Como a engenharia reversa pode inovar e ajudar no crescimento da sua empresa

Como a engenharia reversa pode inovar a ajudar no crescimento da sua empresa

Gabriel Pranaitis

máquina fotográfica após sofrer engenharia reversa

O processo de engenharia reversa pode ser a solução para inovar e alavancar o seu negócio, um processo muito comum e utilizado a décadas e vem ganhando cada vez mais popularidade. 

Já percebeu que as empresas de celulares ou tecnologia em geral, sempre lançam suas tecnologias em épocas parecidas? Tecnologias que teoricamente deveriam ser exclusivas, todas as empresas concorrentes conseguem reproduzir em pouco tempo. Isso é a engenharia reversa.

A engenharia reversa é um processo mais simples do que parece, qualquer pessoa curiosa ou que seja entusiasta da tecnologia já tentou mexer e desmontar um equipamento quebrado para tentar arrumar, ou apenas para entender como aquele mecanismo funciona. Apesar de parecer algo bastante simples para se fazer, através dessa curiosidade foi possível desenvolver essa ferramenta que possibilitou bastante avanços tecnológicos da sociedade atual.

O que realmente é a engenharia reversa?

Esse processo é nada menos do que o processo onde através de um objeto, sistema ou máquina é feito o processo inverso de criação e realização de um projeto conforme a Engenharia convencional. Conseguimos entender os princípios tecnológicos e o funcionamento de uma máquina. Podendo ser com o objetivo de melhorar alguma máquina corrigindo seus erros, ou até mesmo no caso de produzir uma máquina não produzida mais que seja de difícil acesso atualmente.

A engenharia reversa pode ser também confundida com a reengenharia, processo bastante parecido onde se utiliza de uma lógica bastante parecida. A Reengenharia utiliza-se de uma máquina já pronta, porém diferentemente da ER (Engenharia reversa), ela tem o objetivo de criar uma máquina diferente da utilizada para estudo, neste processo é mantido a base do produto, mas o seu objetivo e criar algo quase que totalmente novo a partir dali, diferentemente da engenharia reversa que se assemelha mais a uma cópia.

Onde surgiu?

Não há certeza a respeito do surgimento da engenharia reversa, porém historicamente falando há situações mais aparentes onde já podemos ver a presença dessa técnica. Como por exemplo na Segunda Guerra mundial, onde há casos famosos como o do avião bombardeiro soviético Tupolev Tu-4. Após aviões americanos serem obrigados a aterrissar em solo soviético, engenheiros utilizaram-se da engenharia reversa para copiar o bombardeiro americano.

Pode ser a solução para os problemas tecnológicos e econômicos da sua empresa

A engenharia reversa conseguiu se consagrar pelo fato de ser uma ferramenta que viabiliza crescimento econômico juntamente do avanço tecnológico, isso pode ser visto como exemplo no caso dos tigres asiáticos. Por volta da década de 60, os países que compõem o grupo tigres asiáticos (Taiwan, Coreia do Sul, Singapura e Hong Kong) utilizaram se dá ER para ter um avanço industrial mais rápido, estudando maquinário industrial mais tecnológico presente no ocidente e por meio disso, criando seus próprios modelos de máquinas baseados na tecnologia de outros países ou até mesmo conseguindo enxergar falhas presentes na dispositivos dos seus concorrentes e fazendo dispositivos melhores.

Os frutos desse avanço tecnológico são mostrados com a presença das grandes empresas Sul Coreanas no mercado tecnológico como por exemplo: Samsung Eletrônica, LG, Hyundai Motores entre outras. Este processo continua sendo aplicado em diversas empresas, mostrando que através de uma análise detalhada é possível encontrar os problemas presentes na sua máquina ou copiar outra máquina existente visando também melhorar seus erros. 

Como esse processo funciona e quais seus benefícios? 

Através de uma análise do dispositivo a ser estudado, desmontamos a máquina para definirmos as propriedades a serem corrigidas, ao fragmentar a máquina podemos analisar cada peça individualmente para entender assim como cada peça funciona separadamente e também seu funcionamento em conjunto. 

Com a utilização desse processo conseguimos atingir diversos benefícios para usos variados como:

  • Cópia: Sendo o uso mais comum na engenharia reversa, o processo de replicação de uma máquina economiza tempo de pesquisa científica, fazendo assim a aceleração do processo de desenvolvimento de produtos, visto que as empresas passam menos tempo procurando inovações a partir do zero, e conseguindo atingir essa inovação de maneira mais rápida se baseando em algo já existente.
  • Competitividade no mercado: Esse processo viabiliza condições melhores de mercado ao consumidor, visto que todas empresas conseguem se equiparar no mercado, possibilitando assim que nenhuma empresa permaneça prejudicada tecnologicamente e seja possível proporcionar uma gama de produtos e preços similares ao consumidor.
  • Melhorar deficiências relacionada a máquina original: Muitas vezes a máquina em questão possui diversas deficiências em relação a produção, operação e manutenção e não um suporte ou interesse por parte dos projetistas originais a fim de melhorar a qualidade ou até mesmo a documentação em relação ao produto.
  • Abandono por parte da empresa: Pode ocorrer que o processo de fabricação da máquina seja abandonado por parte da empresa, seja ele por desinteresse ou falência da mesma e com isso a inviabilização da aquisição de novas peças ou máquina. 
  • Fins acadêmicos e de aprendizagem: Através de um estudo, entender pontos importantes de um projeto mal sucedido, erros de design para fins de aprendizagem.

Este é um processo legal?

Há muita polêmica em relação da ética da engenharia reversa, pois há controvérsias a respeito da legalidade do seu uso. Porém não é necessário se desanimar com isso, pois a ER possui uma área de atuação dentro da lei. Os produtos possuem as chamadas patentes, que asseguram ao criador da máquina, proteção contra o plágio ou cópia da tecnologia desenvolvida em sua máquina.

Porém mesmo com a existência da patente muito dos criadores aceitam disponibilizá-las a fim de que a tecnologia seja melhorada. Como é o caso da Tesla, uma das pioneiras no mercado de carros elétricos, facilitou que o avanço das outras empresas automotivas ocorresse disponibilizando o uso livre de suas patentes para que o estudo em relação a esse tipo de tecnologia ocorresse mais rapidamente.

Como aplicar isso ao meu negócio?

Muitas vezes o seu modelo de negócio não está alinhado a sua máquina, sua empresa possui outras necessidades em relação a produção atual, e a sua máquina pode ser já desatualizada e não consegue suprir uma escala maior de produção, ou no caso também no mercado não há opções de máquinas semelhantes que consigam proporcionar a necessidade de produção que sua empresa possui. É nessa problemática que entra a utilidade da engenharia reversa, através da análise geral de sua máquina já existente, é possível fazer o caminho reverso da produção analisando cuidadosamente a função de cada peça, podendo identificar maneiras de atingir melhoras no seu dispositivo como por exemplos em custos ou em eficiência. 

Mesmo que seu problema não seja esse e você possua um pequeno negócio, há ainda uma utilidade de como por exemplo no caso de você possuir uma máquina que ainda é fabricada nos dias atuais, porém por talvez possuir apenas fora do Brasil, ter preços exorbitantes, ou um monopólio por parte da empresa. A engenharia reversa pode novamente entrar em ação através dessa análise no seu equipamento, estudar a possibilidade de criar uma versão com maior custo-benefício para a situação da sua empresa. Através desses casos e muitos outros, podendo ser aplicado em diversas áreas e em uma variabilidade de negócios, a engenharia reversa pode ser a solução para baratear ou otimizar sua linha de produção. 

A importância da Engenharia reversa para a sua empresa

Como foi visto a ER é um processo que fez diferença, revolucionou empresas e continua sendo usada constantemente no mercado. A ausência dessa ferramenta pode fazer bastante falta ao seu negócio, onde muitas vezes sua empresa possui problemas na linha de produção ou barreiras que impedem seu negócio de crescer. 

Sabendo da importância dessa ferramenta e sua variabilidade de uso, faça uma análise do seu empreendimento buscando a possibilidade de utilizar essa ferramenta na sua empresa. Conte com um dos nossos serviços como o Projeto de Maquinas na EJEM para que possamos ajudar a sua empresa.

Palavras-chave: Engenharia reversa, Tigres asiáticos, Inovação, Negócio, Crescimento, Linha de produção, Máquinas, Projeto, Industrial, Indústria, Empresa.

Meta-descrição: A engenharia reversa pode ser a solução para economizar gastos e otimizar a linha de produção na sua empresa. Este processo comum se tornou famoso por ser um dos responsáveis no veloz crescimento dos tigres asiáticos. E até hoje é utilizado em empresas de pequeno e grande porte para resolver problemas de produção.

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 97694-5672

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Agora você pode falar com a EJEM, pelo WhatsApp.