DICAS PARA EMPREENDEDORES

Caio de Moura

desenho de um empreendedor sentado em uma cadeira utilizando um computador e tenho ideias

Abrir uma franquia, uma loja pessoal de consumíveis no bairro e vender artesanatos na garagem de casa, são formas diferentes de empreender. Em suma, empreendedorismo é um termo muito usado no âmbito empresarial para caracterizar a implementação de novos negócios ou até mesmo melhorias em empresas já existentes.

Segundo o programador e investidor Paul Graham, as melhores ideias são aquelas providas de experiências pessoais, portanto, para empreender inicialmente, a chave é observar e não só pensar. 

Procure por insatisfações em todo lugar que passar, afinal, empresas que vão à falência não são aquelas que têm muitos problemas, mas as que acham que não os possuem.

Estude seus clientes, concorrentes e fornecedores. Conhecer o mercado em que seu negócio está inserido é o primeiro passo para se alinhar com as expectativas do consumidor, que por sua vez, cada vez menos busca pelo produto final, mas sim pela melhor experiência dentro da empresa contratada ou loja que passou. 

Por conseguinte, vale ressaltar que o melhor marketing para o seu empreendimento é atender às expectativas dos clientes. Um cliente insatisfeito critica mais o seu negócio do que um satisfeito o elogia para outras pessoas.

O próprio empreendedor precisa achar que o seu negócio nunca será bom o suficiente. Capacidade de empatia para entender seus clientes, funcionários e investidores, e humildade para não descuidar do seu negócio quando este expandir são características universais de grandes CEOs.

“(…)as melhores ideias são aquelas providas de experiências pessoais, portanto, para empreender inicialmente, a chave é observar e não só pensar.”

Procure por sócios que te complementem, nem que seja você e mais um. Habilidades comerciais do primeiro, junto às habilidades técnicas do segundo levam o empreendimento mais longe. 

Segundo Arthur Garutti, Sócio da Ace e co-fundador da Brasil Ventures, empreendedores solitários dificilmente criam uma empresa de alto impacto.

Por fim, quando consolidada, divulgue sua ideia e capte investidores, nunca pense que não possui problemas. Você já ouviu a história da Netflix, que acabou com todos os filmes em fitas e CDs? Vale a pena conferir.

A EJEM pode te ajudar a formalizar a sua ideia e facilitar tudo o que foi dito acima. Com o nosso serviço de Plano de Negócios, você poderá  conhecer melhor o mercado em que está inserido e captar novos investidores e sócios apresentando-o seu Pitch Deck em feiras de empreendimento. Contate-nos!

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 2766-7327

Acompanhe-nos

Rolar para o topo