Inteligência de Mercado: O que é e Porque Implementá-la

Bruno Pires e Guilherme Tamborelli

imagem contém objetos utilizados em um escritório sob uma mesa de madeira que auxiliam na inteligência de mercado

O que é a Inteligência de Mercado?

Nos dias atuais a inteligência de mercado vem ganhando um enorme espaço em todos os tipos de empresas. Além disso, é um dos conceitos mais importantes da atualidade para aqueles que querem se posicionar à frente da concorrência e trazer inovações para o seu negócio. A estratégia baseia se especialmente na análise de indicadores, colhendo e estudando informações para orientar decisões estratégicas, seja de marketing, seja de vendas.

 

Uma das principais ações da inteligência de mercado é à análise de concorrentes, no entanto, o erro mais comum é pensar que se resume apenas a isso. Ela consiste na técnica de levantar e monitorar dados relacionados à empresa, tais como: relacionamento com os clientes, tendências do segmento de atuação, comportamento do público-alvo, atividades da concorrência, entre outras informações. Essa análise contribui para uma tomada de decisões assertiva e otimiza os resultados das estratégias implementadas na organização.

 

O método ajuda que a empresa tenha um melhor entendimento sobre seus negócios, desde os processos internos pré-venda até à divulgação dos seus produtos ou serviços. Além disso, a inteligência de mercado auxilia nas análises preditivas e na definição de público-alvo.

 

A inteligência competitiva, como também é chamada, possibilita ademais que a empresa potencialize seus resultados com as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente. Isso porque a análise de dados traz conclusões assertivas sobre o posicionamento da marca, comportamento do consumidor, impressões do cliente, entre outras informações necessárias na hora de se prospectar.

 

Porque implementar a Inteligência de Mercado:

A Inteligência de mercado pode ser implementada em seu negócio seja como uma nova área, seja integrada em vendas ou em marketing. Essa cultura / método pode ser dividido em quatro principais pilares: organização, agilidade, inovação e dados.

 

Organização:

A inteligência de mercado é responsável por revisar e padronizar, com frequência os bancos de dados da empresa, para assim ser de maior facilidade sua análise. Os dados são de extrema importância para o negócio, sendo assim, caso os relatórios não sejam claros e verídicas a melhor opção é descartar as informações e começar do zero.

Com toda a organização criada a empresa começa a criar uma cultura de dados, logo os gestores e colaboradores percebem a importância de se tomar decisões baseadas em dados e não em achismo.

Vale ressaltar que um ponto crucial é na hora da contratação buscar personalidades mais analíticas, pois dessa maneira a disseminação dessa cultura se torna mais fácil.

Outro alavancador da área tem sido as soluções de big data e ciência de dados. Elas organizam e cruzam dados internos e externos, auxiliando os profissionais de inteligência de mercado a ter acesso e uma melhor visualização deles.

 

Agilidade:

Com a inteligência de mercado em prática na sua empresa é possível agir de forma rápida para não ficar para trás no mercado. Essa estratégia de marketing ajuda a indicar qual a direção que o mercado seguirá. Isso é possível devido ao seu negócio estar sempre um passo à frente dos concorrentes, os monitorando, analisando cada estratégia deles e se ajustando com rapidez para superá-los.

Além disso, a inteligência de mercado proporciona agilidade na questão de achar e explorar pontos que podem ser mais bem explorados pelo seu negócio, pontos que não haviam sidos pensados. Outro ponto importante para manter a constância de agilidade é aprender com o erro de outras empresas, pois dessa maneira não se perde tempo utilizando estratégias que já foram implementadas antes e que não geraram resultados satisfatórios ou que foram aplicados de maneira incorreta.

A inteligência de mercado assumiu, nos últimos anos, um papel fundamental dentro das empresas por fornecer uma visão estratégica sobre consumidores, concorrentes e o mercado em geral. A eficácia dessa área está diretamente relacionada à sua capacidade de cruzar e interpretar dados com confiabilidade e rapidez.

A autonomia das áreas de negócio, alinhadas à uma cultura ágil, têm possibilitado à inteligência de mercado identificar tendências com mais velocidade e precisão, auxiliando a tomada de decisão de departamentos de projetos à um.

 

Inovação:

Em organizações com uma gestão de dados e indicadores, a área de inteligência de mercado consegue, com facilidade, encontrar uma solução que resolva as demandas dos núcleos do negócio de forma mais ágil e com base comercial. Priorizando o que é considerado de maior importância para cada uma delas.

Assim, os resultados são obtidos com mais eficiência, e menor esforço operacional. Com o benefício adicional de que a parceria entre os departamentos de projetos e o núcleo comercial se torna algo orgânico e que traz muitos resultados positivos e ágeis.

 Criada na era digital da inovação, onde nada mais é devagar, a cultura ágil nasceu, desde então tem sido utilizada por companhias de tecnologia e startups, que focam no bem-estar do cliente e principalmente do trabalhador. Mas isso não significa que não possa ser empregada também em empresas que seguem modelos mais tradicionais. Cada vez mais, companhias de todos os tamanhos e nichos adotam a cultura ágil em busca dos vários pontos positivos que ela é capaz de trazer.

 A essência dessa cultura é o foco em agilidade e análise de dados, orientada a facilitar a percepção de mercado e como implementar tais métodos. Outra característica dos métodos ágeis é promover interações mais frequentes entre membros que executam e os membros que vendem.

 

Dados:

Finalmente, a visualização de dados pode construir narrativas, fortalecer a intenção da informação e usar o design para contar boas histórias. Afinal, além de potencializar a tomada de decisões, esse é um passo para a criação de sentido e é produzido constantemente.

A aplicação desta prática mista corresponde à rápida utilização de oportunidades, redução de custos e melhoria do tempo de colocação no mercado, e melhora a clareza e eficiência da empresa. Para oferecer suporte às equipes internas, os painéis podem ser ferramentas úteis. Desde a criação de novos negócios até a gestão da marca, o controle e a interpretação das informações podem influenciar a estratégia e mudar o negócio.

Além disso, a aplicação da tecnologia de experiência do usuário é essencial para criar painéis acessíveis e funcionais para os usuários, que transformam informações em ações eficazes. Além disso, a aplicação da tecnologia de experiência do usuário é essencial para criar painéis acessíveis e poderosos para os usuários transformarem informações em ações eficazes.

CONCLUSÃO:

Empresas ineficientes irão à falência, e aquelas que estiverem mais bem preparadas sobreviverão e se tornarão mais fortes. A inteligência de mercado pode ser um diferencial para sua empresa. Ele pode mostrar à sua empresa para onde o mercado está indo e onde estão seus concorrentes. Afinal, a forma como a informação e o conhecimento se transformam em vantagem competitiva determina o sucesso das organizações.

A formulação de uma estratégia verdadeiramente eficiente e de alto desempenho depende do entendimento da organização sobre o contexto político, econômico e técnico de seu mercado de atuação. À medida que os dados e as informações se tornam mais acessíveis, as empresas têm mais oportunidades de inovar nas decisões estratégicas, a base desse sucesso é a inteligência de mercado aplicada no dia a dia das empresas de maneira estratégica, visando o desenvolvimento e crescimento.

Todas as empresas precisam entender o mercado em que atuam e estar atentas às tendências para atender à demanda e satisfazer os clientes. Para criar uma vantagem competitiva e se destacar, a inteligência de mercado permite analisar dados para decisões estratégicas.

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