Passos para calcular o retorno financeiro

PASSOS PARA CALCULAR O RETORNO FINANCEIRO

Rafael Venardos

(Gráficos explicando os cálculos dos investimentos.)

Em um momento onde o Brasil vive uma crise de desemprego, o movimento empreendedor cresce exponencialmente nos últimos anos, sendo que o total de empreendimentos criados no primeiro semestre de 2018 foi de 1,2 milhão, segundo o indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.

Com essa situação, deve ser de conhecimento dos novos empreendedores que em hipótese alguma deve-se começar uma projeção de receitas com alta expectativa, sempre sendo realista e considerando oscilações da receita, sendo elas para mais ou para menos.

No início, deve-se fazer um estudo detalhado do mercado e do seu projeto, considerando os investimentos que são separados em dois grupos, os investimentos iniciais, aqueles que precisam ser efetivados para que o projeto seja colocado na prática, e os investimentos adicionais, aqueles que são realizados ao longo da execução do projeto. Quão melhor for utilizada as informações, melhor será o resultado.

Em um momento onde o Brasil vive uma crise de desemprego, o movimento empreendedor cresce exponencialmente nos últimos anos, sendo que o total de empreendimentos criados no primeiro semestre de 2018 foi de 1,2 milhão, segundo o indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.

Além disso, considerar o valor do dinheiro ao longo do tempo, influencia diretamente a qualidade da avaliação, pois quando calculado a Taxa Mínima de Atratividade, a taxa que representa o retorno mínimo esperado para um investimento, que consiste em 3 componentes: Custo de capital do projeto, a inflação e o risco.

Em seguida, deve-se analisar alguns indicadores através das projeções de fluxos de caixa mensais, sendo eles o Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e o Payback, que significam, respectivamente, a rentabilidade do projeto acima do mínimo esperado, esse indicador deve ser usado para auxiliar o VPL com o intuito de ser comparado a TMA, e quanto tempo será necessário para o capital investido ser totalmente recuperado.

Por fim, após a análise de todos essas informações coletadas, antes de colocar seu projeto na prática, alguns outros fatores sociais, econômicos e políticos devem ser considerados, para que não haja nenhuma condição que atrapalhe o andamento do projeto.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo