3 DICAS DE COMO TER O IMÓVEL DO SEU SONHO

Vitor Freitas

(esquerda: restaurante; direita: sala de estar)

Ao pensarmos em nosso imóvel, poucos de nós podem ter uma ideia concreta de como ele deveria ficar, outros não sabem ao certo o que desejam e o que ficaria melhor para atender as suas necessidades.  Portanto, assim surgem diversas dúvidas, algumas simples e outras complexas:

Qual cor vou pintar a para a parede da minha sala? Quais móveis vão se encaixar melhor na minha sala de reunião? Qual o piso vou usar na cozinha? Qual vai ser a disposição das mesas no meu restaurante?

 Essas perguntas podem ocorrer em diversos casos como: quando você está construído algo do zero, quando você muda para um apartamento novo e até mesmo em uma reforma. 

(Na imagem acima vemos uma mão masculina sobre uma planta arquitetônica)

DICA 1- VOCÊ DEVE TER PLANEJAMENTO!

Se o seu estabelecimento ou sua residência não forem bem planejados, provavelmente você virá a ter grandes problemas.  E isso fará com que você tenha gastos maiores posteriormente caso precise solucioná-los.  Esses são alguns exemplos característicos relacionado aos problemas de layout.  

  • Os recursos dependentes do seu estabelecimento estão muito distantes entre si, ocasionando um transporte desnecessário;
  • Mal posicionamento e distribuição dos móveis causando um fluxo inadequado para a circulação das pessoas;
  • Escolha ruim dos moveis podendo acarretar em um mau aproveitamento de espaço;

Portanto o layout é essencial para determinar a organização do ambiente levando em consideração os objetivos e necessidades do mesmo, tornando a experiência/vivência das pessoas que vão as usufruir dele, as melhores possíveis.

(Na imagem vemos um quarto com móveis planejados)

DICA 2-MÓVEIS PLANEJADOS  

Com apartamentos cada vez mais compactos, os móveis planejados deixaram de ser opções só para quem quer luxo e se tornaram verdadeiros aliados na hora de construir os ambientes e aproveitar todos os espaços disponíveis.

Porém antes de levar a sua ideia para uma loja especializada, analise bem o local e imagine como os móveis poderiam ser usados para otimizar esse espaço. 

Sabe aquele canto que parece não caber nada? Ou a coluna que você acha que só atrapalha? Eles podem ser facilmente resolvidos com os móveis planejados.

Porém um dos principais empecilhos que afastam as pessoas da escolha pelos móveis planejados é a ideia de que eles são bem mais caros que os móveis já prontos. Na prática, isso pode ou não ser verdade.

A questão é que existem alguns materiais, acabamentos e até cores que podem aumentar ou diminuir o preço do seu projeto. Se você busca o melhor custo x benefício, opte pelo MDF. 

Ele tem preços bem mais acessíveis que o seu coirmão e não deixa de oferecer qualidade. Na hora de escolher a cor, os tons mais neutros tendem a ter um custo menor porque as menos convencionais precisam ser encomendadas.

(A imagem é uma modelagem 3d de um restaurante)

DICA 3-APROVEITE A TECNOLOGIA

Os avanços tecnológicos nas últimas décadas, principalmente dentro da ciência da computação, têm causado grande impacto na construção civil, trazendo benefícios tanto para quem trabalha com isso quanto para quem usufrui desses serviços.

Um dos exemplos que podem ser citados como uma ajuda para escolher as cores do seu imóvel é o Aplicativo Suvinil (Disponível para IOS e Android)

Com esse aplicativo, você consegue simular como fica uma cor na parede da sua casa ou em qualquer outro ambiente. Contudo, devido ser um programa de reconhecimento fotográfico algumas vezes ele pode apresentar falhas, não simulando perfeitamente. 

Os grandes exemplos a serem citados são os softwares específicos de modelagem 3D:  Revit e SketchUp. Com eles os projetistas conseguem fazer uma maquete eletrônica, que é uma representação de um projeto arquitetônico.  

Por permitir um detalhamento minucioso do projeto, simulando os espaços internos e externos com extrema precisão, essas maquetes eletrônicas se tornou a maneira mais eficaz de apresentar projetos de engenharia e arquitetura.

Rolar para o topo