Por que investir no e-commerce?

Letícia Arcoverde e Marina Aranha

O crescimento do e-commerce nas redes sociais.

O CRESCIMENTO DAS REDES SOCIAIS

É indiscutível que o uso das redes sociais se tornou parte essencial da rotina da população. Como prova, pesquisas apontam que mais da metade da população mundial está conectada às redes. E esse número tende a sempre crescer devido ao avanço da tecnologia.

Apesar de ser uma tendência já observada durante a última década, a pandemia teve sua grande contribuição para o ocorrido. Segundo uma análise produzida pela consultoria de marketing, Kepios, 14 pessoas se tornaram usuárias de redes sociais a cada segundo no ano de 2020, resultando em mais de 450 milhões de novos usuários no ano.

Esse crescimento absurdo trouxe muitas vantagens para as plataformas. O Instagram, por exemplo, é o líder de crescimento, acrescendo mais de 76 milhões de usuários à sua base no último trimestre de 2020, seguido do Facebook, que, apesar de não ter tamanha adesão, também cresceu.

Com isso, é notável que um grande polo de engajamento está nas redes sociais. É através delas que notícias, novidades, fofocas e inclusive, novos negócios são espalhados e confiados, gerando grande alcance. Por esse motivo, surgem novos negócios online, os famosos e-commerce, pois marcas são extremamente engajadas nas redes.

O Crescimento das Compras Online

É fato que nos dias atuais, o e-commerce se tornou corriqueiro no dia a dia das pessoas. Na verdade, ele já deixou de ser uma novidade há bastante tempo.

Desde o início do ano de 2020, com a explosão da pandemia do Covid-19 e grande parte da população sem sair da casa, a explosão foi ainda mais notável. Até junho daquele ano, já havia um crescimento de 42,3% no setor. Imagine agora!

Além disso, pensar sobre a facilidade de visualização e pesquisa é crucial. O e-commerce permite que o consumidor tenha em um mesmo local produtos dos mais diversos preços, marcas, tipos e qualidades, o que antes não era de tão fácil acesso nas lojas físicas.

A facilidade de acesso a produtos diferentes, de todas as categorias, unida ao fim da necessidade de sair do conforto da sua casa, fizeram com que o e-commerce explodisse de uma vez por todas.

Não somente para os consumidores, tornou-se crucial para as lojas que tivessem ao menos uma plataforma de vendas online. Essa acabou por ser a única maneira de manter a competitividade e o leque de concorrência, já que caso não entrem nessa onda de e-commerce, ficarão para trás.

O crescimento do e-commerce nas redes sociais.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE INVESTIR NO E-COMMERCE?

E-commerce é um conceito que tem sido extremamente expandido e se tornado realidade na vida de muitos empreendedores. Porém, antes de tudo, para compreender melhor, vamos definir o conceito. E-commerce é o comércio inserido na internet que faz a conexão com seus clientes de forma eletrônica, a fim de vender produtos ou serviços.

Conhecendo já sua definição, é possível seguir para as vantagens de se investir nele. Considerando o que já foi pontuado em relação ao crescimento das redes sociais e das compras online, é possível apontar para alguns benefícios, como:

1 – Influência

Muito mais do que apenas um meio de vendas, o e-commerce, seja em qualquer plataforma, é também, e talvez principalmente, uma grande Vitrine Digital para seus produtos.

Atualmente, há uma crescente enorme do tempo das pessoas no celular. Muitas vezes, quando alguém passa os Stories do Instagram e se depara com uma blusinha que quer muito, a pessoa tende a clicar no perfil e olhar todos os produtos da loja, além de gerar uma possível conversão em venda. 

É claro que isso não ocorre somente no Instagram! Facebook, YouTube e até o Twitter podem ser grandes pedestais para seu produto.

A quantidade de pessoas que passam por aquelas páginas todos os dias nunca será nem comparável à quantidade de pessoas que passam na frente de uma loja durante o horário comercial.

Além disso, a internet é 24/7, nunca para. A todo momento terá alguém para ver seus produtos, o que sabemos que não ocorre nas lojas físicas.

Assim, vemos que ter seus produtos online, seja em site próprio ou numa lojinha em rede social, influencia seu público-alvo sem eles mesmo perceberem!

2 – Credibilidade

Ainda fica uma certa dúvida nas pessoas ao comprar pela internet. Será que meu produto vai mesmo chegar? Será que não estou dando dinheiro a quem não deve?

Essas dúvidas são muito comuns, mas com todas as ferramentas que temos nos dias de hoje, não demoram a ser sanadas. Basta uma simples pesquisa no Google para descobrirmos a reputação das lojas.

Outa coisa valiosa e de extremo fácil acesso é a opinião de outros compradores, que na grande maioria das vezes estão disponíveis nos sites confiáveis.

Contar com uma boa experiência de compradores prévios dará muito mais segurança no momento da compra, garanto!

Quanto às lojas de Redes Sociais, é importante sempre olhar os comentários. Nem sempre a quantidade de seguidores das lojas explicita a qualidade dela. Muitos dos negócios pequenos são muito bons e até melhores que aqueles com muitos seguidores, afinal, quanto menor a loja, mais atenção ela consegue dar a seus clientes.

As indicações também são ferramentas de ouro! A indicação boca a boca ou o compartilhamento de um link com um amigo são extremamente eficientes para trazer clientes.

Já que não é um espaço físico, muitas vezes a loja atende o Brasil todo. Caso você more em São Paulo e uma amiga que mora no Maranhão gostar de uma roupa diferente que você comprou, ela poderá comprá-la sem problemas.

Como é algo que já se tornou extremamente rotineiro, garanto que a credibilidade da sua loja só aumentará!

3 – Alcance

Já é de conhecimento geral que as redes sociais estão crescendo absurdamente no mundo! Segundo o Governo, no Brasil, cerca de 78% da população está on-line, sendo assim, ele ocupa a quinta posição entre os países que mais usam a internet.

Por esse motivo, não é novidade que além de Vitrine Digital,  o e-commerce se tornou  uma maneira de alcançar mais pessoas, principalmente no Brasil. Com muitos utilizando a internet de maneira expressiva, alcançar novos clientes pelas redes é uma estratégia e tanto!

Além disso, nos dias atuais e com a agilidade pedida pelas novas gerações, o ideal é que empreendedor vá até os clientes, direcionando conteúdos para eles. Sendo assim, sabendo que a massa está na internet, é de grande benefício ir até ela para atingir o público principal.

4 – Facilidade

Além de tudo o que já foi dito, há uma grande facilidade em se ter um e-commerce. Considerando que já estamos habituados a utilizar redes sociais como lazer, é simples acioná-las como fonte de renda.

Além disso, se torna muito mais barato iniciar o negócio pela internet, pois não haverá a necessidade de se pagar altas taxas, IPTU, aluguel, entre outros.

Caso já possua uma loja física, não deixe de tê-la se traz benefícios. O importante é acompanhar as novas tendências e buscar se encaixar nos novos modelos de negócios, procurando sempre o novo polo. Por isso, procure uma maneira de inserir também seu negócio em suas redes.

Apesar de ser mais fácil, é indispensável um bom planejamento para seu e-commerce. Esse planejamento que permitirá a manutenção do seu negócio de uma maneira saudável e o crescimento do mesmo. Além disso, permitirá que todas as áreas do negócio sejam atendidas e bem desenvolvidas.

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