Otimizar seu controle de estoque

OTIMIZAR SEU CONTROLE DE ESTOQUE

Lucas Liutkevicius

O controle de estoque é uma das funções mais críticas de uma empresa. Sem determinados métodos e planejamentos, a cadeia de abastecimento sofre com o desperdício ou falta de mercadorias, fazendo com que a empresa perca o atendimento de acordo com as necessidades do cliente e gerando resultados bem abaixo do potencial do negócio.

A escolha de um método para a otimização do controle de estoque é fundamental. No entanto, ela deve estar aliada ao compromisso, disciplina e determinação por parte dos gestores, que coletarão dados para a tomada de decisões com base em análises de padrões de entrada e saídas de mercadorias. 

Segue abaixo algumas dicas para otimizar o seu controle de estoque:

  • Estabeleça políticas anuais de estocagem:

Com períodos de altas e baixas demandas ao longo do ano, o estoque deve ser abastecido de forma alinhada se adequando com a oferta. Com isso os gestores fazem uma análise e um planejamento sobre quais os tipos de produtos devem ser mantidos em cada estoque e a quantidade de cada um em cada momento.

 

  • Otimize os procedimentos de compras:

Os gestores devem adotar procedimentos de compra que se alinhem com os dados históricos reais de vendas e padrões de demandas identificadas. Qualquer item com demanda declinante deve ser sinalizado no sistema e seus limites de estoque devem ser ajustados para baixo, para reduzir os custos e os riscos de obsolescência.

 

  • Prepare um orçamento para estoque:

Um orçamento de estoque anual é um ponto muito positivo também para se abordar, são preparados como bastante antecedência, para evitar imprevistos e dar precisão às necessidades de caixa disponíveis para compras e outras operações que envolvam a manutenção do estoque, alguns desses fatores relevantes são: 

– Custo total de aquisições para manter um nível adequado de estoque durante cada período do ano; 

– Custo de armazenamento;

– Custo de movimentação;

– Custos operacionais fixos; 

– Custos com transporte;

– Custos e despesas diversas.

 

 

 

Quem somos

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo