Como fidelizar seus clientes; Passo a passo

Como Fidelizar Seus Clientes; Passo a Passo

Felippe Canteruccio e Pedro Damasceno

             Não é segredo para ninguém que convencer um lead novo é muito mais difícil do que convencer um cliente fiel. Aquele que sempre terá sua empresa em mente para solucionar seus problemas. Clientes fidelizados não são apenas bons compradores, mas também, um meio promocional muito importante e confiável capaz de atrair novos clientes e disseminar sua marca.

               A satisfação dos clientes melhora a sua concorrência no mercado. Com isso, a chance de vender mais é maior, pois eles estarão mais dispostos a experimentar seus produtos e soluções, além de confiar nas já conhecidas. Aumentando, portanto, sua receita e lucratividade.

               Hoje em dia, toda empresa sabe a importância de ter clientes fiéis… A questão é, poucas sabem que isso vai muito além de entregar um projeto ou produto de qualidade.

               A base de tudo é a experiência dos seus clientes. Desde o relacionamento com o vendedor, geração de valor, soluções completas e satisfação.

Foto que representa a comunicação de um vendedor e clientes

Quer saber passo a passo como garantir clientes fiéis?

 

 1 – Entenda seu Lead

               – Saiba qual é seu cliente ideal

             Talvez, o termo “público-alvo” não se encaixe com a realidade de grande parte das empresas que entregam soluções e serviços. Por isso, no início, definir para quem SUA EMPRESA quer vender é muito importante. Suas soluções e identidade tem o poder de definir seu cliente ideal (persona).

               Saber a persona da sua empresa te auxiliará a projetar melhores soluções, personalizar suas propostas além de engajar seus clientes, pensando sempre nas suas dores.

               – Técnica de espelhamento

               Essa técnica basicamente consiste em copiar os movimentos físicos, maneira de abordagem e formalidade de seus clientes. Tornando o processo de vendas mais natural. É importante saber como o cliente prefere que seja feito o processo de vendas… Por ligação, E-mail ou até uma reunião presencial.

               – Se preocupe com seu cliente

               Além de se preocupar com a satisfação, é importante mostrar e deixar evidente à seus compradores que você se preocupa. É importante apresentar soluções personalizadas e que atinjam as dores de seus clientes. Vender o necessário, sem tentar “encher de coisa” para eles é uma maneira de conquistar confiança e fidelizar.

 

2 – Nutrir com Conteúdos

               – Marketing de Conteúdo

               O marketing de conteúdo é uma técnica que se baseia em engajar seu público e crescer sua rede de clientes. Para aqueles que já conhecem sua empresa. A ideia é reforçar seu nome e criar gatilhos mentais capazes de  proporcionar uma visão positiva dela.

               – Crie seu Blog

               É interessante que nele haja conteúdos úteis aos seus clientes e relacionados às suas soluções, capazes de manter um relacionamento e então facilitar a fidelização.

– E-mail Marketing

               Essa técnica consiste em disparar (aos seus leads e clientes) e-mails segmentados e relevantes com o mesmo intuito dos textos do blog. Saiba o que cada cliente quer ler, o envio e-mails spam e não personalizados pode até atrapalhar a fidelização.

               Dentro do E-mail Marketing é interessante explorar ações de fidelização como descontos e cupons promocionais. Datas especiais ou até o próprio aniversário do cliente são momento interessantes de se enviar estas “regalias”. Por isso é interessante coletar dados de endereço de e-mail e aniversário.

3 – Programas de Fidelização

               Basicamente um programa de fidelidade é uma iniciativa feita para premiar clientes recorrentes. Existem diversas formas para realizar essa estratégia; CashBack, Milhas, Cartão Fidelidade, descontos na próxima compra, entre outros.

               Segundo um estudo divulgado pela empresa internacional de marketing Epsilon International quase 27% de todos os brasileiros que estão inseridos em programas de fidelização se sentem mais motivados à voltar a comprar mais vezes com a mesma empresa.

4 – Qualidade e experiência

               Além de um projeto ou serviço de qualidade, é importante ter atenção na experiencia de seus clientes. Desde o primeiro contato, até sua entrega.

               – Personalize sua Proposta

               Uma proposta feita e pensada na experiência do cliente pode mudar tudo! Pacotes de soluções, apresentação convidativa e profissional são muito importantes.

               – Acompanhe os resultados

               Após vender seu produto ou serviço, procurar saber os resultados apresentados e a satisfação do cliente. O sucesso dele é sua maior vitória. Mostrar interesse após a venda e entrega é muito importante na fidelização. Além de criar oportunidades para feedbacks construtivos, e também positivos, que promovam sua empresa com a divulgação.

               – Automatize seus processos

               Processos repetitivos automatizados facilitam a sua vida e melhoram a experiência do cliente. Além de agilizar o processo de vendas, a automação pode diminuir os prazos e evitar erros. Pontos muito importantes no quesito qualidade de atendimento e serviço.

5 – Conclusão

               Fidelizar seus clientes é um processo contínuo que demanda muita maturidade da sua empresa, tempo e investimentos. Mas, suas recompensas são muito gratificantes e lucrativas. Agora que você já sabe sua importância, e como fazer, o que está esperando para colocar em prática? 

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