Você sabe o que é layout na logística?

VOCÊ SABE O QUE É LAYOUT NA LOGÍSTICA?

Victor Pilat

Quando pensamos em produzir mais em menos tempo, uma das coisas que vem à cabeça é ORGANIZAÇÃO. Esta não só para as máquinas, mas também para as pessoas, equipamentos e áreas da empresa. 

Pensa-se então em como alocar esses tópicos de uma maneira personalizada, que gere um fluxo bom dentro da empresa e não haja espera nem ociosidade – o que atrasa a produção e desperdiça dinheiro.

Assim, podemos pensar em alguns tipos de layout relacionados a Lean Manufacturing, que é uma tendência no ramo da logística hoje em dia em grandes empresas. É possível aplica-lo em todos os setores, principalmente na parte de estoques e chão de fábrica, onde utilizamos, respectivamente, o Layout de Armazém e Layout de Movimentação de Materiais.

Imagine que você tem um supermercado. A logística no estoque é uma das coisas mais importantes desse negócio, uma vez que, uma quantidade muito grande de produtos chega e é armazenada, sendo que há maneiras diferentes de estocagem dependendo de cada um, e isso pode influenciar na qualidade do produto e também no tempo que ele demora para ser realocado até a prateleira do mercado.

Mas você pode estar pensando: “Eu não tenho um mercado, como posso utilizar isso no meu negócio e por que?”.

É possível aplica-lo em todos os setores, principalmente na parte de estoques e chão de fábrica, onde utilizamos, respectivamente, o Layout de Armazém e Layout de Movimentação de Materiais.

Um layout bem planejado vai possibilitar com que você aproveite muito melhor o seu espaço, podendo armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente. Ele também vai possibilitar uma movimentação mais eficiente, proporcionando fluxos mais rápidos e mais segurança para o ambiente de trabalho, e um aumento da produtividade – gerada através de uma lógica planejada – com atividades mais inteligentes e eficazes. Assim, pensando na qualidade e agilidade de entrega de produtos, é necessário haver operações rápidas e eficazes que não gerem ociosidades.

Em uma transportadora por exemplo, garantir com que as docas de recebimento sejam localizadas a 180º do carregamento é extremamente essencial, uma vez que, o caminho da mercadoria acaba sendo simples e todo um processo pode ser feito em uma só linha reta, podendo ser manuseada menos vezes e correndo menos riscos de perdas.

 Em pequenas empresas, um estudo de layout também é muito útil, sendo em empresas de prestações de serviços, lojas, restaurantes, entre outros. Ele gera uma maior facilidade de supervisão e controle das atividades, melhorando continuamente caso seja necessário. 

Em uma indústria por exemplo, quanto menos tempo gasto nos intervalos de troca de ferramentas e movimentação de materiais e produtos, maior é a produtividade. Cerca de 30% do tempo destinado à produção é desperdiçado com essas ações. 

Em restaurantes, os setores de cozinha, recepção, mesas, banheiros também têm influência na experiência do cliente, sendo que pode demorar muito para chegar um prato ou pode ter muita fila e isso tudo influencia nas vendas do estabelecimento. 

Em lojas, o preço do m² aumenta a cada ano, e ter uma loja planejada e com ambiente agradável, com espaço suficiente e pensado nas inter-relações entre estoque, caixa, exposição de produtos e provadores, é essencial para uma boa experiência do cliente, sem esperas grandes e o consumidor em contato maior com os produtos.

Isso tudo melhora a satisfação do cliente com a empresa, possibilitando manter uma qualidade alta e processos com menos riscos e menos gastos. Por isso, é muito necessário que as empresas invistam no layout delas, uma vez que, só pode trazer benefícios ao empreendedor.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo