5 Etapas do processo de professores tutores em empresas juniores

5 Etapas do processo de professores tutores em empresas juniores

Lorena Brant

alunos e professores juntando as mãos no centro

Você já pensou como uma empresa júnior (EJ) consegue garantir a qualidade e segurança nos seus projetos? Então, toda empresa júnior faz, necessariamente, parte de uma IES (Instituição de Ensino Superior). Tais universidades e faculdades conseguem assessorar as empresas em seus serviços, infraestrutura e apoio. Assim auxiliando o bom funcionamento de uma empresa júnior. Uma boa relação e processo com professores tutores é o primeiro passo. 

Um dos processos mais importante nessa relação entre EJ e IES é o de tutoria dos professores tutores. Acompanhe as cinco etapas principais do processo:

1) Identificando a problemática 

Problemas sempre vão acontecer e é muito importante a agilidade para identificá-lo. Além de focar em encontrar a causa raiz para resolvê-lo de vez. 

Fica a dica: uma técnica muito boa para isso é a dos 5 porquês (link://administradores.com.br/artigos/identificar-e-resolver-problemas-a-tecnica-dos-cinco-porques) que consegue investigar realmente aonde está dando errado. 

Depois de saber deste problema está na hora de buscar sua solução de maneira efetiva. Como uma empresa que presta serviços vai aparecer inúmeras problemáticas dos clientes. É nessa etapa onde se é preciso avaliar quais deles a sua empresa consegue resolver com o seu know how. Soluções que conseguem, de fato, sanar o gargalo do seu cliente da melhor maneira possível. 

2) Validação

Após a combinação entre o problema e a solução feita a empresa júnior leva isso pra universidade. Já previamente definidos, a IES designa um professor tutor disposto a auxiliar com o seu conhecimento o possível projeto. Pela sua experiência de anos ele consegue entregar um novo ponto de vista para a pessoa que fez o primeiro contato com o cliente. 

A segunda opinião do professor ajuda muito no entendimento amplo do problema, permite melhorar o serviço com dicas valiosas e o mais importante trás segurança. Neste contato inicial é necessário o aval do professor onde o mesmo confirma que os alunos da EJ, junto de seu auxílio, têm a capacidade de realizar o projeto. 

 

3) Negociação 

Assim que o tutor deu seu aval a negociação com o cliente começa. Nesta etapa se acerta o preço, prazos, contratos e todo o processo de vendas (link se tiver algum texto do nosso processo de vendas ou algo parecido). Com um processo eficiente de tutoria é possível agregar valor e passar confiança pro cliente. Transformar a sua relação com a sua IES em um diferencial na hora da venda. 

4) Execução e monitoramento do projeto.

Contrato está assinado e termos acertados começa em si o projeto. Normalmente surge uma dúvida ou outra na execução e é um momento que o tutor pode ajudar. É preciso este acompanhamento e alinhamento ao decorrer no cronograma para conferir se está tudo conforme o esperado. 

Caso todo este processo for seguindo passo a passo por consequência se forma uma proximidade entre o corpo docente e os alunos da empresa. Esta aproximação é muito rica de oportunidades e conhecimento de ambas as partes. Trabalhar com as duas perspectivas, a do professor com seu conhecimento e a do aluno com sua pro atividade, lado a lado tem vantagem que agregam todo o ecossistema. 

 

5) Finalização do projeto. 

Depois de todo o monitoramento ao chegar o fim do projeto o coordenador responsável precisa fazer um último alinhamento. Com o projeto em mãos, já acabado, é feita uma reunião onde o professor tutor faz uma análise final. Com todos os pontos acertados e corrigidos se necessário é projeto enfim pode ser apresentado pro cliente.

 

Esta etapa é crucial e influencia diretamente no índice de satisfatório do projeto apontado pelos clientes. Reflete na qualidade na execução e garante uma boa entrega do conteúdo. 

 

Fica a dica: O NPS é um ótimo indicador de satisfação dos clientes para saber mais clique aqui (//endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/nps/)

Aplicando os 5 principais pontos apresentados é possível dar o primeiro passo. Começar a construir o processo de professor tutores do zero ou mesmo aprimorar algum já existente. As empresas juniores são compostas por jovens estudantes de graduação e essa é uma das soluções. Cada vez mais proporcionar uma experiência mais completa e enriquecedora a todos que passão pela EJ. 

 

Não se esqueça! Levar em consideração a dinâmica que está formada. Sempre irá existir professores dispostos a ajudar e a garantia que esta relação bem trabalhada dispõe bons frutos é certa. 

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.