Engenharia sustentável presente no nosso cotidiano

Engenharia sustentável presente no nosso cotidiano

Luísa Galhego

imagem contém uma mão segurando uma folha

A engenharia sustentável trata-se de uma iniciativa, que busca inovação e desenvolvimento. Isso acontece com a integração de projetos correlacionados com o meio ambiente e com a atuação humana. Tais ações, iniciaram-se por parte de organizações, que buscavam atrelar ideias que desenvolvessem problemáticas humanas de maneira sustentável. Isso possui como intuito colocar em pratica a engenharia, alterando minimamente as consequências sobre o meio natural.

Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais. Estes resultantes da ação, que parte da engenharia, mostram que é possível listar alguns modos de perceber a já existência da sustentabilidade. Considerando, desse modo, que esta é usual e presente na realidade sob a qual estamos inseridos.

Assim, é possível citar:

–  Planejamento baseado no aproveitamento passivo de recursos naturais:

O planejamento que visa o aproveitamento energético de recursos naturais se trata de uma ideia antiga. Entretanto, muito viável até os dias atuais. Esse desenvolve o planejamento e execução de um projeto receber, por exemplo, bastante luz e ventilação natural. Fato que acarreta a dispensa de aparelhos como: ar condicionados, ventiladores e lâmpadas.

Além de reduzir, consequentemente, a produção de resíduos e desencadear uma diminuição em gastos. Correlacionando, assim, o viés econômico e uma aplicação sustentável.

“A engenharia sustentável trata-se de uma iniciativa, que busca inovação e desenvolvimento.”

– Bioconcreto:

O bioconcreto se trata de uma inovação recente. Possui o viés sustentável, pois relaciona o modo natural de desenvolvimento com necessidades humanas. Por meio da bactéria bacillus pseudofirmus há a produção de concreto. Essa ao entrar em contato com água e oxigênio e em conjunto com alguns componentes da mistura produz carbonato de cálcio. Ou seja, caso surjam pequenas fissuras em determinada parte da estrutura a ação da bactéria fecha tais falhas.

Assim, há uma diminuição na quantidade de resíduos produzidos, devido a não haver necessidade de correção ou reestruturação da peça analisada. Além da redução da mão de obra e da baixa relacionada a custos.  

– Painéis solares:

Os painéis solares são placas capazes de transformar energia térmica e energia luminosa, provindas do Sol, em energia elétrica. Tal alternativa, enquadra-se no âmbito sustentável, pois se caracteriza por ser uma fonte de energia limpa e renovável. O uso desta, a longo prazo, diminui danos relacionados a déficits do homem ao meio. Essa evitaria, por exemplo, o desmatamento de áreas verdes para a construção de hidrelétricas. Além de, referir-se a uma fonte de energia, que se enquadra como um investimento. Assim, pode ser classificada como uma fonte de energia barata.

Telhados verdes consistem na aplicação de uma camada de vegetação em superfícies impermeáveis. Essas estão presentes, por exemplo, em telhados, lajes e/ou paredes. Desse modo, a gestão hídrica pode ser melhor controlada. Isso decore da drenagem pluvial. Evitando ou retardando, assim, a saturação de vias de escoamento e a ocorrência de enchentes.

Junto a isso, há um maior controle relacionado a oscilação de temperatura. Diante dessa, o clima se torna mais ameno, agindo na economia de energia. Além, da correlação com a capitação de gás carbônico e consequentemente com a qualidade do ar atmosférico.

Frente a isso, é clara a percepção direta da inovação arquitetônica com o meio sustentável. Ligada a forma como essa pode a curto e longo prazo afetar o cotidiano das pessoas.

Diante de tais implementações, é notório que a existência e o avanço da perspectiva sustentável são recentes. Entretanto, ocupa um patamar importante no âmbito social. Isso se dá, pois, a inserção de tais ideias, atitudes e instrumentos já compõe o cotidiano de muitas pessoas.

 

placas fotovoltaicas para captação de energia solar

7 vantagens em realizar um projeto fotovoltaico

Eliminando gargalos na produção

engrenagens simbolizando a mecanização para otimizar sua produção

Conheça as 4 etapas para otimizar sua produção

Rolar para o topo