Como ter uma equipe motivada durante o Home-Office

Rafael Alvim Fazio Leitão de Almeida

Membro da equipe motivada em home-office

 Uma equipe motivada proporciona melhorias significativas no seu ambiente empresarial. As pessoas se tornam capazes de executar suas funções com mais atenção e eficiência, colaborando e ajudando seus companheiros de trabalho. A motivação da sua equipe é a responsável por garantir que seus trabalhadores se comprometam mais com seus resultados, disponibilizando-se mais para ajudar outras pessoas, otimizando os resultados e aumentando a qualidade dos processos.

 

 Mas afinal, como motivar sua equipe? Uma das principais dúvidas dos gestores é como motivar uma equipe. Os principais artifícios utilizados estão ligados à integração e à valorização das ideias e do trabalho dos funcionários. Dessa forma, é importante que o gerente de projetos incentive o bom relacionamento dos profissionais. Para isso, no momento de realizar uma reunião, agrupe todas as equipes ao mesmo tempo, buscando conversar com os colaboradores de uma só vez. Assim, a integração será bem-vista pelos profissionais, tornando-se um grande diferencial da equipe. Também é muito importante possuir estar alinhado com as seguintes ideias:

 

  • Esteja sempre aberto a novas opiniões: Outra prática que pode ser utilizada para aprender a motivar uma equipe é estar aberto a novas opiniões e ideias. Todos gostam de ser ouvidos e ver seus pensamentos sendo levado em consideração pelos superiores. A valorização de um profissional é um aspecto importantíssimo para a sua motivação.

 

  • Forneça feedbacks frequentes: O feedback, seja ele positivo ou negativo, é muito visado pelos colaboradores. Obviamente, alguns profissionais acreditam que esse momento pode ser perigoso, pois alguns líderes usam esse recurso para justificar uma demissão ou uma punição. Entretanto, uma equipe motivada e unida vê o feedback negativo como um momento a ser aproveitado, além de ser uma excelente oportunidade de melhoria. Já o feedback positivo é visto como um elogio e a certeza de valorização e realização de um bom serviço. Obviamente, o uso de bonificações, salariais ou não, é visto como um reconhecimento do trabalho bem-feito e do cumprimento dos objetivos e das metas Vale a pena investir nessa prática. Não será da noite para o dia que um gestor aprenderá como motivar uma equipe. Muito trabalho será preciso para se ter um time unido e eficiente, por isso é necessário começar o quanto antes.

 

  • Mantenha sempre a comunicação: Mais do que nunca o líder precisa estar próximo de sua equipe e o meio mais eficaz para isso é manter uma boa comunicação mesmo à distância. Compartilhe as informações da empresa que estão disponíveis no momento, seja transparente e verdadeiro. Isso ajuda a minimizar a ansiedade e medo, além de trazer segurança e confiança. Converse com seu time e alinhe expectativas, ouça as ideias e dúvidas e mantenha sempre o canal aberto para que você seja a fonte das informações. Quando a comunicação é escassa e a desinformação toma conta, abre-se margem para conflitos e incertezas, não deixe isso acontecer. Seja presente e preocupado, neste momento é importante que estabeleçam uma frequência na comunicação.

 

  • Esteja atento à sobrecarga de trabalho: Já foi comprovado que quem trabalha em casa, na maioria das vezes, acaba trabalhando mais do que se estivesse no escritório, isso porque os horários acabam se misturando entre a vida pessoal e profissional. Por isso, esse é um ponto de atenção que todo líder deve ter com sua equipe. Converse com seu time, avalie os projetos, reveja as divisões de atividades e mapeie as necessidades de otimização de processos. Se preocupe com a qualidade de vida dos liderados e reorganize os fluxos de trabalho sem priorizar uma pessoa ou outra.

