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(15) 99615-4524

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!