Instalações aparentes: saiba como o sistema pode beneficiar seu espaço

Instalações aparentes: saiba como o sistema pode beneficiar seu espaço

Empresa Júnior de Arquitetura Ópera Krios

sala com instalações a vista

Quando pensamos nas instalações de um ambiente, sempre vem à cabeça apenas os aspectos funcionais, como potência das fiações, quadro de distribuição e posicionamento das tubulações. Entretanto, tais elementos também podem ter aspectos estéticos e contribuir para decorar com grande estilo seu espaço!

Muito presente em grandes metrópoles – como em Nova York, onde antigos galpões foram adaptados e transformados em moradia – as instalações à vista revelam um estilo de vida despretensioso e prático, que deixa de lado a necessidade por acabamentos perfeitos e valoriza a beleza de estruturas à mostra, normalmente para as tubulações elétricas e hidráulicas. Esse tipo de proposta decorativa é mais ousada e cheia de personalidade, mas as suas qualidades não param por aí.

Confira abaixo algumas vantagens que a decoração aparente pode fornecer ao seu espaço!

Estilo marcante e diferente

As instalações aparentes podem desempenhar um papel estético, presentes principalmente no estilo industrial, que remete às fábricas e galpões antigos. Esse estilo se caracteriza por não esconder ou revestir as tubulações elétricas, de água, dutos, entre outros, assim como pelo uso de tijolo e aço. 

sala com moveis e instalação a vista

Sua estética é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura e do design, demonstrando independência e flexibilidade. Ao permitir que todos os sistemas fiquem expostos, há o distanciamento do perfeccionismo e o ambiente se torna mais despojado e descontraído, revelando uma atmosfera extremamente agradável. Sua utilização é ideal para espaços que devem ser formais ao mesmo tempo que abertos ao diálogo, como escritórios colaborativos.

Além de cumprir com a sua função prática, as tubulações aparentes criam desenhos nos tetos que podem ser ainda de diferentes cores. Você pode optar por usar as tubulações em suas cores originais ou então definir um tom que tenha mais a ver com a paleta de cores escolhida para a sua decoração.  O ideal é que a instalação aparente se destaque e seja um dos principais elementos da decoração. Para isso, tente escolher uma cor que se evidencie na composição das cores da parede ou teto. Crie contrastes interessantes e fortes, ouse, com certeza você não se arrependerá. 

escritório com instalações a vista

A iluminação indireta é algo que funciona muito bem com a elétrica aparente. Luminárias pendentes e lustres de cristais combinam com as eletrocalhas. Outra vantagem é um truque usado para “aumentar” o pé direito do apartamento. O teto não precisará ser rebaixado para acomodar um forro com a existência da tubulação aparente.

Praticidade

Deixar as tubulações aparentes também facilita, e muito, na manutenção do sistema. Com os elementos expostos, consegue-se enxergar com clareza seu funcionamento, e caso haja alguma falha ou mau funcionamento, será rapidamente identificado e corrigido. Quando os elementos estão escondidos ou revestidos, esse processo demora mais para ser reparado (e até notado), tornando mais caro e trabalhoso.

Por exemplo, imagine em uma cozinha revestida com azulejos. Caso haja um cano com vazamento, será necessário quebrar o revestimento e consequentemente substitui-los por um novo material, que inclusive pode não ser igual ao original, prejudicando a estética do ambiente. A fiação também poderá ser acessada sem nem nenhum quebra-quebra e com mais segurança.

cozinha com diversas instalações

Ainda mais, ficará muito mais fácil realizar futuras adaptações, como reformas no geral, pois você saberá exatamente onde poderá realizar mudanças (por exemplo, você saberá onde poderá acrescentar prateleiras sem correr o risco de perfurar alguma tubulação), assim como ficará mais fácil de incluir novos pontos de luz ou tomadas.

Economia

Deixar as instalações aparentes também contribui para economia nos custos. O sistema exposto demanda menos tempo de serviço da mão de obra, justamente porque não há a necessidade de embutir ou perfurar nada, tornando o serviço mais rápido de ser executado.

sala de jantar com instalações a vista

Além disso, esse tipo de instalação à vista também descarta a necessidade de rebaixamento de gesso ou de qualquer outro artifício que esconda os conduítes, o que também pode significar um corte de custos devido a economia de materiais e agilidade no processo de construção.

Aderindo às tubulações aparentes

Você pode inserir esse elemento em praticamente todos os cômodos do seu projeto como no quarto, sala, banheiro e até mesmo na cozinha. Tudo vai depender no seu gosto pessoal. Assim como acontece nas obras mais clássicas, a instalação elétrica aparente pode cobrir qualquer tipo de necessidade do seu projeto, com a vantagem de permitir uma maior liberdade na hora de estipular quais serão os pontos de luz, tomadas e afins.

sala com instalações

Ao optar pelo estilo, recomenda-se muita cautela, pois além da necessidade de atrelar à estética do conjunto como um todo, é necessário estudar corretamente sua localização, dado que o material não pode sofrer patologias como corrosão, por exemplo Deve-se planejá-lo desde o início do projeto, e ser elaborado por profissionais do ramo, como o arquiteto e o eletricista, assim como a mão de obra deve ser experiente, para que o serviço seja corretamente executado, garantindo durabilidade e economia para sua obra.

“O eletricista vira um artesão, cuidando do corte das peças e da perfeição em encaixes e curvas”, explica Danilo Delmaschio, da empresa O Empreiteiro. “Os tubos são colocados após a pintura final das paredes, por isso todo cuidado é bem-vindo”, completa. Os trajetos das tubulações têm de formar desenhos harmônicos, combinar com a decoração escolhida para o local e serem distribuídos de maneira pratica para o uso diário.

diversas instalações a mostra

Na definição dos materiais, quem vai de elétrica à mostra costuma preferir o aço galvanizado, resistente e mais econômico que o cobre, podendo ser encontrado em lojas do ramo e home centers. “A hidráulica pede cobre ou PVC, em caso de água fria. O PVC exige pintura para ficar mais bonito”, explica a designer de interiores Ana Veirano, da RAP Arquitetura.

sala com instalações amarelas a vista

O trabalho dos eletricistas deve ser feito com primor, tendo em vista que as estruturas ficarão visíveis. Muitas vezes, esse cuidado pode vir atrelado a um custo um pouco mais elevado de material e mão de obra do que a instalação feita sob a alvenaria, mas com planejamento, é possível atingir um resultado incrível e ainda economizar, como mencionado anteriormente.

Gostou do conteúdo e gostaria de saber sobre outros temas relacionados a arquitetura e decoração? Confira nosso blog em //operakrios.com.br/blog

Qualquer dúvida, não hesite em falar conosco! //operakrios.com.br/contato

Referências

//www.homify.com.br/livros_de_ideias/5663140/tubulacao-aparente-na-decoracao-diga-sim-ao-estilo-industrial

//www.todeschini.com.br/blog/tubulacao-aparente-na-decoracao-como-usa-la-de-maneira-inteligente/

//www.hometeka.com.br/inspire-se/tubulacao-eletrica-aparente-dicas-e-beneficios-do-estilo-industrial/

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.