O que é, e quais benefícios a prototipagem pode trazer ao seu projeto

O que é, e quais benefícios a prototipagem pode trazer no seu projeto

Vinicius Brito

engenheiros utilizando um software da linha cad para fazer uma modelagem e futuramente uma prototipagem

A prototipagem também é conhecida como Impressão 3D, é uma forma de tecnologia de fabricação, na qual um modelo tridimensional é criado com a sucessiva colocação de material. Sendo assim, é possível transformar uma modelagem 3D em algo concreto, de uma forma prática e rápida. Já está no mercado há mais de 30 anos, e recentemente vem ganhando cada vez mais destaque dentro da indústria metalmecânica brasileira. 

Sabemos que tempo é uma das coisas mais fundamentais no tempo de hoje, e que vai se escorrendo constantemente, por isso a prototipagem garante uma grande economia de tempo, além de dar a possibilidade de ter em mãos o seu projeto o que é fundamental. E é exatamente isso que oferecemos na EJEM. Além disso, a Empresa Júnior de Engenharia Mackenzie tem total apoio do seu corpo docente, contanto com professores mestres e doutores para realizar tal projeto.

A prototipagem tem grande relação com a indústria 4.0. A impressão 3D, está transformando os processos de fabricação, produção e até mesmo a vida em si. Próteses, peças de engenharia, guias médicas, objetos de decoração e até alimentos já são criados a partir de uma impressora 3D. 

Quais são os tipos de impressão 3D?

O método mais comum e utilizado por nós da Empresa Júnior de Engenharia Mackenzie é o de “Extrusão”, no qual se utiliza um extrusor para liberar camadas de um material plástico derretido, sendo essa a maneira mais barata também.

Existe também o método da Estereolitografia, neste método, é utilizado um laser extremamente preciso, que vai endurecer uma resina sensível a luz, que é ideal para objetos que possui um acabamento um pouco mais complexo ou muito específico.

Prototipagem por luz (conhecido como DLP – direct light processing – “impressão direta por luz”), que é bem semelhante ao método anterior, porém ele usa de uma fonte de luz (que não é laser) para enrijecer o material. Entre vários outros tipos 

Como é feita uma prototipagem na Empresa Júnior de Engenharia Mackenzie?

Dentro da Empresa Júnior de Engenharia Mackenzie, temos o serviço de modelagem 2D/3D, que consiste em computadorizar algum objeto qualquer, variando de um simples lápis até turbinas de hidrelétricas. Utilizando Softwares da linha CAD (computer aided design), podemos fazer, a partir das medições ou cálculos da peça original o seu desenho técnico (2D) e a sua modelagem 3D. 

A partir dessa modelagem 3D, convertemos o arquivo para ser “lido” por uma impressora 3D, e ela cria o protótipo baseado em nosso trabalho.

Qual a vantagem em se fazer uma prototipagem?

Na verdade, são inúmeras, mas irei citar as principais:

Maior Lucro e economia na produção. Muitos projetos mecânicos dependem do uso de maquinário pesado, como tornos ou fresas, que além de serem caras, gastam mais material durante seu uso. Com a prototipagem, se tem um gasto menor de material, precisando apenas do filamento e a impressora 3D é mais barata.

Esse gasto de material também tem um risco muito ínfimo ao meio ambiente, pois possui um gasto de energia muito menor que de uma máquina pesada. E juntamente a isso, é feito de um material chamado PLA (plástico de poliácido láctico), sendo assim um polímero biodegradável, compostável, reciclável etc.

Este material, utilizado em nossas impressões, não tem cheiro durante ou depois de sua impressão, consegue dar um detalhamento muito elegante, não sendo propenso ao aparecimento de bolhas, além de ser considerado um filamento forte.

A prototipagem também garante menos erros humanos durante a confecção da peça. Como o projeto é impresso por uma máquina e não um ser humano, a quantidade de erros é extremamente mais baixa, além de conseguir fazer detalhes que seriam muito difíceis de serem feitos em alguma máquina mecânica.

Por ser feita juntamente ao desenho técnico, o cliente já terá acesso a todas as medidas, tanto no papel, quanto quando pegar o protótipo em mãos, conseguindo ter uma dimensão ainda melhor do seu produto. Assim, já é possível saber se aquela peça tem o tamanho adequado para o seu maquinário por exemplo.

Esse tipo de serviço ainda é contratado pelos mais variados serviços, variando da área médica até nas joalherias. No ramo da saúde, tem sido usado na fabricação de órgãos, criando uma estrutura que servirá para abrigar as células do paciente, lhe garantindo uma vida melhor. Na área das jóias, é utilizado para verificar se tudo estará nos conformes, dentro da medida que deve ter, afinal, fabricar diretamente no ouro, é um trabalho muito delicado e que requer o máximo de cuidado, a prototipagem vem para abater esses custos, tornando o processo mais simples.

Na indústria pesada, que são utilizados tornos e fresas, ainda é necessário a retirada progressiva do cavaco de grandes pedaços metálicos até alcançar o produto. Esse cavaco, pode gerar falhas no objeto, além do desgaste em todo o maquinário, pois precisará exercer uma pressão cada vez maior, tendo a chance de causar um acidente, o que nesse ramo, muitas vezes é fatal.

Mas por que alguém contraria o trabalho de estudantes e não de profissionais já formados? 

Existem uma série de fatores que torna o serviço de uma Empresa Júnior tão bom quanto – ou até melhor em alguns casos – a de outra empresa. Por não pagarem um salário, os serviços de uma EJ têm preços com cerca de 70% do valor de mercado, usando esse dinheiro para investir em si mesma, comprando computadores melhores por exemplo.

Tendo o apoio dos professores do Mackenzie como já citado, o nosso serviço de prototipagem tem o acompanhamento e tutoria dos professores. Sendo assim, os professores auxiliam os alunos – junto com o gerente do setor – garantindo a qualidade de seu projeto, assegurando que tudo está dentro das normas ABNT e dos conformes solicitado pelo cliente 

Aqui em nosso site é possível ver nosso portfólio, no qual mostramos os serviços que já fizemos, explicando toda a problemática do cliente e dando a declaração que o Cliente nos deu ao final do projeto, sendo todos eles extremamente positivos. Como pode ser verificado no link: /projeto-modelagem-balanca/

Além de tudo isso, por não receberem salário, os alunos são movidos por sua vontade de aprender cada vez mais, sempre conseguindo se aperfeiçoar a cada projeto que fazem, sempre buscando alguma forma diferente de agregar algo a mais ao projeto e agradar o cliente.

Assim que os novos “trainees” entram para a empresa, passam por um longo período de capacitação antes de fazer qualquer projeto, aprendendo a usar os softwares que utilizamos, operar a máquina, entre muitos outros treinamentos.

Com todo esse apoio, conseguimos garantir uma maior confiabilidade, profissionalidade e qualidade durante o desenvolvimento da peça. 

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.