Projeto arquitetônico: o que é e sua importância

João Marcos Peniche

desenho a caneta de uma cômoda

Projeto arquitetônico é o conjunto de peças gráficas, descrições e informações que permite a compreensão de uma ideia projetual. É através dele que se consegue visualizar de antemão como uma construção deverá ficar assim que realizada, portanto, a concepção do projeto arquitetônico é imprescindível para uma obra de qualidade.

De maneira geral, um projeto arquitetônico é composto pelos seguintes itens:

– Implantação;

– Planta baixa;

– Plantas dos demais pavimentos;

– Cortes e vistas;

– Elevações;

– Planta de layout.

Para melhor entendimento dessas informações, podem fazer parte do projeto arquitetônico maquetes físicas e, mais recentemente, maquetes virtuais. Os avanços tecnológicos dos últimos tempos possibilitaram a criação de modelos extremamente realísticos, que permitem a compreensão integral do resultado que se espera do projeto arquitetônico.

“É através dele que se consegue visualizar de antemão como uma construção deverá ficar assim que realizada, portanto, a concepção do projeto arquitetônico é imprescindível para uma obra de qualidade.”

Durante a criação do projeto arquitetônico, o(a) projetista irá se preocupar com as necessidades dos usuários e com todos os fatores que determinarão a qualidade da construção, por exemplo: disposição dos cômodos, conforto térmico e acústico, estética, funcionalidade do espaço, materiais a serem utilizados, custos, etc. 

Portanto a qualidade do projeto arquitetônico está diretamente relacionada à qualidade da vivência dos que usufruirão do lugar.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo