Maquete eletrônica: o que é e porque adquirir uma

MAQUETE ELETRÔNICA: O QUE É E PORQUE ADQUIRIR UMA

João Marcos Peniche

Os avanços tecnológicos nas últimas décadas, principalmente dentro da ciência da computação, têm causado grande impacto na construção civil. Um dos mais proeminentes deles foi o surgimento das maquetes eletrônicas, também conhecidas como maquetes virtuais ou maquetes digitais.

 Uma maquete eletrônica é a representação de um projeto arquitetônico feita no computador através de softwares específicos de modelagem 3D, como Revit e SketchUp. Por permitir um detalhamento minucioso do projeto, simulando os espaços internos e externos com extrema precisão, a maquete eletrônica se tornou a maneira mais eficaz de apresentar projetos de engenharia e arquitetura.

(Exemplo de uma maquete eletrônica de um restaurante)

Apesar de trazer inúmeras vantagens ao projetista, que passa a fazer trabalhos de maior qualidade em muito menos tempo, quem realmente se beneficia da maquete eletrônica é o cliente.

Construir e reformar não são coisas baratas, portanto, requerem um projeto bem detalhado e uma ótima comunicação entre projetista e cliente para evitar erros que podem custar muito caro.

É aí que entra a maquete eletrônica. Por exemplo, imagine que você está construindo sua tão sonhada casa e seu projetista sugere um determinado azulejo para revestir as paredes da sua cozinha.

Você, vendo a foto do produto no site da loja, acha o azulejo maravilhoso e resolve confiar na sugestão do projetista. Quando a parede fica pronta, porém, você estranha o resultado e se arrepende de ter feito aquela escolha. Isso aconteceu porque, além de não ter o mesmo gosto estético do seu projetista, você escolheu o azulejo sem pensar no contexto da obra, ou seja, sem saber como ele ficaria especificamente nas paredes da sua cozinha.

A maquete eletrônica serve exatamente para evitar esse tipo de situação. Com ela é possível conhecer de antemão o resultado final do projeto, de maneira extremamente realista, o que torna a comunicação entre projetista e cliente muito mais clara, facilitando alterações e ajustes.

(Maquete eletrônica da fachada do restaurante "The Coffeeshop Club")

Outro recurso interessantíssimo da maquete eletrônica é a criação de vídeos. Através de uma animação, é possível simular uma visita ao imóvel, passeando pelos cômodos, vendo pessoas interagindo e até mesmo ouvindo sons ambientes, em qualquer parte do dia. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, a experiência fica completa: é como se você realmente estivesse lá!

O uso da maquete eletrônica se tornou indispensável para a criação de um projeto de alta qualidade. Aqui estão algumas das vantagens que o cliente possui ao adquiri-la:

  • Visualizar as partes internas e externas do projeto, de qualquer ponto de vista;
  • Compreender melhor a organização dos cômodos;
  • Analisar a disposição dos móveis, os revestimentos de paredes e pisos e a posição das portas e janelas;
  • Criar uma iluminação adequada a cada ambiente;
  • Verificar a incidência da luz solar no imóvel;
  • Simular uma visita ao imóvel antes mesmo dele ser construído.

Evite dores de cabeça na hora de construir ou reformar seu imóvel: contate a EJEM e adquira sua maquete eletrônica.

A  Empresa Junior Engenharia Mackenzie é uma empresa comprometida com excelência de serviço, formada por estudantes de engenharia que contam com o respaldo técnico de engenheiros experientes e do corpo docente de uma das mais tradicionais escolas de engenharia do Brasil, a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, primeira não pública do estado de São Paulo.

 

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo