As 3 Inovações da Engenharia Moderna dos Últimos Anos

Fernanda Reis Nunes e Lívia Sguario

inovações engenharia inovação robo

Não é novidade que os engenheiros são responsáveis por grande parte das invenções existentes no planeta. Desde o relógio solar, até a viagem a lua, a Engenharia carrega seu estrelismo, ainda que sem nome definido.

Todavia, atualmente as inovações tecnológicas são mais e mais frequentes, por conta da quantidade de ferramentas e atalhos que podem ser utilizados para inovar, como a Internet por exemplo.

Por isso, vamos listar nesse texto, as top 3 invenções da Engenharia moderna dos últimos anos.

1- Elevador Horizontal – Vertical Sem Cabos

Hoje em dia o elevador é um meio de transporte comum em todos os prédios com mais de 3 andares, que possuam infraestrutura.

Sem ele, seria quase impossível morar em um arranha-céu ou visitar o topo do farol Santander em São Paulo, o antigo edifício Banespa, para contemplar a maravilhosa vista que se tem de toda a cidade de São Paulo.

O elevador foi uma das principais invenções da engenharia que mudou não só o conceito de “moradia”, mas transformou o mundo.

Os elevadores que usamos todos os dias sobem e descem, mas pra quem viu “A fantástica Fábrica de Chocolate” se pergunta até hoje se seria possível aquele elevador que além de subir e descer vai para os lados e ainda vira um foguete.

elevador engenharia inovações

E adivinhem, esse elevador já existe, tirando a parte do foguete, é claro!

Pois é, uma empresa alemã, ThyssenKrupp, foi responsável por mais uma das 3 inovações da Engenharia, em parceria com a OVG Real Estate e CTBUH.

elevador MULTI traz vários outros benefícios, como por exemplo um menor consumo de energia, maior capacidade de carga, além de requerer menos espaço, aumentando a área útil da construção.

O primeiro elevador Multi foi instalado em Berlim, porém, já está se popularizando pela Europa, bem como no mundo todo. O Brasil ainda não sediou nenhum elevador desses, todavia, não há dúvidas que engenheiros irão trazer essa inovação mais cedo ou mais tarde.

2- Paul Allen anunciou o maior avião do mundo

Você já se perguntou como Elon Musk está fazendo seus cálculos para nos levar dar aquele passeio no espaço? Pois bem, ele usa da engenharia.

Paul Allen, cofundador da Microsoft quer facilitar nossa vida para chegar no espaço. Ele apresentou o Stratolaunch, o maior avião do mundo, que foi construído pela empresa Stratolaunch Systems.

Este avião tem uma envergadura de 117 metros. Nada mais nada menos que aproximadamente 4 vezes a altura do Cristo Redentor.

Precisa de outra referência? Que tal um quarto e meio da altura da Estátua da Liberdade. Ou ainda um pouquinho mais que a metade da altura da Torre Eifeel.

O objetivo final do avião é transportar uma nave espacial, a fim de diminuir a energia necessária para que eles possam chegar ao espaço.

inovações engenharia inovação

Ainda pensando em aviões o maior avião já inventado pela engenharia para transporte de pessoas é o AirbusA380, com a capacidade de nada mais nada menos que 850 passageiros.

Agora voltando para uma das invenções da engenharia de Paul Allen.

Atualmente o lançamento de um foguete exige tanta preparação para que os astronautas cheguem ao espaço. É necessário uma infra-estrutura terrestre que deve incluir:

Imagine ter que montar toda essa infraestrutura para todo passeio no espaço, pois parte da estrutura não pode ser reutilizada em outro lançamento. Isto encarece muito o valor da viagem espacial.

Por esta razão a criação de Paul Allen é uma inovação da engenharia que será muito útil. Pois facilitará o lançamento das naves espaciais com um meio de transporte reutilizável. 

inovação engenharia

Atualmente, esta inovação já está no fim da fase de construção e começando a fase de testes. Todos apoiam o objetivo final de Allen de proporcionar acesso conveniente, confiável e rotineiro à órbita terrestre.

3- Robô reduz em até 50 vezes a duração de uma cirurgia cerebral

Cirurgias no cérebro são detalhistas e complexas. Neurocirurgiões precisam ter muita precisão ao realizá-las e um deslize sequer pode ser fatal.

Dependendo do motivo, a cirurgia pode durar até 48 horas direto. Isso é perigoso para o paciente por ficar bastante tempo sedado além do desgaste físico que o cirurgião sofre, aumentando as chances de ocorrer um erro humano.

Por esses motivos cada vez mais a tecnologia tenta facilitar nossas vidas. Engenheiros pesquisadores da Universidade de Utah estão em busca de uma maneira de diminuir a ocorrência destes erros.

 Assim desenvolveram, através de inovações da engenharia, um robô que é capaz de reduzir o tempo de uma cirurgia complicada em até 50 vezes.

O robô pode reduzir o tempo de perfuração do crânio de duas horas para dois minutos e meio o que desperta curiosidade aos médicos, uma vez que diminui custos cirúrgicos e clínicos, além de encurtar o tempo em que o paciente fica anestesiado, reduzindo riscos decorrentes da quantidade anestésica. 

Veja como funciona um robô cirurgião

inovações engenharia

Após esses exemplos, fica nítida a importância das Inovações da Engenharia e o quanto elas agregam à sociedade como um todo.

Sem essas invenções não teríamos, automóveis, ou prédios ou telefones celulares.

O próprio meio pelo qual você está lendo esse texto foi feito através de invenções da engenharia, seja pelo celular ou computador. 

Como a construção deste texto necessitou de invenções da engenharia, para realização de pesquisas.

O mundo no qual vivemos hoje já tem muitas coisas e tecnologias, mas sempre há no que inovar. 

E será através da engenharia que novas inovações irão surgir.

Ficou curioso e quer obter mais conhecimentos sobre a engenharia presente no seu dia a dia? Veja mais alguns de nossos textos.

5 Opções de trabalho para um engenheiro mecânico caso você se interesse por esta ramificação da engenharia.

Por que o BIM é o futuro da construção civil? Uma das invenções da engenharia citas acima foi o elevador sem cabos que está diretamente conectado a engenharia civil, ficou curioso como eles fazem os estudos e qual linguagem de software eles utilizam? Da uma olhadinha nesse texto então.

A importância da pesquisa de materiais na hora da realização do projeto. Todas as invenções da engenharia mostradas são feitas para propósitos diferentes. 

Em alguns momentos podem utilizar de um mesmo material, porem é muito importante o estudo do material na hora da realização do projeto para que você alcance as suas expectativas com esse material. Dá uma conferida nessa importância.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!