Saiba o que é Gerenciamento da Qualidade e os seus Benefícios

Letícia Satie

gerenciamento da qualidade

Para aumentar a competitividade do empreendimento, dado o grande número de estabelecimentos que surgem anualmente (só no ano passado, aproximadamente 2,5 milhões de novas empresas formalizadas), há corporações que se diz “Focada na qualidade”, com “Qualidade Garantida” e/ou “Produto de Qualidade”, essas e muitas outras frases envolvendo “Qualidade” estão presente em sites, slogan, missão ou visão das empresas. Entretanto, como é feito o acompanhamento dela? O que é a Gestão da Qualidade? 

Primeiramente, definiremos o que é a Qualidade. Segundo a definição do dicionário online Michaelis, qualidade é um substantivo feminino que determina um “grau de perfeição, de precisão ou de conformidade a certo padrão”. Entretanto, há maneiras diferentes de interpretar o termo, definir qual deverá ser esse padrão. Se o produto final for focado no cliente, é sempre imprescindível que as expectativas de ambos sejam alinhadas para que o produto seja produzido de uma maneira que as duas partes sejam satisfeitas (empresa e mercado). Contudo, não é somente a área de qualidade (se houver) ou o consumidor que precisa ter enfoque na qualidade, mas sim, todos os Stakeholders envolvidos na cadeia de produção. Ou seja, os funcionários, fornecedores, distribuidores, acionistas, entre outros. 

Essa metodologia em que de todos os setores de uma empresa possuir o enfoque na melhoria de processos, tornou-se mais expressiva no pós-guerras, período o qual novas dimensões para o planejamento empresarial foram surgindo principalmente com os americanos e sendo implementadas principalmente no Japão. 

Já a Gestão pode ser definida como “O processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de manera eficiente e eficaz[1]”, assim, a Gestão da Qualidade pode ter ou não uma área, a Qualidade, pois a busca por melhoria de processos diluída dentro de outras áreas caso dependendo do número de processos que a empresa possui.

O que é Gestão da Qualidade? 

Assim, é possível definir a Gestão da Qualidade como o processo de planejamento, organização e acompanhamento do grau de conformidade nos processo, os quais a empresa possui para o desenvolvimento do seu produto ou serviço a fim de atingir as expectativas do usuário final.

O principal objetivo da Gestão da Qualidade é garantir aos consumidores a satisfação do consumo do produto ou do serviço realizado por meio do planejamento e controle dos processos. Para isso, recomenda-se exceder às expectativas do cliente. Sendo assim, é necessário ouvir e entender qual é a real necessidade do consumidor para que o resultado seja alcançado com excelência. Dentre os parâmetros a serem analisados, é realçado: 

Características intrínsecas da qualidade: É a capacidade do produto ou serviço de cumprir o propósito ao qual se destina.

Padronização:

É interessante que os processos sejam padronizados para que a manutenção e a melhoria dos processos sejam evidenciadas com mais facilidade, ajudando a gestão na busca da eficácia da cadeia de produção.

Diminuição de erros:

A cadeia produtiva precisa estar em constante busca pela qualidade. Com a padronização de processos estabelecida, é possível identificar as atividades que não tinham a necessidade de serem executadas, que poderiam ser substituídas ou até mesmo automatizadas. A automatização garante a melhoria da qualidade de produção que por consequência pode gerar a redução de custos.

Preço:

O valor do produto ou serviço não precisa ser necessariamente o mais barato, mas sempre justo e realístico com as características intrínsecas que produto ou serviço garante cumprir, visando o público-alvo, pois precisa ser algo que ele consiga adquirir. 

Relacionamentos:

É importante ter um bom relacionamento com os fornecedores,  funcionários e clientes de toda a cadeia produtiva, para que a comunicação seja a melhor possível. É valioso saber se haverá atrasos na entrega de materiais, estudar as tendências de entrega ou uma resposta rápida para quando aconteça imprevistos, a urgência do cliente para receber o produto e se todos os funcionários entendem o seu papel na cadeia produtiva, se estão motivados para cumprir as atividades, para que as estratégias sejam elaboradas de forma mais realística possível.

Entregas dentro do prazo esperado:

A empresa precisa entender toda a rede de produção e de transporte dos produtos vendidos para estabelecer e garantir o prazo de entrega. Deste modo, a gestão da produção dos produtos e de estoque precisam saber quanto de matéria-prima será necessário, qual é o tempo de entrega de cada componente, o tempo de produção do produto, buscar atingir o ponto ótimo de produção (ponto o qual é possível produzir mais com o menor custo de produção na quantidade necessária), produzir somente o necessário (incluindo o estoque mínimo de segurança) e não produzir mais que o necessário, pois estocar a mais gera custos de armazenamento e o tempo de entrega do produto até o cliente final (em alguns casos, é imprescindível saber o tempo de entrega da produção para algum ponto de distribuição e do ponto de distribuição para o consumidor final). Deste modo, a Gestão da Qualidade entra para auxiliar no desenvolvimento de indicadores de performance.

Quais são os seus benefícios?

  • A aprimoramento do fluxo de informações entre os Stakeholders
  • Estratégias traçadas e acompanhadas com cenários mais realísticos
  • Aplicação da estratégia
  • Satisfação dos clientes
  • Padronização nos processos
  • Produtividade
  • Produto mais competitivo
  • Aumento da  eficiência e eficácia 
  • Busca por melhorias


Antes da implementação Gestão de Qualidade, a A UFABC jr., consultoria em gestão empresarial recomenda para as corporações a realização de um Mapeamento de Processos. Ter os seus processos mapeados auxilia na elaboração dos planos de ações que a gestão precisará tomar, uma vez que os torna os processos mais visíveis e gera insights para ações mais assertivas. Deste modo, já será possível realizar a etapa de Padronização e Relacionamentos.

UFABC Júnior

Por fim, esse material foi produzido pela Empresa Júnior da Universidade Federal do ABC. É uma empresa sem fins lucrativos, formada apenas por graduandos da Universidade Federal do ABC. Foi fundada em 2011 por alunos que buscavam ser protagonistas da própria história, impactar a vida de seus clientes e desejavam ter algo além da experiência em sala de aula.

Para saber mais sobre a UFABC acesse www.ufabcjr.com.br

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!