 

  • Reconhecimento: O período atual é de recessão e de redução de despesas. Mas ser reconhecido não diz respeito somente a isso. Cabe ao líder usar de outros artifícios para valorizar seu colaborador. Um elogio diante de um desempenho diferenciado pode significar muito para quem recebe e servir de exemplo para quem ouve. O reconhecimento é uma das muitas formas de manter o seu time proativo e sua equipe motivada em home office e esse é o principal papel de um líder. Boas práticas de empatia podem ser um diferencial neste momento tão difícil e de constante preocupação.
Pessoas Trabalhando juntas representando uma equipe motivada

 Ainda que suas operações e ferramentas tenham se adaptado bem ao modelo remoto, há uma nova questão assombrando organizações e lideranças: como manter a motivação das equipes que estão trabalhando em casa. No quadro ideal, esperamos que os times mostrem toda a sua resiliência, união e produtividade, mesmo com todas as dificuldades. Mas isso está longe de ser a realidade. Na verdade, pesquisas mostram que o home office desmotiva mais seus colaboradores do que quando estão no escritório, ainda mais quando o home office não é uma opção. Mas como o Quadro de crise afeta os colaboradores?

 

 Em períodos de crises, incertezas e tensões já prenunciam uma dificuldade para manter sua equipe motivada e junto disso uma ansiedade e um medo de, por exemplo, perderem o emprego ou não conseguir pagar as contas. Por isso é preciso descobrir como conseguir manter a sua equipe motivada e driblar os maiores problemas do Home Office, que são: perda de propósito, perda de potencial de desenvolvimento, perda do ritmo de trabalho consistente em casa e diminuição da conexão entre os profissionais. Ultimamente o maior desafio dos empregadores tem sido solucionar esses problemas, tendo em vista que o Home office veio para ficar, se tornou necessário uma nova forma de lidar com seus funcionários pois é muito difícil manter uma equipe motivada estando todos a distância, ao mesmo tempo que esta forma de trabalhar possui diversos pontos positivos, a desmotivação e a perda de eficiência vem aumentando e junto disso a diminuição da produtividade também.

 

 Diversos estudos vêm sendo feitos para encontrar a melhor forma de manter a equipe motivada, a solução que todos encontram em comum tem sido o incentivo da horizontalidade das empresas, diminuindo as burocracias e as hierarquias, tendo em vista que no home office existem diversas burocracias que acabam comprometendo a agilidade e a produtividade de uma equipe incentivando assim a desmotivação dela. Outra grande solução quem tem funcionado para as grandes empresas é o incentivo das integrações e das práticas de feedbacks dentro da empresa, quando uma equipe se encontra desmotivada, inspirá-los novamente do sentido gerado pela busca de um propósito maior proporciona uma motivação para a equipe e junto com a prática do feedback, é possível incentivar os empregados a buscarem sempre um avanço tanto pessoal quanto profissional.

 

 Portanto, uma equipe motivada é o motor que nos leva a realizações tanto na vida pessoal quanto profissional, independente do momento que estamos passando e com isso a motivação é revertida em produtividade, propósito e autoconfiança.

 

 Segundo a Forbes, para se construir uma equipe motivada e alcançar seus objetivos mesmo em Home Office, são necessários alguns outros pré-requisitos, sendo eles: Incentivo da compreensão e da empatia de toda a equipe, construção de uma cultura de confiança (A transparência é fundamental, tanto para boas quanto para más notícias pois isso constrói e melhora a cultura de confiança da empresa), Reconhecimento dos funcionários (Um dos maiores problemas do Home office é o pensamento de que seu trabalho não é reconhecido, então o estímulo desse reconhecimento transmite um propósito para os funcionários, contribuindo para deixar a equipe motivada e sempre buscando dar seu melhor a fim de ser reconhecido pela empresa e pelos seus chefes).

Banner newsletter

Quem somos

Empresa Júnior desde 2011 atuando no mercado profissional com qualidade e capacidade de realizar projetos com alta performance e atender as necessidades de nossos clientes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta
10:00 – 18:00

Telefone

(11) 99260-4172

Acompanhe-nos

Rolar para o topo
Mande uma mensagem!
1
Conte como podemos te ajudar!
Olá!
Fale com a EJEM pelo Whatsapp e faça seu orçamento agora!