Engenharia de Produção
Portfólio

Engenharia de Produção

Plano de Negócios

Mapeamento de Processos

OniPLUS

Serviço

Plano de Negócios

Equipe

Maurício Baroni, Felipe Ardito, Leonardo Vilela e Bruno Pires

A Revolution é uma loja recente de roupa estilo street que se inspira em grandes marcas. Tendo isso em vista e o desejo de ascender no mercado procuraram a EJEM para estruturar estratégias ideais para o mercado atuante. 

Possuindo apenas uma coleção de máscaras os sócios almejavam entender o seu público alvo, para assim possuírem um foco certeiro e alavancar suas vendas da melhor maneira possível. Ademais, a Revolution tinha um plano de expandir seus produtos para camisetas, meias, bonés e entre outros, entretanto não possuíam um controle das suas finanças.

O projeto durou em torno de 50 dias, envolvendo muitas reuniões internas com a equipe do projeto e quando necessário com os sócios do empreendimento. Em primeira instância foi feita uma análise de toda a problemática e as expectativas junto com Victor e Evandro, um dos sócios, para assim começar a estruturar uma pesquisa de mercado. 

Após o formulário, contendo estratégias como escala Likert e algumas amostras, foi divulgado para grupos certeiros atingindo assim um possível público alvo, confirmando algumas hipóteses e definindo idade, acessibilidade dos clientes com compras online e o melhor caminho para ideias de marketing. 

Ademais, a análise de mercado consta com outros benefícios para garantir todo o investimento com fornecedores e comparação com concorrentes. Logo em seguida, a equipe, com os dados da pesquisa, montou um plano de marketing com estratégias promocionais, pensando em como a Revolution queria atingir o seu público, além de ideias inovadoras com todo o ideal proposto pela loja, missão, visão e valores.

Dessa maneira, para finalizar a solução foi elaborado um plano financeiro, abordando custos fixos e variáveis da loja e de todos os sócios, considerando suas expectativas e desejos com margem em até 3 anos.

Foi entregue, portanto, um Plano de Negócios reduzido composto por uma Análise de mercado – pesquisa de mercado, estudo de fornecedores e análise dos concorrentes. No qual, ocorre um aprofundamento do mercado, garantindo que a loja compre no melhor custo benefício, além de estudar os concorrentes de mesmo porte e de portes maiores para assim entender o que agrada o público, o que falta e quais os diferenciais e a definição de público alvo, introduzindo a persona da Revolution. 

Composto também por um Plano de marketing, regido por ferramentas como 4p, estratégias promocionais, preços ideais e estrutura de comercialização, introduzindo um e-commerce ou uma loja física. Por fim, um Plano financeiro, voltado para o capital de giro, cenários otimistas, realistas e pessimistas em 3 anos, demandas, payback e todas as questões que envolvem as finanças da Revolution.

 Todo esse trabalho foi entregue em um manual, altamente explicativo, uma apresentação em slides para todos os sócios e uma planilha automatizada para que houvesse a garantia de uma futura segurança financeira para o nosso cliente.


Plano de Negócios

Revolution

Avaliação do Cliente:

5/5

Engenharia de Produção


Plano de Negócios

Mediar-te

Serviço

Plano de Negócios

Equipe

Camila Campoy, Fernando Borrego, Guilherme Buzzo e Maria Fernanda Alonso

Na primeira reunião a respeito da Mediar-te percebeu-se o desejo da sócia em colocar em prática a sua ideia no mercado o quanto antes, entretanto faltavam muitas peças do quebra-cabeça em questão financeira, estratégica, operacional e todo o plano de marketing. 

Basicamente a empresa tem como objetivo atuar no serviço de mediação dos conflitos, além de oferecer treinamento nas empresas a fim de desenvolver a capacidade de dialogar e ferramentas para se chegar em um consenso. Dessa maneira os sócios precisavam de um norte e estratégias para colocar o seu negócio na realidade das pessoas.

Em primeira instância, realizamos um sumário executivo, o qual consta todas as informações do empreendimento e de todos os sócios envolvidos. Junto a isso, em conjunto com Rita (sócia), foi criada a missão, visão e valores, levando em consideração todos os desejos e expectativas para a Mediar-te. 

Em seguida foi feito um grande estudo do mercado atuante no Brasil, o crescimento da cultura de diálogo, questões políticas, econômicas e sociais que envolvia esse novo empreendimento. Além desse estudo, foi feito uma ampla pesquisa de mercado para entender, além das questões físicas, a aderência do público a essa nova ferramenta e o contato com clientes com os sistemas burocráticos já existentes. 

