PLANO DE NEGÓCIOS: COMO CRIAR UM EMPREENDIMENTO DE SUCESSO
Bruna Correa

Abrir um empreendimento é o sonho de muitos brasileiros. 66% da população quer abrir o próprio negócio para ter mais liberdade e autonomia de acordo com uma pesquisa da MindMiners e Paypal. Entretanto, o Sebrae aponta que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano e um dos motivos é a falta de conhecimento administrativo, segundo o consultor.
Tendo isso em mente, um plano de negócios é essencial, pois a principal forma de garantir o sucesso ou até mesmo a viabilidade de um negócio é um planejamento minucioso.
“Um plano de negócios é essencial, pois a principal forma de garantir o sucesso ou até mesmo a viabilidade de um negócio é um planejamento minucioso”
O plano de negócios é dividido em 4 macro áreas, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano de Financeiro e Planejamento estratégico da empresa. Elas estão mais detalhadas a seguir:
Plano de Marketing
É segmentado em três áreas de estudo do novo negócio:
-Público Alvo:
São formuladas uma série de perguntas, que serão aplicadas com uma ferramenta específica. De acordo com as respostas obtidas é delineado um público alvo.
A localização do negócio também é estudada através do perfil de cliente traçado.
-Estudo dos concorrentes:
Sabendo que concorrente é aquele que oferece produtos similares e que satisfazem as mesmas necessidades, é feito um profundo estudo, levando em consideração fatores como preço, localização e atendimento.
-Preço:
O preço para venda dos produtos será estabelecido considerando o público-alvo e o preço dos concorrentes, descrição detalhada dos produtos e pesquisa de fornecedores.
Plano Operacional
É dividido em duas áreas:
-Mapeamento de processo:
É feito um mapeamento de todos os processos relacionado ao seu negócio, toda a jornada do cliente dentro do comércio, com a função de melhorar qualquer tipo de processo.
Pode ser feito desde uma linha de produção de uma indústria até um processo simples de atender um cliente em um restaurante.
-Planejamento de layout:
É feito também o planejamento de layout do estabelecimento, visando escolher o melhor arranjo físico para a produção ou prestação de serviço.
Plano financeiro
-Viabilidade econômica:
Diagnóstico de tudo que irá precisar financeiramente, como máquinas, investimento, reforma, salário dos funcionários, lucro esperado, em quanto tempo vai receber o investimento de volta, se será rentável ou não. Tudo isso baseando-se também em riscos, impostos e inflação.
Planejamento estratégico da empresa
Baseado nas ideias do empreendedor, é traçado missão, visão e valores da empresa.
A missão seria o propósito da empresa, visão onde quer chegar e os valores seriam o que o negócio quer transmitir. A partir disso é estruturado um plano de ação para realizar todas as medias esperadas.
Pareceu complicado? Para um Plano de Negócios sair perfeito, e para que você tenha todas as métricas necessárias para abrir seu negócio, é necessária uma equipe especializada. Se ficou interessado, solicite um orçamento gratuito, nossos consultores ficariam felizes em ajudar.
Quem somos
Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.