VOCÊ POSSUI UM IMÓVEL IRREGULAR? 3 PASSOS QUE TE AJUDARÃO A RESOLVER OS PROBLEMAS

VOCÊ POSSUI UM IMÓVEL IRREGULAR? 3 PASSOS QUE TE AJUDARÃO A RESOLVER OS PROBLEMAS

Michelle Teixeira

chaves na fechadura da entrada de uma casa representando a regularização do imóvel

Possuir um imóvel irregular na prefeitura pode ser uma dor de cabeça. De multas a fechamento do seu comercio, inúmeras são as consequências que podem existir. 

Sabendo disso, é de extrema importância estar com seu imóvel regularizado! Mas como fazer para seu imóvel deixar de ser irregular?

Muitas pessoas têm a ideia que qualquer processo que envolva a prefeitura é sempre muito demorado e burocrático. Porém, uma vez feito com organização, paciência e qualidade, se torna um processo rápido e eficiente. Assim, separamos pra você o passo a passo de tudo que você precisa fazer para deixar de ter um imóvel irregular.

“Muitas pessoas têm a ideia que qualquer processo que envolva a prefeitura é sempre muito demorado e burocrático. Porém, uma vez feito com organização, paciência e qualidade, se torna um processo rápido e eficiente.”

Acesse a plataforma da prefeitura

O primeiro passo para começar a sua regularização é o cadastramento no site da prefeitura. Ele é necessário para que você consiga dar entrada no seu processo de regularização. 

Uma vez no site, na aba de serviços, entre na área de Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos. Dentro dessa página é possível acessar a página de cadastro e criar uma senha web.

Esta te dará acesso a toda área necessária para regularizar seu imóvel. Uma vez cadastrado você pode fazer o requerimento e abrir o processo de legalização.

Procure um profissional

Para que seja possível realizar a regularização, é necessário o acompanhamento de uma pessoa credenciada pelo CREA/CAU. Ela poderá lhe fornecer uma planta completa e atualizada da residência, de acordo com as normas pedidas pela Prefeitura.

Ao contatar o profissional, é preciso ter a escritura do imóvel, assim como o IPTU e, caso possua, a última planta regularizada perante a Prefeitura. Estes são imprescindíveis no processo.

Uma vez em acordo com o engenheiro, este irá lhe contatar para que seja realizada uma visita técnica no imóvel em questão. A visita é necessária para que ele tome conhecimento do imóvel, efetuando as medições e tudo que for preciso para realização da planta.

Um dos casos em que é preciso fazer o processo de legalização é quando, mesmo uma vez regularizado, é efetuada uma reforma que aumente a área construída da edificação. Isso porque a Prefeitura necessita da atualização da sua residência. Caso este seja seu caso, o engenheiro precisará também realizar um laudo técnico.

Dê entrada na Prefeitura

Quando o profissional escolhido estiver com todas as informações, ele dará andamento na realização da planta. Uma vez com tudo pronto, ele lhe entregará um Projeto Simplificado, de acordo com o pedido pela sua subprefeitura. Tendo esses documentos em mão, você já pode acessar seu cadastro na prefeitura que foi realizado previamente e enviá-los.

Em seguida, no seu cadastro você consegue acompanhar o andamento do processo e se ele foi deferido. Caso não seja aprovado, eles enviarão um aviso chamado COMUNIQUE-SE. Neste aviso contém o porque que não foi aprovado, e as mudanças necessárias para aprovação. Eles podem mandar quantas vezes for necessário até que tudo esteja de acordo e ocorra a aprovação.

Assim, obtendo a aprovação, seu imóvel estará totalmente regularizado, dentro das normas, evitando futuras multas.

A Empresa Junior Engenharia Mackenzie é altamente capacitada nesta área, podendo lhe ajudar em todo o processo necessário para estar legalizado. De acordo com o que você necessita, fazemos a visita, entregamos as plantas e, caso deseje, realizamos todo o acompanhamento na prefeitura até sua aprovação. Entre em contato conosco para saber mais detalhes! Você só­­ tem a ganhar mantendo seu imóvel em dia!

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo