Planejamento Estratégico de Sucesso

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUCESSO

Henrique Mensinger Garcia

Um bom Planejamento Estratégico é a alma do negocio, sem ele uma empresa não consegue decolar no mercado. Empresas recém criadas pensam mais no operacional (algo mais imediato), porém a busca de crescimento no mercado vem com o Planejamento Estratégico. Perguntas: “Por que? e Quando?” são as diretrizes do Planejamento realizadas por presidentes, sócios, diretores. Uma previsão do futuro pode auxiliar sua empresa de não fechar as portas.

 Errado ao pensar que uma empresa que tem altos lucros sem Estratégias previamente declaradas não podem falir.

“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.”

-PETER DRUCKER

O principal intuito do Planejamento Estratégico é a visão da empresa, forte orientação externa, foco a longo prazo, objetivos gerais, planos genéricos. Definição dos objetivos de uma empresa esclarecidos são fundamentais para uma boa gestão.

Gestão do tempo entra no contexto “Tempo é Dinheiro”, agilidade no processo, aperfeiçoar e reduz a perda de dinheiro. Importante ressaltar que todos os riscos que podem vir são pensados no Planejamento Estratégicos.

Planejamento Financeiro está incluído, fomentado as metas semestrais e anuais, para a empresa ter objetivos palpáveis a concluir, sempre deixando de forma clara e coesa com seus funcionários a real situação o caixa.

Existem algumas ferramentas que podem construir o Planejamento Estratégico: visão, missão e valores são fundamentais. Ameaças externas fazem parte do mercado, para evitar certos riscos nada melhor que investigar a fundo quem são os verdadeiros concorrentes. Nada melhor que olhar para seu próprio negócio, sabendo suas forças e fraqueza. Sendo assim um agrupamento desses ‘valores’ são chamados de analise Swot. A essência de todas essas ferramentas é deixar um clima organizado dentro de uma empresa, deixando claro para os funcionários os objetivos.

As empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.

 

Rolar para o topo