O MEJ e nosso Impacto como Rede

O MEJ e nosso Impacto como Rede

Michelle Teixeira Nascimento

Todos os dias empresários juniores vivem a experiência de protagonismo que estar em uma empresa júnior proporciona. Essa experiência ajuda a formar profissionais muito mais capacitados, comprometidos e visionários para contribuir com na evolução do nosso país. Mas, você poderia pensar que qualquer trabalho no mercado de trabalho convencional poderia proporcionar isso. Entretanto, o que nos torna privilegiados de viver e se desenvolver cada vez mais é o impacto do movimento empresa júnior nas várias empresas júniores de todo brasil.

O Movimento Empresa Júnior nasceu na França, que existe até hoje, mas no Brasil, o MEJ (abreviatura de Movimento Empresa Júnior) nasceu em 1988 com a Empresa Junior FGV e a partir dai só cresceu, sendo hoje o país com mais empresas juniores do mundo. Para se tornar o que é hoje, foi necessário muito crescimento, consolidação e suporte. Esse suporte veio do surgimento de entidades que pudessem orientar e organizar a maneira como as empresas cresciam e assim correr atrás de um só sonho, um Brasil Empreendedor. Assim, temos hoje a Brasil Jr, a confederação nacional, e abaixo dela, possuímos as Federações em cada estado. Hoje, o movimento contempla com as 27 federações de todos os estados. Com isso, a EJEM se insere na FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo).

Entendendo esse contexto macro, as federações e a Brasil Jr precisariam encontrar maneiras de guiar e medir o crescimento das EJs das diversas realidades. Para conseguir realizar isso, foram criadas metas anuais a nível de Empresa Junior, a nível de Federação e da própria Brasil Júnior. As metas envolvem principalmente faturamento e número de projetos realizados. Em 2020, buscamos a nível Brasil, faturar 75 milhoes de reais e realizar 35000 projetos. 

Porém, um dos pontos que difere tanto as empresas juniores das empresas sêniores é o sentimento de rede. Dentro do Movimento somos colaborativos, não nos vemos como concorrentes, buscamos soluções para nossos problemas entre nós mesmos. Essa troca que é tão forte, e um dos principais valores, se faz tão importante no desenvolvimento desse ecossistema pois vemos que juntos podemos ir muito mais longe. 

Ao entender isso, a Brasil Jr sentiu que deveria estimular ainda mais isso e metrificar isso de maneira quantitativa, trazendo assim, a meta de ações compartilhadas para fomentar ainda mais essa rede colaborativa. Definimos então ações compartilhadas como projetos que indicamos para outra EJ do MEJ e projetos que realizamos em conjunto com 1 ou mais EJs.

Agora em 2020 nos encontramos no segundo ano do Planejamento estratégico da Rede que contempla essa meta e cada vez mais vemos o quão importante foi a criação dessa meta. Ao realizar uma ação em conjunto, inserimos uma quantidade muito maior de conhecimento no processo de realização de um projeto. Casos de ação compartilhada surgem com clientes que buscam soluções para seus problemas e apenas uma EJ não consegue contemplar e entregar a solução mais ideal para isso, assim, une-se esforços e conhecimento para chegarmos na melhor versão. 

Na EJEM por exemplo, realizamos projetos na área de Engenharia Civil, um deles o Projeto arquitetônico, porém, não fazemos projeto estrutural nem projeto hidro sanitário. Assim, sempre que surge algum cliente desse tipo, nos unimos a alguma EJ que realize essa parte e assim conseguimos entregar tudo que o cliente necessita para fazer a construção da sua edificação. 

Além disso, não apenas o que entregamos aos nossos clientes é mais completo, mas todo o processo da venda e de realização do projeto é melhor. Com essa oportunidade, conseguimos compartilhar muito conhecimento entre os empresários de ambas EJs, tanto das partes técnicas do projeto, como de processos de vendas, gestão de tempo, trabalho em equipe e resiliência para adaptar ambas equipes de projetos e cronogramas. 

Agora em 2020, em tempos de pandemia, essa junção tem sido cada vez mais importante. Temos nos unido para conseguirmos manter nossas empresas andando, criando juntos soluções para ajudar os empreendedores na crise, e nos juntando cada vez mais para sairmos desse momento ainda mais fortes, adaptados e trazendo soluções cada vez mais inovadoras. 

Com toda essa cultura que cresce cada vez mais, tanto no Movimento Empresa Junior, como na EJEM, realizamos na EJEM um dos nossos maiores projetos da história. Entramos de cabeça em um Desafio de Inovação lançado pela Brasil Jr para todo o MEJ, para trazer uma solução inovadora que pudesse ajudar o Brasil a lutar contra o COVID-19. Nesse desafio, não poderíamos entrar sozinhos, assim, nos juntamos com a Empresa Junior de Arquitetura e Desing da FAU/USP, a FauUsp Jr para encontrar a melhor solução que conseguíssemos. Dessa parceria, conseguimos o primeiro lugar do desafio com um projeto que traz adaptações ao Ônibus para que o transporte publico seja mais seguro e ajude a voltar a movimentar a economia, o OniPlus.

Ao entramos em conjunto, foi criada uma equipe que nunca havia trabalhado junto, porém que é muito diversa, de ejs com realidades muito diferentes, conhecimentos técnicos diferentes. Essa diversidade, que buscamos cada vez mais no MEJ, foi com certeza essencial para o resultado do projeto, pois conseguimos pensar diferente, ter ideias diferentes, e juntar o melhor de ambos os lados. (Caso tenha interesse em saber mais sobre o Projeto, clique aqui).

Soluções e histórias como essa surgem e são cada dia mais vezes vivenciada no Movimento Empresa Júnior. Elas proporcionam formar profissionais mais capacitados com as competências do futuro, que buscam soluções mais completas, mais impactantes e um MEJ cada vez maior e mais completo. Juntos sonhamos com um Brasil Empreendedor e com certeza esse tipo de trabalho nos coloca muito mais perto dele. 

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.