DICAS PARA PLANEJAR O ESPAÇO DE SUA RESIDÊNCIA

Aleph Sartoratto

Atualmente a maioria das pessoas gasta bastante tempo quando o assunto é planejar a sua casa dos sonhos, e para que isso deixe de ser um pesadelo e passe a ser algo prazeroso criamos esse material com algumas dicas para auxiliá-las nesse quesito.

Ter uma casa organizada e aconchegante é algo que vai muito além do projeto da residência, uma vez que podemos ter ótimos projetos e desenhos. Algo que interfere diretamente no resultado é por exemplo a disposição dos móveis, cor das paredes, utilização de determinadas texturas, etc.

Assim como nas etapas anteriores de um projeto, o planejamento residencial é de extrema importância, visto que se não for feito com calma e dedicação pode levar a frustrações a médio e longo prazo. Então vamos as dicas:

  • Pense na disposição dos móveis ao invés de apenas criar cômodos

Esse é um tópico muito importante, uma vez que através da disposição dos móveis podemos proporcionar diferentes sensações nas pessoas. Por exemplo, podemos mobiliar um ambiente extremamente amplo dando a impressão de que ele não seja tão grande assim, e a mesma coisa o contrário, conseguimos através dos móveis deixar um ambiente pequeno com um ar muito mais amplo.

(Sob uma mesa de madeira estão apoiados um laptop, um mouse e ao fundo temos uma janela)
  • Posicione os cômodos pensando na iluminação solar

Pensar em como aproveitar bem a luminosidade natural é fundamental para criar ambientes confortáveis e aconchegantes. Isso além de criar uma qualidade de vida naquele ambiente, pode reduzir até mesmo sua conta de energia.

Cômodos voltados para o oeste, recebem luz solar mais forte no período do meio dia até o anoitecer. Imagine colocar o escritório nessa posição, na parte da tarde faria muito calor nesse ambiente, tornando sua permanência nele totalmente desconfortável, afetando até mesmo a produtividade de quem trabalha naquele ambiente.

  • Pense na ventilação

Podemos dizer com certeza que ninguém gosta de ficar em um ambiente abafado, mas para que isso não aconteça temos que planejar com bastante cautela principalmente a disposição dos ambientes da nossa residência.

Para isso utilizamos uma técnica chamada ventilação cruzada, que consiste em colocar vãos como portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais, como por exemplo, Norte-Sul ou Leste-Oeste.

Pensando na ventilação natural, podemos inclusive economizar na conta de energia, pois dessa maneira diminuímos o tempo que o ar-condicionado ou ventilador fica ligado.

 

Todas essas dicas que fornecemos são extremamente importantes, e servem tanto no período de planejamento inicial de obra como em possíveis reformas.

Para coloca-las em prática recomendamos a elaboração de uma maquete eletrônica. Este é um serviço oferecido por nossa empresa, onde através dele podemos recriar ambientes de maneira virtual e assim obter uma concepção realista de como poderá ficar cada ambiente.

Rolar para o topo