Em todo o processo produtivo o contato com os sócios e os membros da EJEM se manteve constante, mostrando as conclusões e alinhados com todas as expectativas dos clientes. Outra solução apresentada foi traçar um plano de marketing condizente com o público alvo apresentado nas pesquisas, plataformas ideias e todo o conteúdo atrativo para clientes e grandes empresas.

Já chegando ao fim, foi estruturado, com base em técnicas e ferramentas um plano operacional, com todas as metas e ações desejadas para o futuro da mediar-te, em conjunto com indicadores possíveis para que isso seja preenchido ao longo do tempo. 

Ademais, tendo em vista um grande problema na organização financeira e entendimento das partes, oferecemos como uma solução um amplo estudo sobre os cenários positivos e negativos, previsões de demandas, capital de giro e por fim uma planilha automatizada para que o dia a dia de Rita seja mais otimizado e computado nessa plataforma.

 

Como entrega e resultados, o plano de negócios, além de inúmeras reuniões de alinhamento, foi feito uma apresentação para todos os sócios explicando passo a passo dos pensamentos, planos de ações e conclusões. Além dessa apresentação é entregue um manual extremamente completo e detalhado sobre todos os planos e execução de ferramentas. Neste documento, consta um resumo sobre o empreendimento, sua atividade econômica, dados e previsões; um planejamento estratégico o qual definiram objetivos e metas que serão o norte da empresa pensados e alcançados ao longo prazo; Análise de mercado, onde foi feita uma pesquisa para entender os clientes, fornecedores e concorrentes, explorando pontos positivos e negativos e melhores custos benefícios; Plano de marketing, detalhamento de objetivos e planos de ações para atingir um ou mais objetivos de marketing; Plano operacional, realizando um esquema que visa gerar resultados a curto prazo, descrevendo as tarefas a serem realizadas pelos colaboradores, definição de escopos; Por fim o plano financeiro, um levantamento de dados sobre todos os custos operacionais, lucros desejados, demandas e essas questões que permeiam o cenário econômico, somado a uma planilha automatizada, contabilizando todas as premissas da Mediar-te.

Avaliação do Cliente:

5/5

Engenharia de Produção

Serviço

Plano de Negócios

Equipe

Bruno Pires, Maurício Baroni, Leonardo Vilela e Felipe Ardito

Durante o primeiro bate papo com a cliente proprietária da Vila das pratas, conversou-se sobre as dores da Marina em relação ao seu empreendimento,  suas expectativas ao futuro e a atual realidade quanto a loja . Após a primeira reunião, a equipe decidiu apresentar um plano de negócios completo para a Vila das Pratas, pois a cliente não tinha um planejamento de futuro e entendimento sobre o mercado, além do desejo de mudar de uma loja virtual para uma loja física.

Tendo em vista o projeto e a complexidade do mesmo a equipe realizou um cronograma para facilitar a execução do Plano de negócios, marcando encontros na semana para fazerem brainstorming e concluírem as etapas. Em primeira instância foi feito um levantamento de dados da empresa e junto com a cliente a criação da missão, visão e valores. 

Sequencialmente seguiu-se para o estudo de todo o mercado, analisando por ferramentas as ameaças e oportunidades em todos os quesitos (político, econômico, social, tecnológico, etc)  em que a Vila das Pratas e o mundo de semi jóias se encontram. 

Entendendo, portanto o ambiente, era necessário saber a persona que a loja queria atingir, para assim estruturar um plano de marketing assertivo para o público, além de desenvolver pesquisas sobre custos benefícios de todos os seus fornecedores e investigar pontos positivos e negativos dos seus concorrentes. 

Concluído o seu público alvo e atividades para o marketing necessárias, foi feito o operacional do empreendimento, no qual levanta-se todas as metas a curto prazo que fazem sentido para a cliente, somado a estratégias e estudos sobre capacidade produtiva, demanda e prazos. 

O projeto teve seu fim com a execução do plano financeiro e a conclusão do capital e tempo necessário para a abertura de uma loja física. Levantou-se todos os custos fixos e operacionais, previsões de demandas para assim efetuar cenários positivos, realistas e negativos, além do payback e capital de giro da Vila das pratas.

Como resultado do plano de negócios foi entregue para a cliente Marina, além de muitas reuniões de alinhamento, um manual completo explicativo, contendo todas as etapas do plano com ferramentas e conclusões para cada processo, assim composto por um sumário executivo, planejamento estratégico, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. 

