ELIMINANDO GARGALOS NA PRODUÇÃO

Natalie Magalhães

Muitas vezes os processos em uma indústria são atrasados, causando prejuízo financeiro e de tempo. Isso se dá pela existência dos chamados Gargalos de Produção. Mas afinal, o que são gargalos?

Gargalo de produção é o nome dado a qualquer obstáculo que possa interferir nos processos produtivos de uma empresa. Eles comprometem a qualidade dos produtos ou serviços prestados e afetam a lucratividade do negócio.

Os gargalos podem surgir em qualquer etapa da produção, resultando na redução do desempenho da equipe e impactando negativamente os resultados do setor. Pode causar prejuízos tanto de ociosidade de máquinas e colaboradores, quanto de excesso de estoques de determinado produto.

Por que excesso de estoques de determinado produto?

Vamos a um exemplo:

Se uma indústria produz por dia 300 encosto de cadeiras e 240 pés de cadeira, existe um gargalo. Só poderão ser vendidas 240 cadeiras, e onde ficarão os 60 encostos que sobraram? Os gestores dessa indústria precisarão diminuir a velocidade de produção dos encostos para produzir apenas 240 por dia ou então manter a produção de 300 ao dia e estocá-los, o que causará um aumento de custos.

Voltando ao problema inicial, como podemos eliminar tais gargalos?

Os gargalos podem surgir em qualquer etapa da produção, resultando na redução do desempenho da equipe e impactando negativamente os resultados do setor

Eliminar totalmente, ou pelo menos administrar melhor os problemas de produção, é a melhor forma de reduzir os prejuízos financeiros. Dentre as melhores maneiras de lidar com gargalos de produção, podemos citar:

  1. Mapeie seu processo

É recomendado fazer um mapeamento de todas as etapas produtivas da indústria para detectar falhas exatamente no lugar certo.

  1. Implantação de indicadores

O uso de KPIs (Key Performance Indicators) é fundamental para a garantia da qualidade dos serviços. Através desses indicadores, consegue-se monitorar toda a produção e comparar com resultados anteriores. Essa ferramenta, além de detectar possíveis gargalos na produção, permite também estipular e acompanhar metas a serem alcançadas.

  1. Treinamentos e capacitação dos funcionários

Para resolver boa parte dos problemas que geram gargalos de produção é preciso manter sua equipe capacitada, treinada e motivada. Para resolver boa parte dos problemas que geram gargalos de produção é preciso manter sua equipe capacitada, treinada e motivada. 

Como vimos anteriormente, gargalo pode ocasionar em desperdícios e prejuízos afetando sua produção toda, ou seja, sempre que possível, o ideal é tentar eliminá-los ao máximo.

Rolar para o topo