O QUE É A GESTÃO DA QUALIDADE?

Antonio Carlos de Lima Galvão

(Aqui temos um exemplo ilustrativo, que facilmente podemos ver como o ambiente de trabalho depois de aplicado o 5S, se encontra muito mais organizado, seguro para os operários, limpo, com funcionários mais disciplinados e com o senso de utilização.)

Qual a importância?

Quando falamos de qualidade existe uma famosa frase que diz:

“Cumpra o que prometeu e prometa aquilo que pode cumprir”.

Segundo uma pesquisa estatística realizada pelo site admistradores, em média, um cliente satisfeito conta para três pessoas sobre sua experiência positiva no seu negócio, enquanto um cliente insatisfeito relata para outras onze pessoas sua experiencia negativa. Por isso é de extrema importância dar atenção ao seu produto final e assim superar as expectativas de seus clientes, afim de criar laços de longo prazo.

Como aplicar no seu negócio ou na sua empresa

Existem diversas ferramentas a serem aplicadas a gestão da qualidade, entre elas, uma que se destaca é a filosofia 5S, nascida no Japão. É um processo educativo que possibilita a mudança comportamental e cultura das pessoas na empresa, com objetivo de uma vida harmoniosa no trabalho. Essa filosofia se sustenta em cinco pilares:

“[…] um cliente satisfeito conta para três pessoas sobre sua experiência positiva no seu negócio, enquanto um cliente insatisfeito relata para outras onze pessoas sua experiencia negativa”.

  •  Senso de utilização – Se livrar daquilo que não é necessário;
  •     Senso de organização – Um ambiente organizado, possibilitada o encontro de instrumentos de trabalho com uma maior facilidade;
  •         Senso de limpeza – Além do fato de um ambiente de trabalho mais limpo trazer mais segurança aos trabalhadores, isso gera uma maior satisfação de seus funcionários;
  •       Senso de saúde e higiene – É de grande importância que sejam verificados o ambiente que o operário atua, pois isso está diretamente relacionado com sua eficiência no trabalho e assim possibilitar a identificação de problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação e outros;
  •       Senso de autodisciplina – É composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo.

    Por mais que um programa 5S seja um conceito bastante simples, aplicar um novo programa em seu negócio ou empresa pode ser uma tarefa difícil. Nós da Empresa Junior Engenharia Mackenzie aplicamos treinamentos focados na melhor solução para cada cliente.

 

 

Rolar para o topo