Ademais, foi apresentado um power point para introduzir a empreendedora nesse ramo, facilitando o entendimento do manual e por fim uma planilha automatizada para controle de todos os gastos, estoques e demandas previstas para a Vila das Pratas.


Plano de Negócios

Vila das Pratas

Avaliação do Cliente:

5/5
"A equipe da EJEM criou meu plano de negócios, e ficou bem nítida, a dedicação que tiveram, realmente mergulharam de cabeça no meu negócio! Pesquisaram a fundo todas as partes e áreas envolventes. Gostei muito do plano completo, e agora, depende só de mim, pra pôr tudo em prática! Recomendo a qualquer empresa!"
Opinião da Cliente
Marina - Vila das Pratas

Engenharia de Produção


Consultoria

sustenBOT - BASF

Serviço

Consultoria

Equipe

Lorena Brant, Camila Campoy, Priscila Miranda e Fernando Borrego

Em nosso primeiro contato com a Basf, foi relatado que eles tinham uma fundação, chamada Fundação Espaço Eco(Fee), e a fundação gostaria que mais pessoas tivessem a consciência de que sustentabilidade é algo fundamental nas empresas e como consequência dessa ação eles poderiam captar leads para posteriormente realizarem projetos com eles. 

Com base nisso eles desenvolveram uma nova ferramenta, chamada Sustentômetro (hoje conhecida como sustenBOT). Por meio de perguntas rápidas o Sustentômetro mede a sustentabilidade da sua empresa e te enquadra em um nível de sustentabilidade. No entanto, essa ferramenta era apenas um protótipo no Excel e a intenção deles era disponibilizá-la online, e que ela pudesse gerar um PDF personalizado para o utilizador. 

Entretanto, no meio de um mercado saturado de opções, não sabiam como e qual o melhor jeito de aplicá-la, nem como gerar um resultado personalizado.

A EJEM forneceu o serviço de consultoria, onde analisamos como e onde implementar o Sustentômetro. No primeiro momento fizemos uma coleta de dados para verificarmos quais plataformas forneciam potencial para receber uma ferramenta que resultasse algo personalizado para o usuário. 

Após feito a coleta de dados, partimos para o estudo das plataformas, onde no primeiro momento fizemos uma análise SWOT para verificar os pontos que elas se destacavam, para assim, conseguirmos enquadrá-las nos indicadores fornecidos pela Fundação e determinar quais forneceriam um melhor desempenho nos KPI´s analisados. 

Concluído o estudo das plataformas, fizemos uma apresentação das mesmas, onde mostramos a trajetória de pesquisa para justificar as escolhas feitas.

A entrega constou na apresentação de algumas opções de plataformas que poderiam ser utilizadas pela empresa. Foram realizados protótipos para que pudéssemos chegar nestes resultados. Além disso, foi feito um comparativo técnico, financeiro e da segurança de cada uma delas. Por fim, mostramos qual seria a melhor opção a ser efetivamente implementada no site da empresa. 

Após a realização e entrega deste projeto, a empresa em questão escolheu e implementou uma das plataformas indicadas por nós, alterando a forma de aplicação da ferramenta. Isso possibilitou uma automatização e maior alcance daqueles que a preenchem, visto que agora o questionário está disponível no site da empresa e qualquer um pode ter a sustentabilidade do seu negócio medida. O que era conhecido como Sustentômetro, passou a chamar sustenBOT.

Para conhecer o sustenBOT Clique aqui.

Avaliação do Cliente:

5/5

Engenharia de Produção

Serviço

Mapeamento de Processos e Planejamento de Layout

Equipe

Guilherme Buzzo, Maria Fernanda Alonso, Lorena Brant, Ana Júlia Secco e Julia Piller

A questão na loja era uma situação de extrema desorganização, sem controle dos produtos que saiam e que entravam, também não possuía um controle de estoque, além de um ambiente conturbado em questão de logística dos produtos.

A equipe de Engenharia de Produção da EJEM desenvolveu um Planejamento do Layout da loja para melhor organização da loja e disposição dos materiais, além de um mapeamento de processos otimizando as funções dos funcionários e caminho dos produtos.

Foram entregues o Planejamento de Layout para a organização dos produtos dentro do ambiente da loja e o Mapeamento de Processos que estabeleceu uma sequência de atos a ser seguida para garantir a alimentação do estoque e a qualidade das vendas.


Layout e Mapeamento de Processos

Flora - Xangô

Avaliação do Cliente:

5/5

Engenharia de Produção

oniPLUS

O Case de Sucesso

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção


Ainda não tem certeza do que precisa?

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.