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Indicadores financeiros para melhorar o seu negócio

Postado em Sem categoria Por ejem.mackenziePostado em 4 de dezembro de 201929 de novembro de 2020

6 Indicadores Financeiros para Melhorar o Desempenho da sua Empresa

Felipe Labate

  A organização financeira e a análise de resultados são fundamentais para quem deseja ter uma empresa lucrativa e saudável. Para isso, existem diversos indicadores financeiros que auxiliam na hora de organizar suas contas. Tais indicadores são importantes, pois viabilizam um maior planejamento de sua empresa, ajudando no atingimento de metas propostas. Nesse texto iremos apresentar 6 desses indicadores que podem ser usados facilmente na gestão administrativa

Análise de Indicadores

TICKET MÉDIO:

  Basicamente o Ticket Médio te dá a média de quanto você está vendendo os seus produtos. Mostrando, também, quem são os clientes mais fidelizados e apontando os melhores vendedores da empresa. O Ticket Média está dividido em três grupos: Venda, vendedor e cliente.

  • Por venda: é a média de quanto sua empresa está vendendo seus produtos ou serviços.
  • Por vendedor: É a média de venda de cada vendedor. Esse indicador permite identificar quem são os melhores vendedores da empresa. Podendo assim bonificar os trabalhadores com os melhores resultados e ajudar aqueles que não estão tendo um bom rendimento.
  • Por Cliente: Analisa quem são os seus clientes mais lucrativos, através da média de compra de cada cliente. Assim pode-se criar maneiras de como melhorar o relacionamento com o cliente.
  • Fórmula: Receita Operacional / Volume de vendas

 

CUSTO FIXO E CUSTO VARIADO:

   As despesas que uma empresa produz podem ser divididas em custos fixos e custos variados.

  Os custos fixos são aqueles que não variam em relação a produção. Exemplos de custos fixos pode ser o aluguel do escritório, gasto com limpeza e segurança das instalações.

  Os custos variados variam proporcionalmente com o volume de produção ou da atividade da empresa. Ou seja, vai variar de acordo com a quantidade de vendas de um determinado período.

“A organização financeira e a análise de resultados são fundamentais para quem deseja ter uma empresa lucrativa e saudável.”

  • MARGEM LÍQUIDA:

  O indicador de margem líquida irá mostrar quanto é o verdadeiro lucro ganho por venda de produtos. Ou seja, ela irá indicar o ganho por venda sem contar com as despesas para fazer o produto.

  • Fórmula: Margem Líquida = (Lucro Líquido / vendas) x 100

 

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:

   A margem de contribuição irá indicar o quanto de dinheiro sobra do faturamento após retirar os custos fixos e variados.

  Pode existir o caso em que a empresa esteja vendendo bastante, mas mesmo assim não esteja gerando lucro o suficiente. Isso quer dizer que a margem de contribuição não é grande como deveria ser.

  •  Fórmula: Margem de Contribuição = Faturamento – (Custos Variados + Despesas variáveis)

 

PONTO DE EQUILÍBRIO:

  O ponto de equilíbrio é a quantia mínima que sua empresa deve lucrar para conseguir cobrir os custos e despesas. Esse indicador é fundamental, pois é ele que vai indicar se sua empresa é viável financeiramente ou não. Para o cálculo, é necessário saber os custos de sua empresa e o quanto ela lucra por produto ou serviço.

  •  Fórmula: Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas / Índice de margem de contribuição

 

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO – ROI:

  Este indicador irá demonstrar o quanto se está ganhando ou perdendo com alguma atividade a partir de seu investimento inicial. Com isso, é possível analisar a eficiência da equipe de vendas e ver qual evento ou meio de comunicação gerou mais resultados.

  • Fórmula: ROI = (ganho conquistados – investimento inicial) / investimento inicial

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