MAPEAMENTO DE PROCESSOS: CONHEÇA 4 FERRAMENTAS E EVITE DESPERDÍCIOS

MAPEAMENTO DE PROCESSOS: CONHEÇA 4 FERRAMENTAS E EVITE DESPERDÍCIOS

Leonardo Faria Cruz

tática de jogada em lousa representando esquema de mapeamento de processos

Um processo é uma sequência contínua de operações. No mundo empresarial é muito importante analisar todos os processos que envolvem a empresa e, devido a isso, é prática de mapeamento é comum nesse universo.

O Mapeamento de Processos é uma técnica geral utilizada por empresas para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando. Ela representa cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações.

A partir dessa atividade busca-se evitar desperdícios de matérias-primas, energia, trabalho e tempo. Dessa forma, espera-se como resultado final um processo mais enxuto, eficiente e veloz, que trará ao cliente benefícios na forma de custo e qualidade.

Processos corporativos precisam estar sempre em estágio de melhoria contínua e existem diversas técnicas para analisa-los e aprimora-los. É importante salientar que essa ferramenta atende qualquer nicho e pode ajudar a gerir o seu negócio.

“Processos corporativos precisam estar sempre em estágio de melhoria contínua e existem diversas técnicas para analisa-los e aprimora-los”

Conheça 4 técnicas renomadas para aplicar e comece a colher frutos em um futuro próximo:

Matriz GUT:

Técnica que consiste em definir prioridades na resolução de problemas. A cada problema é atribuída uma nota de acordo com os seguintes critérios: 

-Gravidade;

-Urgência;

-Tendência.

Matriz Básico:

Técnica que auxilia a empresa a alinhar suas prioridades dos processos em relação ao cliente. Deve-se atribuir uma nota de 1 a 5, aos seguintes itens: 

-Benefícios para a Organização;

-Abrangência;

-Satisfação;

-Investimento;

-Cliente;

-Operacionalidade.

Ciclo PDCA:

Ferramenta de gestão formada por quatro etapas que formam um ciclo. Tal ferramenta consiste em planejar processos, aplicá-los, prever falhas, solucioná-las e conferir resultados. 

-Plan (planejar);

-Do (fazer);

-Check (checar);

-Act (agir).

5W2H:

Método que permite conhecer um processo através de questionamentos simples. Através desse questionamento busca-se descobrir soluções para um determinado problema de maneira eficiente.

-What? (objetivo);

-Why? (motivo);

-Who? (responsável);

-Where? (local);

-When? (cronograma);

-How? (processo);

-How much? (custo).

Com essas informações deu para entender mais sobre a importância do mapeamento de processos dentro de qualquer empresa? Ficou ansioso para aplicar essas técnicas no seu negócio? Ficou com alguma dúvida em relação às técnicas apresentadas? Não sabe se essa é uma necessidade no seu negócio agora?

O mapeamento de processos é fundamental para sua empresa reduzir gastos e agilizar atividades. O mundo corporativo é extremamente competitivo e por esse motivo entender os processos da sua empresa tornou-se algo essencial para se destacar. Esse investimento à primeira vista pode lhe parecer algo pouco praticável, mas os benefícios do Mapeamento de Processos irão impactar sua empresa como um todo.

Esteja preparado para as mudanças porque elas podem se tornar a locomotiva do seu negócio.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo